Campanha da Galp Energia põe os jogadores da Seleção a apoiar Portugal

A Galp Energia lança esta semana uma campanha inovadora de apoio à Seleção Nacional de Futebol que visa criar um movimento recíproco entre a Seleção, mostrando não apenas o que os adeptos fazem pela Seleção, mas sobretudo, o que os jogadores podem fazer por Portugal e pelos portugueses.

O movimento começou nas redes sociais, com a página “11 por todos, todos por 11” e culminou com o momento em que uma criança de 14 anos transmite aos jogadores da Seleção, já no estágio em Óbidos, os seus desejos para o futuro e a responsabilidade e o papel que os próprios jogadores podem ter nesse futuro.

Segundo Isabel Calado, diretora de Marketing da Galp Energia, “o centro desta campanha são os portugueses e Portugal. Quisemos criar instrumentos e condições para que os adeptos expressassem as suas emoções e o seu apoio à Seleção, mas também para mostrar tudo aquilo que os jogadores podem fazer pelo país e pelos portugueses. Queremos realmente criar um movimento que gere um incentivo coletivo entre portugueses e Seleção. Todos precisamos disso, de ser representados a um nível elevado; e estamos convictos de que esta Seleção pode fazê-lo.”

’11 por todos, todos por 11’

A página do Facebook onde nasceu esta campanha pretende transmitir desde o início o tom deste movimento: “A página onde os Portugueses apoiam a Seleção e a Seleção apoia os Portugueses.” Desde o seu arranque, esta página tem reunido muitos depoimentos e testemunhos de adeptos e jogadores, que em diversos momentos interagem com os adeptos.

Para Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, “Um movimento como o ’11 por todos, todos por 11’ exprime bem o poder de uma modalidade desportiva como o futebol; é um exemplo daquilo que de mais nobre a Seleção nacional pode fazer pelo país, através da forma como nos emociona e nos une. Momentos como este põem-nos todos a desejar o êxito não apenas de uma Seleção, mas de um país inteiro.”

A campanha, os portugueses e o Guilherme

Durante a recolha de depoimentos e comentários, procurando saber o que esperam os portugueses da Seleção, a Galp Energia encontrou o Guilherme, um rapaz de 14 anos que ainda não sabe se vai ser médico, biólogo ou veterinário, mas sabe que quer trabalhar em Portugal. E quer que a Seleção Portuguesa utilize o seu talento para enriquecer a ideia que o mundo tem do País. A mensagem do Guilherme foi escolhida para simbolizar e dar expressão a este movimento.

O Guilherme foi conduzido ao estágio da Seleção para transmitir, ao vivo e de surpresa, o seu desejo aos jogadores. Esse momento foi gravado, sem encenação, sem preparação e sem repetições, com o objetivo de captar os momentos mais genuínos deste encontro. Com esse material, foi montado o que veio a ser o filme da Galp Energia para o Euro 2012 e que vai ser transmitido nas televisões a partir desta semana.

Para além deste filme, foram produzidos três spots adicionais sob o formato de “apanhados,” cujos protagonistas são Fábio Coentrão, Miguel Veloso e João Moutinho. Os três jogadores vão surgir inesperadamente a apoiar algumas pessoas incrédulas em momentos mais tensos e em que é necessário apoio, como é o caso de estudantes a preparar-se para os exames ou pais nervosos na sala de espera de uma maternidade.

Outro elemento desta campanha é um poster que mostra os jogadores, na pose habitual, mas vestidos com as roupas de diversas profissões, representando o país e todos os portugueses. Este poster estará disponível em todos os postos da rede da Galp Energia, onde serão igualmente disponibilizadas tatuagens com o logótipo do movimento. Também nos postos Galp será possível adquirir t-shirts com o logótipo da campanha “11 por todos e todos por 11”.

Banda sonora com mar ao fundo

A “Canção do Mar” foi a escolha para a banda sonora da campanha por reunir elementos importantes da simbologia nacional, por ser conhecida e porque é uma canção sobre Portugal, não sobre futebol.

Para Isabel Calado, “quem tem de sair a ganhar com esta campanha é o país e são os portugueses. Os jogadores sentem a expectativa que os portugueses depositam neles e sabem que o seu desempenho tem consequências na alegria, no orgulho e mesmo na capacidade de afirmação dos portugueses. Foi isso que decidimos promover quando lançámos esta campanha.’

351 917 596 444 (24 horas)