·    Financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates facilitará o desenvolvimento de aplicações e ferramentas assistidas por IA, que irão permitir que os profissionais de saúde com menos experiência realizem ecografias rápidas e precisas para ajudar a tratar a saúde materna e neonatal e as doenças respiratórias;
·    Os algoritmos de ultrassons assistidos por IA serão desenvolvidos com vista à execução em diferentes dispositivos, para expandir o acesso a cuidados de elevada qualidade em todo o mundo, com ênfase nos países de baixos e médios rendimentos.

Lisboa, 19 de setembro de 2023

A GE HealthCare (Nasdaq: GEHC) anunciou ter recebido um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates no valor de mais de 44 milhões de dólares para a criação de ferramentas de avaliação automática de imagens de ultrassons fáceis de usar e assistidas por IA. Estas ferramentas vão procurar ajudar os profissionais de saúde - mesmo aqueles sem formação especializada ou experiência com ultrassons -, com recurso a informações de decisão clínica para a realização de exames de ultrassons obstétricos e de rastreio pulmonar mais eficazes em cuidados maternos e neonatais, bem como na saúde pulmonar pediátrica. O objetivo é aumentar o acesso nos países de baixos e médios rendimentos e em diversos locais de prestação de cuidados.

A mortalidade materna e infantil é um problema de saúde em todo o mundo: em 2020, quase 800 mulheres morreram todos os dias de causas evitáveis relacionadas com a gravidez e o parto, com aproximadamente 95% de todas as mortes maternas a ocorrerem em países de baixos e médios rendimentos.  Em 2019, 2,4 milhões de crianças morreram também em todo o mundo no primeiro mês de vida. Situações em que as tecnologias de ultrassons, que são usadas nos cuidados maternos para determinar marcadores de saúde fetal e condições como idade gestacional, apresentação fetal, gestação múltipla (mais de um feto), viabilidade fetal, fluxo sanguíneo umbilical e gravidez ectópica, são uma ferramenta importante.

Para as crianças com menos de cinco anos de idade, a pneumonia é a principal causa de morte em todo o mundo.  Uma vez que os seus sintomas se podem desenvolver subitamente, o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficaz e para a prevenção de complicações.  A ecografia pulmonar no local de tratamento pode proporcionar aos médicos uma visão de todo o pulmão, é facilmente repetível e pode diagnosticar a pneumonia com maior precisão do que uma radiografia ao tórax.[1]

A Caption Health, líder em inteligência artificial (IA) médica, adquirida pela GE HealthCare em fevereiro de 2023, vai conceber esta tecnologia, que deverá funcionar num conjunto de dispositivos e sondas de ultrassons, incluindo dispositivos portáteis de baixo custo.

"Estamos orgulhosos e entusiasmados por termos recebido este apoio da Bill & Melinda Gates Foundation para tornar os ultrassons mais acessíveis em países de baixos e médios rendimentos. Os ultrassons são uma ferramenta essencial para o rastreio e o diagnóstico de várias condições médicas, incluindo a saúde de gestantes e a gestão de doenças respiratórias", diz Roland Rott, presidente e CEO da Ultrasound, GE HealthCare. "No entanto, uma limitação fundamental é a orientação dos utilizadores menos qualificados para uma aplicação eficaz de ultrassons, acessíveis no local de prestação de cuidados, no seu ambiente de cuidados. Este financiamento ajudará a levar a tecnologia líder de IA da Caption Health, personalizada, a mais utilizadores, contribuindo assim para um maior acesso a cuidados médicos de maior qualidade."

Em 2020, a Caption Health recebeu um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates para apoiar o desenvolvimento de uma tecnologia de IA inovadora para a ecografia pulmonar.

"As aplicações de IA da Caption Health foram concebidas para guiar os profissionais de saúde, passo a passo, durante um exame de ultrassons, no sentido de os ajudar a capturar e interpretar imagens de ultrassons de alta qualidade", afirma Karley Yoder, Chief Digital Officer, Ultrasound, GE HealthCare e General Manager, Caption Health.  "Estamos gratos pelo apoio contínuo da Fundação Bill & Melinda Gates, que nos permite expandir o desenvolvimento do nosso projeto de ultrassons pulmonar existente e também ampliar o alcance desta tecnologia poderosa e inovadora para ajudar a fornecer cuidados a mães e crianças."

Atualmente, a Caption Health oferece o software Cardiac Guidance, que está autorizado pela FDA. Com o apoio do financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates, a Caption Health irá desenvolver vários algoritmos de ultrassons pulmonares e obstétricos através da validação clínica e da apresentação de propostas regulamentares.

[1] Systematic review and meta-analysis for the use of ultrasound versus radiology in diagnosing of pneumonia, Saeed Ali Alzahrani et al. Crit Ultrasound J. 2017; 9: 6. doi: 10.1186/s13089-017-0059-y

Sobre a GE HealthCare Technologies Inc.
A GE HealthCare é uma empresa líder mundial em tecnologia médica, diagnóstico farmacêutico e soluções digitais inovadoras, dedicada a fornecer soluções integradas, serviços e análise de dados para tornar os hospitais mais eficientes, os médicos mais eficazes, as terapias mais precisas e os utentes mais saudáveis e felizes. Ao serviço dos utentes e dos prestadores de cuidados de saúde há mais de 100 anos, a GE HealthCare está a promover cuidados personalizados, ligados e compassivos, simplificando ao mesmo tempo a jornada do utente ao longo de todo o processo de cuidados de saúde. Em conjunto, as nossas áreas de Imaging, Ultrasound, Patient Care Solutions e Pharmaceutical Diagnostics ajudam a melhorar os cuidados ao utente, desde o diagnóstico, à terapia e à monitorização. Somos uma empresa de 18,3 mil milhões de dólares com 50.000 funcionários que trabalham para criar um mundo onde os cuidados de saúde não têm limites.
Siga-nos no FacebookLinkedInTwitter, Instagram, e Insights para obter as últimas notícias, ou visite o nosso site https://www.gehealthcare.com/ para obter mais informações.