• Galp Energia/

Galp e Matosinhos criam programa de inovação com €500 mil para acelerar projetos de cidadãos e startups

• Projeto de inovação colaborativa pretende impulsionar o empreendedorismo e a transição energética em Matosinhos. Programa terá duração de 3 anos e uma dotação total de meio milhão de euros em prémios destinados a desenvolver os projetos vencedores.
  • Candidaturas estão abertas até 27 de setembro e dividem-se em duas iniciativas, IN.COMUNIDADE, para cidadãos e IN.STARTUP, para empresas.
A Galp e a Câmara Municipal de Matosinhos anunciaram esta quinta-feira o lançamento do programa Colmeia, um projeto de inovação colaborativa na comunidade que pretende impulsionar o empreendedorismo e a transição energética em Matosinhos, convocando para esse efeito o talento individual e coletivo, o ecossistema de startups e toda a comunidade em torno de soluções sustentáveis.

Com a duração de três anos, o programa Colmeia terá uma dotação total de meio milhão de euros para apoiar projetos que posicionem Matosinhos como referência à escala internacional tanto na inovação social como na transição energética.

A divulgação do novo programa Colmeia ocorreu no âmbito da QSP Summit, palco privilegiado para o primeiro call to action em torno de um projeto que se divide em duas iniciativas, com objetivos e públicos complementares: o IN.COMUNIDADE e o IN.STARTUP.

O IN.COMUNIDADE está direcionado para catalisar o empreendedorismo na região, permitindo que moradores locais participem ativamente no processo de inovação e transição energética em Matosinhos. Através deste programa, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as suas ideias inovadoras, receber orientação especializada e ter acesso a recursos, know how e apoio para transformar ideias em realidade. Os prémios neste programa são de 12.500€, 7.500€ e 5.000€ para os 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.

Já o IN.STARTUP está focado em desafiar startups que abordem soluções de transição energética, desafiando-as a desenvolver e otimizar as suas propostas de valor para a comunidade de Matosinhos, através de um projeto piloto que poderá ser apoiado em 50.000€ para o 1º lugar, 15.000€ para o 2º lugar e 10.000€ para o 3º lugar.

As candidaturas para o IN.COMUNIDADE estão abertas até ao dia 12 de Setembro e as candidaturas para o IN.STARTUP até ao dia 27 de setembro. Para além dos prémios, os três vencedores do IN.COMUNIDADE terão ainda a oportunidade de se juntarem posteriormente ao IN.STARTUP e competirem com as sete startups selecionadas para os prémios finais.

O programa Colmeia foi co-criado com a imatch, um coletivo de inovação, e conta com o apoio de dois parceiros fundamentais para o lançamento da iniciativa: o Yunus Social Innovation Center da Católica Lisbon (Parceiro de Conhecimento), a Galp Upcoming Energies (Parceiro de Inovação) e a Fundação Galp (Parceiro Social). Para mais informações visite o site www.incolmeia.com

Ver Comunicado no site