GE HealthCare apresenta resultados financeiros do 4.º trimestre e do ano completo de 2022

Report this content

• Receitas do 4.º trimestre de 2022 aumentaram 8% face ao ano anterior; receitas orgânicas* aumentaram 13%;
  • Resultado líquido do 4.º trimestre de 554 milhões de dólares versus 564 milhões de dólares do ano anterior, EBIT ajustado* de 844 milhões de dólares versus 827 milhões de dólares;
  • Receitas de 2022 de 18,3 mil milhões de dólares aumentaram 4% e 7% numa base orgânica ano após ano, impulsionadas pela Imagiologia e Ultrassons;
  • Rendimento líquido de 2022 foi de 1,9 mil milhões de dólares contra 2,2 mil milhões de dólares do ano anterior, e o EBIT ajustado* de 2,9 mil milhões de dólares contra 3,2 mil milhões de dólares.
Lisboa, 6 de fevereiro de 2023

A GE HealthCare, líder mundial em inovação de cuidados de precisão, acaba de tornar públicos os seus resultados financeiros para o 4.º trimestre e ano completo, que terminou a 31 de Dezembro de 2022.
Peter Arduini, presidente e CEO da GE HealthCare, afirma: "A GE HealthCare proporcionou um forte crescimento das receitas no 4.º trimestre e no ano completo de 2022, impulsionado por uma robusta procura do mercado final, uma melhoria dos preços e a diminuição das pressões na cadeia de fornecimento. O crescimento das receitas reflete o nosso progresso para compensar os desafios da prestação de serviços e melhorar o cumprimento dos produtos".

Ainda de acordo com Arduini, "olhando para o futuro, estamos confiantes de que o nosso investimento acelerado na inovação, bem como a padronização entre plataformas, conduzirá ao crescimento das receitas e das margens. Estamos a ver os clientes continuarem a investir, juntamente com os ventos de feição macroeconómicos, tais como o aumento da digitalização dos cuidados de saúde, a expansão do acesso aos cuidados e uma população envelhecida a nível global. Estamos bem posicionados para cumprir os nossos compromissos de 2023".

Desempenho financeiro total do 4.º trimestre de 2022

- Receitas de 4,9 mil milhões de dólares, aumentaram 8% e 13% numa base orgânica* ano após ano, impulsionadas pelo crescimento da Imagiologia, Soluções de cuidados ao Doente e Ultrassons. As aquisições tiveram um impacto favorável no crescimento das receitas totais de 1% e as divisas estrangeiras tiveram um impacto negativo no crescimento de 6%. O total de encomendas da empresa, definido como Total de encomendas dividido pelo Total de receitas num determinado período financeiro, foi de 1,07 vezes para o trimestre, liderado por um forte crescimento de encomendas em Imagiologia e Ultrassons.

- Lucro líquido de 554 milhões de dólares contra 564 milhões de dólares do ano anterior, e o EBIT* ajustado foi de 844 milhões de dólares contra 827 milhões de dólares.

- A margem de lucro líquido foi de 11,2% versus 12,3% para o ano anterior, e a margem EBIT ajustada* foi de 17,1% versus 18,0%. Ambas as medidas foram influenciadas pela inflação, pelo investimento planeado em I&D, e pelos ventos contrários, parcialmente compensados por ganhos de preços e de volume. A margem EBIT ajustada* para o quarto trimestre de 2022 está estimada em 16,1%, o que inclui o impacto dos custos autónomos.

- O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de 1,1 mil milhões de dólares, mais 1,1 mil milhões de dólares em relação ao ano anterior, e o fluxo de caixa livre* foi de $987 milhões de dólares, mais $436 milhões de dólares em relação ao ano anterior, com melhorias na cadeia de fornecimento e cobranças.

Desempenho financeiro total no ano 2022

- As receitas de 18,3 mil milhões de dólares aumentaram 4% e 7% numa base orgânica* ano após ano, impulsionadas pela Imagiologia e Ultrassons. As aquisições tiveram um impacto favorável no crescimento das receitas totais de 1%, e as divisas estrangeiras tiveram um impacto negativo no crescimento de 4%. O total de contas da empresa foi de 1,08 vezes durante o ano inteiro.

- O rendimento líquido foi de 1,9 mil milhões de dólares contra 2,2 mil milhões de dólares do ano anterior, e o EBIT ajustado* de 2,9 mil milhões de dólares contra 3,2 mil milhões de dólares.

- A margem de lucro líquido foi de 10,4% versus 12,8% para o ano anterior, e a margem EBIT ajustada* foi de 15,6% versus 18,0%. Ambas as medidas foram afetadas por pressões inflacionistas e investimentos em I&D planeados, parcialmente compensados por volume e preço. A margem EBIT ajustada* para o ano completo de 2022 está estimada em 14,5%, o que inclui o impacto dos custos autónomos.

- O lucro por ação (EPS) das operações contínuas foi de $4,18 em comparação com $4,91 para o ano completo de 2021. O EPS* ajustado foi de $4,63, em comparação com $5,17 no ano anterior. Os resultados continuaram a ser influenciados pela inflação e pelos investimentos em I&D planeados. O EPS ajustado para o ano completo de 2022 foi estimado em $3,38, o que inclui o impacto dos custos, juros e impostos autónomos.

- O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de 2,1 mil milhões contra 1,6 mil milhões no ano anterior, e o fluxo de caixa livre foi de 1,8 mil milhões contra 2,8 mil milhões, influenciado por pressões na cadeia de fornecimento e EBIT ajustado* mais baixo.

- A conversão de fluxo de caixa*, definida como o fluxo das atividades operacionais dividido pelo rendimento líquido atribuível à GE HealthCare, foi de 111%, enquanto a conversão do Fluxo de caixa livre* foi de 87% para 2022.

Sobre a GE HealthCare
GE HealthCare é líder mundial em tecnologia médica, diagnósticos farmacêuticos e soluções digitais inovadoras, dedicada a fornecer soluções integradas, serviços e análises de dados para tornar os hospitais mais eficientes, os clínicos mais eficazes, as terapêuticas mais precisas e os doentes mais saudáveis e felizes. Ao servir doentes e fornecedores há mais de 100 anos, a GE HealthCare está a fazer avançar o percurso do doente através do caminho dos cuidados. Juntos, as nossas empresas de Imagiologia, Ultrassons, Soluções de Cuidados ao Doente e Diagnóstico Farmacêutico ajudam a melhorar os cuidados ao doente e vão desde a prevenção e rastreio, até ao diagnóstico, tratamento, terapêutica e monitorização. Somos um negócio de 18 mil milhões de dólares, com 51.000 colaboradores a trabalhar para criar um mundo onde os cuidados de saúde não têm limites.

* Medida financeira não-GAAP

Tags: