Hospital CUF Descobertas reforça Imagiologia Avançada e Cardiovascular com equipamento inovador no país

? Cerca de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares.1
? Hospital CUF Descobertas adquiriu equipamento inovador, único em Portugal.
? Nova TAC destaca-se pelo elevado detalhe e pela maior quantidade de informação recolhida, que evitam a realização de exames complementares.
? Rapidez do exame é uma vantagem do novo equipamento.

O Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, adquiriu um novo equipamento de Tomografia Computorizada (TAC) de última geração com o intuito de reforçar a acessibilidade da população a exames de Imagiologia diferenciados. Este equipamento é o primeiro a ser implementado no país e sobressai pela rapidez, detalhe e a maior quantidade de informação na aquisição de imagens cardíacas, que evitam a realização de exames complementares.

A nova TAC tem um elevado desempenho tecnológico, utilizando algoritmos de Inteligência Artificial da GE HealthCare para a aquisição e reconstrução de imagens, otimização do fluxo de trabalho e redução das doses de radiação e da quantidade de agentes de contraste. Além disso, o equipamento possui um detetor que abrange toda a área cardíaca numa única rotação, proporcionando maior conforto e rapidez.
O detalhe superior e a maior quantidade de informação são essenciais para diagnósticos diferenciados, oferecendo várias vantagens aos doentes. Gonçalo Marques, Gestor Técnico da Direção de Imagiologia CUF, afirma que "o detalhe superior e a maior quantidade de informação são essenciais para diagnósticos diferenciados, oferecendo várias vantagens aos doentes" e destaca que “os tempos de aquisição mais rápidos permitem que os doentes sejam expostos a uma dose menor de contraste e radiação ionizante, minimizando potenciais efeitos adversos. Nuno Manso, Coordenador de Imagiologia no Hospital CUF Descobertas, acrescenta que a aquisição de imagens de alta qualidade e com maior informação, independentemente da idade ou condição clínica do doente, permite melhorar a acuidade diagnóstica, indispensável na prevenção e na deteção rápida e precoce no diagnóstico por imagem”.

Nuno Cardim, Coordenador de Cardiologia no Hospital CUF Descobertas, afirma que “as doenças cardiovasculares, em particular a doença das artérias coronárias, continuam e continuarão a ser a principal causa de morte em Portugal. No país, cerca de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças cardiovasculares, representando um terço de toda a mortalidade da população.”

Este novo equipamento permite o diagnóstico precoce da doença coronária antes do aparecimento de sintomas, oferecendo assim a oportunidade de alterar hábitos e estilos de vida e iniciar medidas terapêuticas corretivas e eficazes. Além destas vantagens, há uma transformação na rapidez do diagnóstico. “Com os equipamentos de TAC convencionais, era por vezes necessário realizar, em complemento, exames invasivos, como o cateterismo cardíaco, para chegar ao diagnóstico, o que, com este equipamento, acontece muito menos vezes”, explica Nuno Cardim.

Este investimento reforça o posicionamento do Hospital CUF Descobertas como unidade de referência em imagem médica a nível nacional e europeu.

Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, afirma que “estamos muito entusiasmados com a implementação deste equipamento no Hospital CUF Descobertas, estabelecendo um marco importante na inovação em diagnóstico por imagem em Portugal. Este equipamento de última geração permitirá diagnósticos precoces e precisos de doenças coronárias, oferecendo às pessoas a oportunidade de tomarem medidas preventivas antes do aparecimento dos sintomas. Acreditamos que esta tecnologia avançada vai melhorar significativamente a qualidade dos cuidados de saúde, não só na área de Cardiologia, mas também em todo o espectro da Imagiologia”.

1.        Serviço Nacional de Saúde. Doenças cardiovasculares. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2017/10/04/doencas-cardiovasculares/. Acedido a 04.06.2024

Sigam-nos no FacebookLinkedInTwitter, e Insights para ficar a par das últimas novidades, ou visite o nosso site www.gehealthcare.com/ para mais informações.