• Galp Energia/

Startups que dão resposta aos desafios da transição energética vencem concurso de inovação da Galp

• Startup the Future, o programa global de inovação da Galp, já tem vencedores entre mais de 200 candidaturas.
  • Startups vão estar presentes na Web Summit 2023 e podem vir a desenvolver um piloto totalmente financiado pela Galp.
  • O parceiro Grupo BMW selecionou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor solução para o vertical de mobilidade elétrica.
Estão encontradas as cinco startups vencedoras da segunda edição do Startup the Future, o programa global de inovação promovido pela Galp através da sua plataforma de open innovation, Upcoming Energies.

As soluções tecnológicas desenvolvidas por cada uma destas empresas disruptivas no mundo da energia destacam-se pela capacidade de impulsionar a transformação da Galp em direção à neutralidade carbónica.

Mais de 200 startups e scaleups de 47 países apresentaram as suas respostas aos desafios da transição energética num dos cinco módulos de desenvolvimento propostos a concurso.

A Clever Solar Devices, de Espanha, é o destaque no módulo “Managing Data” com um gémeo digital que executa o diagnóstico de painéis fotovoltaicos, em tempo real, permitindo monitorização e otimização das operações nas centrais solares.

Com as suas revolucionárias baterias compostas de eletrólitos inorgânicos não inflamáveis, a suíça Innolith é a startup vencedora na categoria “Scaling Energy Storage & Environmental Processes”, apontando à ambição de uma mobilidade mais sustentável e acessível.

Do Reino Unido chega a proposta de descarbonização do calor da Naked Energy. A startup britânica desenvolveu uma tecnologia solar híbrida capaz de gerar calor e energia com elevada densidade e de forma combinada, sendo a eleita no módulo “Decarbonizing & Optimizing Industry”.

No eixo “Bringing Energy to Everyone”, a solução premiada tem a marca da Solarworkx, empresa alemã que desenvolve respostas solares inteligentes para clientes de baixos rendimentos e sem acesso à rede elétrica.

Bia Power é a startup distinguida no módulo “Harnessing Electric Mobility”, em parceria com o Grupo BMW. Recorrendo a inteligência artificial, a empresa espanhola otimiza os carregamentos de veículos elétricos, conferindo mais sustentabilidade e previsibilidade às redes.

A Galp leva os vencedores até à Web Summit 2023 e apresentará as tecnologias ao público durante a conferência, em colaboração com a Startup Portugal, e num Demo Day em Lisboa.

As startups vencedoras podem vir a trabalhar com a Galp, através das suas unidades de negócio e equipas de inovação. A energética poderá financiar na totalidade a execução do piloto das soluções selecionadas – em Portugal, Espanha, Brasil e/ou Moçambique –, e ainda vai dar a conhecer a sua equipa de Corporate Venture Capital aos empreendedores.

O Startup the Future é uma iniciativa da Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta onde se reúnem os agentes de transformação com os quais a Galp pretende co-criar o futuro net zero.

Lançada na Web Summit de 2021, a Upcoming Energies regista um total acumulado de 21 calls abertas, através das quais a Galp teve contacto com 588 startups/projetos.

Mais informações sobre o concurso: Startup the Future.

Ver comunicado no site