• Fundação AFID Diferença/

Fundação AFID Diferença apresenta a Cerimónia de entrega da Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda

Report this content

Amadora, 9 de dezembro 2021A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. O Prémio conta, mais uma vez, com o Alto Patrocínio da Sua Excelência, O Presidente da República, O Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e será apresentado por Fernanda Freitas.

A Fundação AFID, em parceria com a Fundação Montepio e a Câmara Municipal da Amadora, apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda e é com grande alegria, amizade e sentido de responsabilidade que informamos que Sua Excelência o Presidente da República, Professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa, renovou o Alto Patrocínio ao Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda e aguardamos a Sua resposta ao convite para Presidir a este Evento.

Nesta Segunda Edição temos também o privilégio de contar com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes, que irá fazer uma participação.

Criado em memória da antiga Diretora da Fundação AFID Diferença, e a ser apresentado na semana do seu aniversário, este prémio dedicado à Investigação Científica na área da Reabilitação, visa estimular e mobilizar investigadores, estudiosos, técnicos e a comunidade académica em geral, para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação e intervenção junto de pessoas com deficiência.

Procura, também, a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência na sociedade e contribuir para a promoção das boas práticas na intervenção e, consequentemente, na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Nesta segunda edição foram apresentadas 28 candidaturas, duplicando as candidaturas da primeira edição.  Os candidatos são autores de trabalhos de investigação sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as ciências sociais e humanas, sociologia e educação, direito, saúde, engenharias e tecnologias, nos 2º e 3º de ensino superior público e privado com Mestrado, Doutoramento e Pós Doc. Outra novidade desta edição é que irão existir dois primeiros prémios, um prémio para Investigadores Individuais e outro para Grupos de Investigação, além de duas Menções Honrosas.

Com uma periodicidade bienal, o Prémio Dra. Maria Lutegarda é de natureza pecuniária, ao qual corresponde o montante de 8.000 €, será atribuído o valor de quatro mil euros (4.000€) o trabalho de investigação individual classificado em primeiro lugar, e o valor de quatro mil euros (4.000€) atribuído ao trabalho de investigação coletivo classificado em primeiro lugar. As duas Menções Honrosas serão atribuídas aos trabalhos que tenham ficado classificados em segundo (2º) e terceiro (3º) lugares, às quais será atribuído o valor de unitário de mil e quinhentos euros (1.500€) cada.

O corpo de jurados do Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda é composto por:

• Vítor da Fonseca, professor catedrático e agregado em Educação Especial e Reabilitação na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e consultor em Neuropsicopedagogia;
  • Augusto Deodato Guerreiro, professor catedrático e agregado em Ciências da Comunicação e Investigador no CICANT (Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies), na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona e presidente do Centro Português de Tiflologia/Fundação Nossa Senhora da Esperança:
  • Domingos Rasteiro, professor adjunto convidado em Ciências da Educação e Educação Inclusiva no Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul;
  • Francisco Godinho, professor auxiliar do Departamento de Engenharias da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e coordenador do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade;
  • Susana Santos Nogueira, vereadora da Câmara Municipal da Amadora.
  • Joaquim Caetano, técnico do Gabinete de Responsabilidade Social, da Associação Mutualista Montepio, em representação da Fundação Montepio;
  • Domingos Rosa, presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença e presidente de júri do Prémio de Investigação Científica e Reabilitação Dra. Maria Lutegarda.

Evento: Entrega de Prémio da Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda

Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2

Apresentação: 16 de dezembro | 16h00

De acordo com as normas impostas pelo Conselho de Ministros, para aceder ao evento terá de apresentar um dos seguintes certificados:

• Certificado Digital COVID-19 da União Europeia (vacinação testagem ou recuperação), válido
  • Teste laboratorial (PCR) realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;
  • Teste rápido de antigénio (TRAg), verificado por entidade certificada e realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação, com resultado negativo;
  • Não serão aceites autotestes.

Sobre a Fundação AFID Diferença:

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou em 2018 33 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 16 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende cerca de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente cerca de 240 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.

Mais em: www.afid.pt

Tags: