Galp reforça apoio aos sistemas de saúde

? Pacote de apoio energético em parceria com a Associação da Hotelaria de Portugal ajuda hotéis que recebem profissionais de saúde
? Até ao dia de hoje, já foram entregues 19 dos 30 ventiladores ao SNS. Estão mais 126 a caminho.
? Apoio da Galp ao INEM, com a oferta de combustível, contribui para as operações de trans-porte de doentes infetados e de recolha domiciliária de amostras para análise
? Oferta de combustível para movimento “ISTAR contra o Covid-19” garante autocaravanas junto de hospitais ou quarteis de bombeiros para descanso de quem está na primeira linha do combate
? Apoio em combustível às Corporações de Bombeiros de Sines, Santo André, Santiago do Cacém e Leça da Palmeira
? Apoio da Galp ao Hospital de Campanha Super Bock Arena, no Porto, assegura fornecimento de energia

A Galp e a sua Fundação têm estado desde a primeira hora na linha da frente dos apoios ao SNS e reforçaram nos últimos dias as medidas de apoio aos sistemas de saúde através de um novo conjunto de ações que têm como objetivo contribuir para o bem-estar de médicos, enfermeiros e bombeiros que estão no combate à pandemia COVID-19.

Parceria com Associação da Hotelaria de Portugal

A Galp associou-se à Associação da Hotelaria de Portugal num compromisso que tem como objetivo apoiar as unidades hoteleiras que reabriram para acolher profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à COVID-19. Assim, e durante o período de estadia da comunidade médica nos hotéis, a Galp irá oferecer a energia (Gás Natural e Eletricidade) aos hotéis que são seus clientes e que adiram a esta iniciativa. Esta é uma medida relevante no sentido em que são muitos os profis-sionais de saúde que estão deslocados ou que não podem ficar nas suas casas para não colocar em risco as suas famílias.

Movimento “ISTAR contra o Covid-19”

Este movimento tem como objetivo a cedência de autocaravanas e caravanas por parte de empresas e particulares para alojar profissionais de saúde e bombeiros. Estrategicamente colocadas junto aos hospitais de Braga e Gaia, bem como junto ao quartel de Bombeiros Voluntários de Coimbrões, as caravanas chegam de todo o país e totalizam, neste momento, mais de 300 viaturas. O movimento nasceu num grupo de Facebook, é coordenado por Pedro Castro, e conta com o apoio da Galp que garante o abastecimento de combustível necessário para todas as deslocações.

Apoio às corporações de bombeiros

A Galp irá avançar com um apoio em combustível às Corporações de Bombeiros de Sines, Santo André, Santiago do Cacém e Leça da Palmeira, para o apoio nas operações de resposta à emergência às comunidades locais.

Hospital de campanha Super Bock Arena

A Galp é parceira do primeiro hospital de campanha no Porto, localizado no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, nos Jardins do Palácio de Cristal. Este hospital terá capacidade para receber 300 doentes infetados por COVID-19 e permitirá aliviar a pressão sobre os dois hospitais públicos da cidade. O apoio da Galp traduz-se na oferta de energia elétrica consumida neste espaço.

Ponto de situação de medidas já anunciadas

Até ao dia de hoje, a Galp e a Fundação Galp já entregaram 19 ventiladores de diversas tipologias, mas todos devidamente homologados com a certificação CE, para utilização imediata nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Dentro dos hospitais abrangidos estão o Hospital de São João, Hospital de Santo António e os hospitais de Setúbal, Beja, Évora, Montijo e Santa Maria da Feira. Está prevista para a próxima semana a entrega de mais 11 ventiladores não invasivos.

A Galp juntou-se ainda a oito empresas portuguesas para adquirirem, em conjunto, 126 ventiladores que serão doados ao SNS com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta das unidades de cuidados intensivos dos hospitais portugueses. A entrega dos ventiladores está prevista para o mês de maio.

Em paralelo, a Galp abastece as viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), contribuindo assim para as operações de transporte de doentes infetados e de recolha domiciliária de amostras para análise.

De relembrar que a Galp e a sua Fundação têm em curso também várias ações focadas no apoio às emergências sociais gerada por esta pandemia, em desenvolvimento nas várias geografias onde opera.
Conheça as várias iniciativas aqui.

Sobre a Galp
A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criamos soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual. A nossa oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente o maior produtor Ibérico de energia elétrica de base solar. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. Somos, por isso, líderes do nosso setor nos principais índices mundiais de sustentabilidade. A Galp emprega diretamente 6.360 pessoas. Mais informações em www.galp.com.

Sobre a Fundação Galp
A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009 e tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado. Para isso, é orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o Grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade. Empenhada, desde o primeiro dia, no desenvolvimento de atividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da proteção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura, a Fundação Galp acredita que o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essen-ciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade. Mais informações em fundacaogalp.com.