Fundação Amélia de Mello lança candidaturas Prémios Alfredo da Silva

Comemorações 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva

Para assistir ao lançamento dos Prémios basta aceder ao SITE: http://www.alfredodasilva150anos.pt/

25 de janeiro de 2021 – A Fundação Amélia de Mello (FAM), no âmbito do programa de comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, vai lançar as candidaturas para os PRÉMIOS ALFREDO DA SILVA.

O evento, que se realiza amanhã, dia 26 de janeiro, às 16h00, numa sessão online, será presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e contará com as intervenções de Vasco de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello, e ainda do BCSD Portugal, COTEC Portugal e Universidade Nova de Lisboa, parceiros convidados desta iniciativa.

O período de candidaturas dos PRÉMIOS ALFREDO DA SILVA decorrerá entre o dia 26 de janeiro de 2021 e 14 de maio de 2021 e os Projetos vencedores, no montante de 25.000 € (Vinte e cinco mil euros) cada um, será anunciado em junho deste ano.

Esta iniciativa promove a investigação portuguesa, num período dos mais complicados que o país já viveu, tem por objetivo distinguir e apoiar a realização de projetos de investigação científica avançada e envolve três concursos, nos seguintes domínios:

• Alfredo da Silva e o empreendedorismo;
  • Inovação tecnológica, mobilidade e indústria;
  • Sustentabilidade dos sistemas de saúde

Os destinatários destes PRÉMIOS são investigadores, integrados ou não nas universidades e institutos politécnicos do país, e visam apoiar a realização de três projetos de investigação, que podem ou não estar ligados à elaboração de provas de grau na vida universitária.
Os temas das áreas podem incidir sobre o passado, sobre a história desses domínios, sobre os desafios que se colocam ao seu desenvolvimento e ainda às condições humanas e sociais em que ocorreram e devem vir a desenvolver-se.

PROGRAMA:
16h00 - Apresentação teaser do Doc Alfredo da Silva, Vida e Obra
Vasco de Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello
João Sàágua, Reitor da NOVA
João Castello Branco, Presidente da Direção do BCSD Portugal
Isabel Furtado, Presidente da Direção da COTEC Portugal
José Fragata, Vice-Reitor da NOVA responsável pela NOVA Health
Encerramento: Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Sobre Alfredo da Silva:
Nascido a 30 de junho de 1871, em Lisboa, Alfredo da Silva foi o maior industrial português do século XX.
Em resultado do seu espírito visionário e empreendedor, teve um papel decisivo no desenvolvimento económico de Portugal.
Com a criação do Grupo CUF, contribuiu para a modernização e crescimento das indústrias química e têxtil, para o incremento dos transportes urbanos e marítimos e da reparação naval, para o crescimento da atividade bancária e para a melhoria da prestação de serviços na área da saúde, a par de uma vasta obra social.
Antes de terminar o Curso Superior de Comércio de Lisboa, em 1892, com média de 16,1 valores (a melhor do seu curso), já tinha voz ativa em importantes empresas, primeiro na Companhia Carris de Lisboa e, mais tarde, no Banco Lusitano.
Exigente e rigoroso, soube sempre rodear-se dos melhores gestores e técnicos, tendo feito do Grupo CUF o maior e mais diversificado grupo empresarial de Portugal, integrando mais de uma centena de empresas. A partir dos lemas “Mais e Melhor” e “O que o País não tem, a CUF cria”, a sua atividade estendeu-se à construção naval, têxteis, química, metalomecânica, minas, petróleos, tabaco, banca e seguros.

Mais informações:
SITE: http://www.alfredodasilva150anos.pt/