• Galp Energia/

Exportações de lubrificantes da Galp Energia ultrapassaram a fasquia das 10 mil toneladas no ano passado

A exportação de lubrificantes da Galp Energia ultrapassou pela primeira vez em 2011 as 10 mil toneladas. Este valor representa cerca de 40% da produção da fábrica de lubrificantes da Galp Energia, em Matosinhos. Apesar do ambiente económico adverso, a Galp Energia mantém-se atenta a oportunidades de crescimento e tem vindo a expandir a sua presença nos mercados internacionais de lubrificantes, tendo em dezembro último reforçado a sua presença em Marrocos e assegurado a entrada na Arménia e na Polónia, com a assinatura de parcerias comerciais.

Os produtos da empresa passam, assim, a estar disponíveis em mais de 50 países. O principal destino das exportações de lubrificantes – cerca de 4 mil toneladas – foi o mercado espanhol, onde a Galp Energia opera mais de 600 estações de serviço. Seguiram-se, por ordem de importância, Angola e Moçambique. O continente africano representou mais de metade das exportações de lubrificantes da empresa, em grande parte devido à presença física com grande visibilidade em países como Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Suazilândia – para além de Angola e de Moçambique. As exportações de lubrificantes para África, onde a empresa detém uma rede com mais de uma centena de estações de serviço, têm vindo a crescer consistentemente, tendo praticamente duplicado desde 2007.

Os restantes destinos, distribuídos por África, América do Sul e Europa, totalizaram quase mil toneladas de lubrificantes exportados, fazendo uso de distribuidores locais. Será este o modelo adotado nos três novos destinos.

Para além da exportação de lubrificantes, um produto acabado de valor acrescentado, a Galp Energia exportou em 2011 cerca de 125.000 toneladas de óleos base, na sua grande maioria para África, que servem para a produção local de lubrificantes.

Em 2011, a Galp Energia voltou a ser a maior exportadora nacional, com exportações de 2,4 mil milhões de euros. Os produtos exportados, num total de 3,9 milhões de toneladas, tiveram como principais mercados os Estados Unidos, Gibraltar, Países Baixos e México.

Direção de Relações com Investidores e Comunicação Externa

TM. 961 773 444