Fundação Galp Energia lança concurso para a construção de ponte ciclável sobre a 2ª circular

A Fundação Galp Energia lança esta semana o concurso para a construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre a 2ª circular, que completará a ligação entre a ciclovia de Telheiras e as Torres de Lisboa, onde se localiza a sede da Fundação Galp Energia. O objectivo é que o vencedor do concurso seja conhecido durante o próximo mês para que seja possível iniciar os trabalhos no mês seguinte, Novembro.

O anúncio foi feito numa cerimónia pública que decorreu esta manhã no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa, que contou com as presenças do presidente da autarquia, António Costa, de Carlos Gomes da Silva, administrador da Fundação Galp Energia, e dos responsáveis pelo projecto. Na altura foi igualmente apresentada uma maqueta de grandes dimensões da futura ponte e de toda a sua envolvente.

Os trabalhos de construção desta ponte, que representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, decorrerão em duas frentes: a primeira compreende os trabalhos de terraplanagem e de preparação dos terrenos onde irá assentar a estrutura metálica; a extensão da ciclovia de Telheiras até ao local da ponte; e a construção de todos os acessos relevantes ao local. A segunda é a construção das peças em estaleiro, dado que se trata de uma estrutura modular. Os trabalhos arrancam em Novembro, sendo que a montagem da ponte no local deverá ocorrer ao longo do segundo trimestre de 2012 prolongando-se por poucas semanas.

O projecto da ponte é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, do gabinete de arquitectura MXT. Este foi escolhido através de um concurso de ideias lançado pela Fundação Galp Energia no âmbito da Experimenta Design - EXD’09, com o lema “Pontes para um futuro mais positivo”. O responsável pela execução do projecto é António Adão da Fonseca, que esteve envolvido em projectos de engenharia tão complexos como a Ponte Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa ou a Casa da Música, no Porto, entre muitos outros projectos em Portugal e no estrangeiro.

Este projecto, enquadra-se no protocolo que a Fundação Galp Energia estabeleceu com a Câmara Municipal de Lisboa em 2009, no âmbito do plano de mobilidade e “Estrutura Ecológica de Lisboa – Plano Verde” da CML, que visa

promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade. Além da ponte, as iniciativas da responsabilidade da Fundação Galp Energia incluíram duas outras obras que lhe são complementares: a construção do percurso ciclável entre Benfica (Quinta da Granja) e Telheiras e a repavimentação da pista ciclável do Jardim do Campo Grande.

Estes dois percursos, que se encontram unidos e abrangem uma extensão ciclável contínua de 8,8 Km, estão concluídos e equipados com diversos totens informativos. Está ainda prevista a instalação de três ilhas ar/água de apoio aos ciclistas em vários pontos da Rede Ciclável de Lisboa. Estes equipamentos ficarão disponíveis a partir do próximo dia 18, data em que se realiza um grande passeio de bicicleta promovido no âmbito das iniciativas do Movimento Verde Alfacinha, assegurando um arranque em força da Semana Europeia da Mobilidade. O Movimento Verde Alfacinha irá animar a cidade de Lisboa com inúmeras iniciativas ao longo de todo o próximo fim-de-semana, com o apoio da Fundação Galp Energia.

Direcção de Relações com Investidores e Comunicação Externa

Fax. 217 242 965