• Galp Energia/

Hotspot, o aquecedor de interiores desenvolvido pela Galp Energia, ultrapassa as 25.000 unidades vendidas em cinco anos de existência

O Hotspot, o aquecedor de interiores desenvolvido pela Galp Energia com recurso ao design e à tecnologia nacional, celebra em 2011 o seu quinto aniversário com vendas que ultrapassam as 25.000 unidades. A recetividade do público a este aquecedor de design atraente e arrojado, tem mesmo vindo a consolidar-se nos tempos mais recentes, como demonstra o crescimento de cerca de 40% das vendas no último Inverno, para mais de 8.300 aquecedores, um ritmo confirmado pelas vendas registadas nos últimos meses.

Hoje, o Hotspot – que na altura do seu lançamento se destinava apenas aos mercados português e espanhol – é comercializado em diversos países europeus, nomeadamente Inglaterra, Alemanha, França, Noruega, Itália e República Checa, sendo o mercado internacional a grande aposta de crescimento para os próximos anos. Em Portugal, o Hotspot está disponível em mais de 400 pontos de venda e é líder de mercado na sua categoria com 29%* de quota.

A história do desenvolvimento do Hotspot é um bom exemplo de que existem oportunidades de inovação nos objetos mais simples do quotidiano. Esta constatação foi feita em 2006 pela Galp Energia em relação aos aquecedores a gás em garrafa, cuja evolução, tanto tecnológica como estética, havia estagnado há muito. Todos os estudos de mercado efetuados na altura confirmaram a apetência do público por um aparelho deste tipo que rompesse com o passado.

Assim, com um investimento próximo de 500 mil euros, a Galp Energia decidiu lançar um produto inovador e de elevada qualidade que, sendo mais pequeno, mais eficiente e também mais seguro, apostava igualmente num design que rompia com o passado. Toda a conceção e desenvolvimento do produto foram entregues a empresas portuguesas. Encontrando-se disponível em quatro modelos diferentes, o novo aquecedor adaptava-se a qualquer estilo de decoração, tendo merecido um dos mais prestigiados galardões mundiais na área do design, o prémio IF Product Design da International Forum Design.

Com o Hotspot a afirmar-se definitivamente no mercado nacional e internacional, e procurando prosseguir o desenvolvimento tecnológico do produto, em Outubro de 2008 foi celebrada uma parceria com a alemã Gastec, uma empresa com capacidade de produção mais adequada às exigências do mercado, o que permitiu introduzir diversas melhorias técnicas no produto e aumentar a potência máxima de aquecimento de 3kW para 4kW.

Eficiência energética e segurança como apostas centrais

Para além de um visual inovador, o desenvolvimento do Hotspot centrou-se igualmente muito nos eixos da eficiência energética, graças à tecnologia Blue Flame, que otimiza a combustão e reduz o consumo de gás. A forma cilíndrica do aquecedor, que possui três níveis de regulação de aquecimento, proporciona uma difusão semicircular do calor, aquecendo por isso o espaço em que se encontra de forma mais rápida do que os aquecedores do passado.

Em termos de segurança, nada foi deixado ao acaso. O Hotspot está equipado com um duplo sistema de segurança. A alimentação de gás é cortada automaticamente quando se chama se apaga acidentalmente ou a percentagem de dióxido de carbono no ar ultrapassar um por cento. Para além disso, a Galp Energia dotou este novo produto com um tubo flexível em aço inoxidável, o que anula a necessidade de substituição periódica. Ainda no capítulo da segurança, os comandos de ligar/desligar e de regulação se encontram protegidos de toques acidentais, nomeadamente por parte das crianças.

Direcção de Relações com Investidores e Comunicação Externa

Fax. 217 242 965