Serviço Público como Laboratório Vivo_2ª edição – Teste de iniciativas e protótipos na Loja Ponto JA de Coimbra

NOTA DE IMPRENSA
10 Janeiro 2022

Serviço Público como Laboratório Vivo_2ª edição – Teste de iniciativas e protótipos na Loja Ponto JA de Coimbra.

Experimentar soluções para melhorar os serviços públicos dedicados aos jovens.

O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS em conjunto com o LabX – Centro para a inovação no Setor Público e o Instituto Português da Juventude (IPDJ), testa diferentes iniciativas e tecnologias na Loja Ponto JA de Coimbra.

A passagem para a idade adulta representa uma altura complexa na vida de um jovem, nomeadamente no que diz respeito à interação com serviços do estado. Inevitavelmente, todos passamos pela dura aprendizagem de navegar a burocracia do sistema
financeiro e social. Por esta e outras razões, é necessário compreender quais as necessidades dos jovens, desenhar soluções adequadas e analisar a sua viabilidade por forma a simplificar processos.

A rede Ponto JA – que conta com 52 lojas espalhadas pelo país – é um conjunto de espaços públicos dedicados aos jovens, que os acompanha na descoberta enquanto cidadãos ativos e com impacto na sociedade, e no seu relacionamento com os serviços Pú-
blicos.

No seguimento de uma investigação inicial onde se procurou perceber, por um lado, quais os pontos de stress, e por outro quais os facilitadores desta relação, resultaram dois protótipos que serão agora testados - uma Landing Page e um Chat Bot – em conjunto com um balcão de auto atendimento e o conceito de Loja Ponto JA.

Pretende-se avaliar, através de várias técnicas de user research, se os dois produtos, que estarão acoplados a um balcão físico de auto atendimento, correspondem à expectativa dos jovens, e identificar oportunidades de melhoria. Também será testado o conceito da loja Ponto JA através da avaliação de recetividade e experiência dos jovens relativamente às iniciativas desenvolvidas na loja.

A experiência do Fraunhofer Portugal AICOS em Design Centrado no Utilizador é essencial para o sucesso deste projeto liderado pelo LabX - Serviço Público como Laboratório Vivo_2º edição - pois irá prestar o apoio necessário para numa primeira fase realizar testes de usabilidade aos diferentes protótipos e, num segundo momento avaliar os resultados por forma a criar um relatório de métodos, procedimentos, resultados e, se necessário, recomendações.

O Fraunhofer Portugal AICOS está dedicado, neste e outros projetos, a apoiar - de um ponto de vista humano e tecnológico -, as entidades públicas na sua missão de modernização do Estado e da Administração Pública, entendendo que a modernização e digitalização do Estado é um dos caminhos para um país mais resiliente e preparado para o futuro.

Fundada em 2008 – e resultado de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.

Atualmente, materializa-se através de dois centros de investigação: o Fraunhofer Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer Portugal AICOS) e o novo Fraunhofer Center for Smart Agriculture and Water Management (Fraunhofer
Portugal AWAM).

O Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) tem sede no Porto e surgiu em 2009, no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto. Com uma equipa
de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o FhP-AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos.

A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada.
Atualmente, o FhP-AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.

O novo centro de investigação em Portugal, o Fraunhofer Portugal AWAM (FhPAWAM), surgiu em 2019 e pretende ser uma referência europeia em agricultura de precisão, nomeadamente nas áreas de gestão de água e otimização de energia. Surgiu
da necessidade de uma instituição para investigação aplicada que possa fazer face a alguns desafios atuais como a produção sustentável de alimentos e o abastecimento de água potável - em grande parte provocados pelo crescimento populacional e a mudança climática - desafios esses que tendem a agravar-se nos próximos anos.

O FhP-AWAM resulta de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fraunhofer Portugal, a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), a Universidade de Évora (UÉ) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
(UTAD).