Lançada a 3ª Edição do Prémio Dra. Maria Lutegarda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República

Report this content

Estão abertas as candidaturas à 3ª Edição do Prémio de Investigação Científica na Área da Reabilitação, Dra. Maria, que mais uma vez conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Criado em memória da antiga Diretora da Fundação AFID Diferença Dr.ª Maria Lutegarda, este prémio dedicado à Investigação Científica na área da Reabilitação, visa estimular e mobilizar investigadores, estudiosos, técnicos e a comunidade académica em geral, para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação e intervenção junto de pessoas com deficiência.

Procura, também, a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência na sociedade e contribuir para a promoção das boas práticas na intervenção e, consequentemente, na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.

Podem candidatar-se ao Prémio, autores de trabalhos de investigação sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as ciências sociais e humanas: sociologia e educação, direito; saúde (exceto de natureza farmacológica), engenharias e tecnologias; nos 2º e 3º ciclos de ensino superior público e privado com Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento.

São admitidos a concurso os titulares de uma especialização, técnicos de reabilitação com ou sem grau académico superior, que criaram ou desenvolveram metodologias e produtos de apoio especialmente produzido para prevenir, compensar, atenuar ou neutralizar a incapacidade. Estas candidaturas além do preenchimento do formulário online devem apresentar documentação em anexo, foto ou vídeos que caraterizem o produto, a validação a que foi sujeito e eventuais certificações.

Nesta edição, podem candidatar-se ao prémio de Investigação Cientifica os investigadores que desenvolvam projetos nos centros portugueses de investigação com afiliação às Universidades portuguesas, Laboratórios portugueses e/ou em parceria com Empresas.

Os/as candidatos/as podem concorrer como: investigadores individuais; grupo de investigadores (grupo de investigadores integrados em centros de investigação, universidades, empresas, etc).

1. O Prémio de Investigação Cientifica Dra. Maria Lutegarda, ao qual corresponde o valor de oito mil euros (8.000€), será atribuído o valor de quatro mil euros (4.000€) o trabalho de investigação individual classificado em primeiro lugar, e o valor de quatro mil euros (4.000€) atribuído ao trabalho de investigação coletivo classificado em primeiro lugar.
  1. As duas Menções Honrosas serão atribuídas aos trabalhos que tenham ficado classificados em segundo (2º) e terceiro (3º) lugares, às quais será atribuído o valor de unitário de mil e quinhentos euros (1.500€).
  1. A todos/as os/as candidatos/as será atribuído um Certificado de Participação.

O prémio tem uma periodicidade bienal, de natureza pecuniária, ao qual corresponde o montante de 8.000 €, será atribuído o valor de quatro mil euros (4.000€) o trabalho de investigação individual classificado em primeiro lugar, e o valor de quatro mil euros (4.000€) atribuído ao trabalho de investigação coletivo classificado em primeiro lugar. As duas Menções Honrosas serão atribuídas aos trabalhos que tenham ficado classificados em segundo (2º) e terceiro (3º) lugares, às quais será atribuído o valor de unitário de mil e quinhentos euros (1.500€).
As candidaturas deverão ser apresentadas conforme regulamento e seguindo o calendário:

• Apresentação do Prémio: 20 de junho de 2022;
  • Apresentação de Candidaturas: de 30/06/2022 a 31/05/2023;
  • Análise dos trabalhos e seleção dos premiados: de 15/06/2023 a 31/10/2023;
  • Entrega dos prémios: em cerimónia pública a realizar em dezembro, bienalmente, sendo a 3ª Edição em 14 de dezembro de 2023;

Podem consultar o regulamento aqui: REGULAMENTO.

Submeta a sua candidatura, AQUI.

E-mail: Premio.Maria.Lutegarda@fund-afid.org.pt

_______________________________________________

Sobre a Fundação AFID Diferença

A Fundação AFID Diferença é uma Instituição de Solidariedade Social, criada a 23 de junho de 2005, pela Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência – AFID (1985), que se dedica a iniciativas de Reabilitação, Educação, Formação e Inserção Socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade

Foi uma das primeiras Instituições da área social, em Portugal, a ser certificada pelas Normas ISO 9001:2015, pela Marca ISS Nível A e pelo EQUASS Excellence.

Atualmente, a Fundação AFID, atende mais de 1.500 pessoas – pessoas com Deficiência (AFIDReab), Infância (AFIDKids) e Idosos (AFID Sénior), para as quais trabalham diariamente mais de 240 colaboradores. A Fundação AFID é uma das principais Instituições de Solidariedade Social do país: pela dimensão, diversidade e complementaridade dos serviços e, sobretudo, pela qualidade na gestão e intervenção técnica.

O percurso da Fundação AFID tem sido pautado por uma intervenção social de excelência a pensar sempre nos outros; tem sido nossa preocupação, ao longo dos anos, promover atividades e projetos que permitam partilhar conhecimento, experiências, desafios e melhorar as práticas de intervenção num setor cada vez mais relevante na vida das pessoas.

A Fundação tem como Visão uma sociedade inclusiva, onde as pessoas com Deficiência e outros públicos alvo possam estar inseridos numa vida ativa, com qualidade. Na sua Missão, tem como propósito promover a autonomia e o apoio social, saúde, educação e formação de forma sustentada, combater a exclusão, proteger os clientes, o património da Fundação e garantir a excelência na prestação de serviços. Tendo como Valores a Ética, a Integridade, a Solidariedade, Respeito e Rigor, Humanização e Igualdade de Oportunidades.

Tags: