Gato Preto recebe reconhecimento pelo seu compromisso com a sustentabilidade

Pelo segundo ano consecutivo, o Gato Preto orgulha-se de anunciar a sua inclusão no prestigiado ranking das "100 Marcas Melhor Percecionadas nas Práticas de ESG". Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo da marca com a sustentabilidade e as práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance), critérios cada vez mais valorizados pelos clientes e que influenciam significativamente as suas decisões de compra, promovendo um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

"Estamos extremamente orgulhosos por, pelo segundo ano consecutivo, sermos reconhecidos entre as 100 marcas melhor percecionadas nas práticas de ESG. Este reconhecimento é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e responsabilidade social. Através do nosso projeto 'Living Green', continuamos a implementar iniciativas que promovem a economia circular, expandem a nossa gama de produtos eco-friendly e reforçam o nosso papel na comunidade. Acreditamos que uma empresa deve ir além da criação de valor económico, contribuindo ativamente para o bem-estar social e ambiental", afirma Carolina Afonso, CEO do Gato Preto.

Compromisso com a Sustentabilidade
O Gato Preto mantém um compromisso firme com a sustentabilidade, integrando critérios ESG em todas as suas operações. Este compromisso é evidenciado através do programa “Living Green”, lançado em 2022, que continua a ser uma das principais apostas.

Economia Circular: Promoção da extensão da vida útil dos produtos, vendendo artigos com pequenas imperfeições a preços reduzidos. Esta iniciativa evita o desperdício e incentiva a reutilização, refletindo o nosso compromisso com a economia circular.

Artigos Eco-Friendly: Expansão da gama de produtos sustentáveis, com destaque para a coleção Oslo, feita de grés ecológico, e o uso de tecidos naturais como linho e algodão nos artigos têxteis e sofás. Estes produtos eco-friendly são desenvolvidos com materiais sustentáveis e processos de produção que minimizam o impacto ambiental.

Responsabilidade Social: A responsabilidade social é um dos pilares fundamentais do Gato Preto. Em 2023, reforçou o compromisso com a comunidade através de várias iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social.

Governance: O Gato Preto mantém o compromisso de desenvolver e aplicar práticas de ética empresarial, compliance, proteção de dados e transparência junto dos seus stakeholders. Estas práticas são essenciais para garantir a confiança e a sustentabilidade a longo prazo das operações.

O ano de 2023 foi marcado por uma dedicação contínua à sustentabilidade, responsabilidade social e parcerias estratégicas que reforçam o papel do Gato Preto como uma marca comprometida com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Através do projeto "Living Green" e das ações de responsabilidade social, a marca continua a percorrer um caminho de crescimento sustentável e consciente, alinhado com os valores que a definem.

O Gato Preto é uma marca portuguesa de homedecor que se diferencia pelo design exclusivo in-house e pelo posicionamento único na área da decoração e mobiliário. A marca conta com 36 lojas de retalho, 29 em Portugal e 7 em Espanha e a loja online que vende para Portugal, Espanha e França.2021 marcou o ano do rebranding do Gato Preto bem como da transformação digital da insígnia com forte aposta na estratégia omnichannel. Foi reconhecido pelo Google pela estratégia de publicidade na Black Friday através de Inteligência Artificial/Machine Learning. Foi eleito pela Escolha do Consumidor, pelo 3º ano consecutivo, como marca de decoração número 1 em Portugal e é uma das 100 marcas portuguesas mais valiosas, de acordo com os resultados do estudo da consultora On Strategy. Em 2023, diversificou o negócio com o lançamento do Gato Preto Business.