Tecnologia aplicada a palmilhas previne lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho

Projeto ErgoFeet desenvolvido no centro de investigação Fraunhofer AICOS

Três em cada cinco trabalhadores na União Europeia apresentam lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho*, o que representa um dos principais riscos laborais para a saúde. Movimentos repetitivos, longos períodos em pé, adoção de posições incorretas são algumas das causas deste tipo de lesão. Foi precisamente para tentar combater este problema que uma equipa de investigadores do Fraunhofer AICOS criou o ErgoFeet, uma tecnologia que recorre a uma palmilha e que permite monitorizar a postura ergonómica no local de trabalho, através da análise da pressão plantar.

Recorrendo a um dispositivo semelhante a uma palmilha (ActiSense, desenvolvido pela empresa Luxemburguesa, IEE), com uma matriz de sensores de pressão plantar, o ErgoFeet constitui um método não invasivo e prático de monitorização da postura ergonómica no local de trabalho, por análise da pressão plantar. A utilização de uma tecnologia sob a forma de palmilhas permite adaptar facilmente o sistema aos meios de trabalho mais exigentes, mediante colocação dos sensores no calçado usado, que pode inclusivamente tratar-se de calçado técnico.

Através da implementação de técnicas baseadas em aprendizagem computacional, o ErgoFeet propõe um sistema integrado de classificação de postura, estabelecendo uma relação entre pressão plantar e posturas de risco.

O ErgoFeet propõe ainda uma escala de risco para a avaliação ergonómica de posturas de risco no local de trabalho, no sentido de determinar o nível de intervenção necessário para reduzir o risco associado ao desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho. Desenvolvido no centro de investigação Fraunhofer AICOS, o ErgoFeet surgiu no âmbito de uma tese de Mestrado.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA)*, três em cada cinco trabalhadores na União Europeia relatam queixas de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho, sendo as mais comuns dores nas costas e musculares nos membros superiores. De todos os trabalhadores da UE com problemas de saúde relacionados com o trabalho, 60% identificam as lesões músculo-esqueléticas como o seu problema mais sério. Segundo o mesmo estudo, estas lesões são mais frequentes em mulheres e tendem a aumentar com a idade.

*Dados apresentados pela European Agency for Safety and Health at Work, 2019.

Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; Sistemas Ciber-Físicos.
A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao sucesso dos seus clientes, com os quais atua em estreita colaboração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e ubíquas. Atualmente, o AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.
O percurso do AICOS é marcado por colaborações institucionais e comerciais que resultam numa vasta rede de parceiros ativos. Desde 2009, o AICOS participou em 10 projetos europeus e estabeleceu parceria com mais de 150 instituições em 31 países.

Porto, Outubro de 2020