Oferecer informação séria e credível sobre o cancro pediátrico às famílias de crianças e adolescentes com cancro é o objetivo deste Seminário

9º Seminário de Oncologia Pediátrica | 11 de fevereiro | Coimbra

Os desafios da parentalidade, exercício físico durante e depois do tratamento e a adolescência e a transição para o adulto foram os temas escolhidos para este evento anual, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro, que já vai na sua 9ª edição.

Lisboa, 30 de janeiro de 2023 - O Seminário de Oncologia Pediátrica, uma iniciativa da Fundação Rui Osório de Castro (FROC), que este ano assinala a sua 9ª edição, regressa ao formato presencial já no próximo dia 11 de fevereiro, no Auditório do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com o objetivo de informar e esclarecer as famílias sobre o cancro pediátrico.

Em conversas moderadas pela Fernanda Freitas, com a participação de vários peritos e profissionais credíveis, e com a partilha de testemunhos - pais ou sobreviventes de cancro pediátrico - vai-se falar sobre os desafios da parentalidade na doença, exercício físico durante e depois do tratamento e a adolescência e a transição para o adulto.

“Durante este dia os participantes podem assistir a conversas esclarecedoras e têm também a possibilidade de colocar dúvidas aos nossos convidados. Para quem não gosta de se expor, pode enviar-nos antecipadamente por escrito, para o email da Fundação, que garantimos que as suas dúvidas serão respondidas ao longo do dia, pois o grande objetivo deste dia é esclarecer e tranquilizar” começa por explicar Cristina Potier, Diretora-Geral da FROC.

“Há alguns anos que a Fundação Rui Osório de Castro tem vindo a questionar a não existência de números relativos ao Cancro Pediátrico. Durante o ano de 2022 foram finalmente disponibilizadas as estatísticas relativas ao período entre 2010 e 2019. Ana Maia Ferreira, responsável pelo Registo Português de Oncologia Pediátrica, estará presente para apresentar estes dados,” continua a explicar.

Durante este dia haverá ainda um bloco de tempo dedicado aos novos tratamentos e investigação em Portugal. “Sendo a investigação uma das áreas que apoiamos, este assunto não poderia ficar de fora. Apenas através com investigação conseguiremos perceber melhor a doença, melhorar os tratamentos e assim a qualidade de vida durante e depois do tratamento,” acrescenta Cristina Potier.

Serão também homenageados o vencedor e menções honrosas da 7ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, que apoia projetos que promovem a melhoria dos cuidados prestados a crianças com doença oncológica e que foram conhecidos no passado dia 16 de Janeiro.

Este ano este seminário conta também com umas palavras pela Marine Antunes, Fundadora do projeto Cancro com Humor e também ela sobrevivente de Cancro Pediátrico.

No momento em que se está a desenhar a Estratégia Nacional de Combate ao Cancro, a Fundação Rui Osório de Castro convidou o seu responsável, José Dinis, que irá fechar este dia. “Espera-se que o programa nacional de alguma forma espelhe o plano europeu que dá um foco sem precedentes ao cancro pediátrico através da investigação e acompanhamento dos sobreviventes,” termina de explicar Cristina Potier.

É um seminário aberto a todos pois, apesar do programa ser sempre criado a pensar nas famílias, qualquer pessoa poderá participar, como voluntários, estudantes, profissionais de saúde, assistentes sociais e profissionais de outras organizações sociais que trabalham na área, de forma gratuita, sendo apenas necessária uma inscrição prévia em www.froc.pt

Sobre a Fundação Rui Osório de Castro

A Fundação Rui Osório de Castro tem como objetivo principal apoiar e proteger as crianças com cancro e seus familiares concentrando a sua atividade em duas grandes áreas: INFORMAR, esclarecendo os pais e as crianças sobre questões relacionadas com o cancro infantil e PROMOVER a INVESTIGAÇÃO contribuindo assim para o avanço da medicina nesta área. Desde junho de 2010 é reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública.

Tags: