Galp adere ao Hydrogen Council e avalia projetos para desenvolver economia do hidrogénio em Portugal

Galp integra rede de grandes multinacionais de energia, transportes, indústria e setor financeiro com visão comum
• Projetos em curso ou avaliação incluem posto de abastecimento de hidrogénio e produção de hidrogénio verde para indústria, mobilidade e injeção em rede

A Galp – maior produtor e utilizador de hidrogénio em Portugal – aderiu ao Hydrogen Council, uma associação de grandes empresas e instituições mundiais que visa promover o desenvolvimento do hidrogénio enquanto solução mais competitiva para a descarbonização de inúmeros setores.

A adesão a esta organização ocorreu em simultâneo com a de outros 22 membros que, no total, elevam o número atual de associados para 81, incluindo grandes empresas de energia, transportes, indústria e, de hoje em diante, também do setor financeiro, que partilham uma visão comum sobre o papel do hidrogénio na transição energética.

A Galp produz anualmente cerca de 120 mil toneladas de hidrogénio que é utilizado no processo produtivo do seu sistema refinador. Encontra-se igualmente envolvida no lançamento do primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal, que deverá abrir ainda este ano para abastecer uma frota de autocarros.

A mais longo prazo, a Galp está a avaliar outros projetos de larga escala, nomeadamente parcerias relacionadas com a produção de hidrogénio verde a partir de energias renováveis e a sua associação à descarbonização de processos industriais e à mobilidade, ou para injeção em redes de gás natural.

Estes projetos encontram-se abrangidos pelo objetivo estratégico assumido pela Galp de alocar cerca de 40% do seu investimento anual líquido a oportunidades relacionadas com a transição energética e em projetos que contribuam para a redução global de emissões de CO2.

Sobre o Hydrogen Council

O Hydrogen Council (HC) é uma organização que se articula ao nível dos CEO e que utiliza o seu alcance global para promover a colaboração entre governos, indústrias e investidores, assim como para delinear estratégias que permitam acelerar a implementação de soluções suportadas no hidrogénio por todo o mundo. O HC assume-se como um mercado empresarial, promovendo uma economia do hidrogénio e uma nova perceção sobre a importância do papel do hidrogénio a nível global. O HC serve ainda como um repositório de standards de segurança e como um interlocutor para a comunidade financeira. Esta aliança de 81 membros inclui grandes multinacionais, PMEs inovadoras e investidores representa um volume combinado de €18,3 biliões em receitas e cerca de 6 milhões de postos de trabalho. Saiba mais em www.hydrogencouncil.com e siga-nos no Twitter em @HydrogenCouncil.

Sobre a Galp
A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. Desenvolvemos soluções eficientes e ambientalmente sustentáveis em todas as fases da cadeia de valor do setor energético, tanto nas nossas operações, como na oferta integral que fazemos aos nossos clientes, sejam indústrias, empresas de todos os setores ou simples consumidores que buscam as soluções mais flexíveis e competitivas para as suas casas e necessidades de mobilidade. Produzimos e extraímos petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, mas assumimos o compromisso de dedicar 40% do nosso investimento a projetos que contribuam para a redução global das emissões de CO2, incluindo a produção de energia renovável. Integramos todos os tipos de energia, da eletricidade, ao gás e aos combustíveis líquidos. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.360 pessoas. Mais informações em www.galp.com.