2ª edição Call for Papers FIRST YEARS COUNT! estuda Desenvolvimento Infantil nos primeiros 6 anos de vida

Report this content

Decorre, até final do mês de janeiro, a 2ª edição da Call for Papers FIRST YEARS COUNT!, lançada pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso – FNSBS, no âmbito da campanha europeia Early Childhood Developmente Campaign – First Years First Priority

A iniciativa Call for Papers FIRST YEARS COUNT!, lançada em 2020, visa recolher os Artigos publicados sobre investigação, políticas ou práticas associadas ao Desenvolvimento Infantil nos primeiros 6 anos de vida, preferencialmente nos primeiros 1.000 dias de vida (0-3 anos), bem como eventuais estudos de impacto das mesmas, incluindo estudos comparativos nas vertentes económica, social, na saúde, na escolaridade ou na empregabilidade, decorrentes do investimento ou desinvestimento nesses anos de vida. Os Artigos, em Português ou Inglês, devem ser acompanhados de um abstract em ambos os idiomas, indicando a(s) referência(s) de publicação. Será dada preferência aos Artigos com Referee.

Nesta edição, os Artigos podem ser submetidos até dia 31 de janeiro de 2023 através do endereço eletrónico firstyearscount@fnsbs.pt, e aqueles que forem admitidos serão alvo de divulgação nas redes sociais e no site da Fundação - FNSBS e/ou na página da campanha pelo Desenvolvimento Infantil www.primeirosanos.com. Os interessados deverão consultar https://primeirosanos.com/call-for-papers/ ou https://fnsbs.pt/.

A campanha nacional Primeiros Anos a Nossa Prioridade

No âmbito do plano de atividades da Campanha europeia pelo Desenvolvimento Infantil, a Fundação - FNSBS assumiu em dezembro de 2020 o papel de coordenador da campanha nacional Primeiros Anos a Nossa Prioridade, contando com mais de 30 entidades parceiras, com o objetivo de colocar o tema do desenvolvimento infantil na agenda em Portugal, de modo a promover uma maior consciência por parte de toda a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida no processo de desenvolvimento humano.

Em Portugal, a campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, cuja fase I – no período de março a dezembro de 2021 –formou uma rede nacional alargada de 27 entidades parceiras, dinamizadoras de 38 ações. A campanha resultou na divulgação de 26 artigos científicos sobre Desenvolvimento Infantil (como resultado da Call for Papers FIRST YEARS COUNT! lançada pela Fundação em novembro de 2020), a divulgação de testemunhos e de boas práticas nacionais e europeias, a elaboração de Propostas de Ação, que sistematizam os contributos dos parceiros, entre outras dinâmicas e resultados divulgados no site www.primeirosanos.com. Atualmente, a campanha dinamiza a fase II, entre abril de 2022 e dezembro de 2023.

Sobre a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso: A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso – FNSBS é uma instituição focada, desde 1951, na promoção da saúde e na prevenção da doença, com especial incidência na gestação, na saúde da criança e do adolescente, em abordagens preventivas, prosseguindo o bem geral e a aposta estratégica no investimento nos primeiros anos de vida, como modo de construção de uma sociedade mais saudável e sustentável. www.fnsbs.pt

Informação Completa também aqui.

Tags: