Hospital Privado de Bragança reforça Serviço de Imagiologia com tecnologia de ressonância magnética inovador

O Hospital Privado de Bragança, dispõe de um novo equipamento de ressonância magnética, que, através de tecnologia de ponta da GE HealthCare, proporciona uma qualidade de imagem excecionalmente elevada e sensível. Pelas suas características, o equipamento apresenta uma grande versatilidade clínica graças a uma ampla gama de aplicações avançadas.

Dina Carvalho, Diretora Clínica da Unidade Hospitalar, afirma que “ao dispor das mais avançadas técnicas de imagem, o equipamento em questão permite um diagnóstico preciso e rápido, permitindo uma mais rápida intervenção clínica e a elaboração de um plano individual de cuidados, o mais correto e eficiente possível, com especial impacto numa região terrivelmente marcada pela interioridade, onde as nossas unidades continuam a trilhar um caminho de aumento da oferta, com  qualidade, ao serviço da saúde dos transmontanos.”

Os desafios atuais dos cuidados de saúde estão a crescer e a tornar-se mais específicos às necessidades individuais dos pacientes e do contexto mundial2. Como resultado, este equipamento resulta da necessidade de tecnologia baseada em resultados que possa atender não apenas às necessidades clínicas específicas, mas também às necessidades operacionais e financeiras, já que consome até menos 34% de eletricidade que os sistemas de gerações anteriores1, permitindo uma redução dos custos. Além disso, inclui um sistema de monitorização remota que evita e antecipa tempos de paragem imprevistos e aumenta a durabilidade do sistema e integra a tecnologia “Zero Boil Off”, sem consumo de Hélio em condições normais de trabalho.

O equipamento permite a realização de exames mais complexos como ressonância cardíaca e mamária, bem como uma maior diferenciação na prática clínica com maior qualidade em exames da região abdominal e pélvica, área de músculo-esqulética e neuro. Além da melhoria na qualidade dos exames, o equipamento permite uma melhoria na produtividade, graças às suas sofisticadas ferramentas de fluxo de trabalho bem como uma interface user-friendly e, ainda, uma melhoria no conforto dos seus pacientes, graças ao novo design do sistema, ruído reduzido, altura baixa da mesa e aplicações de respiração livre1.

Dina Carvalho acrescenta ainda que “a tecnologia presente neste equipamento de ressonância magnética oferece-nos uma capacidade de diagnóstico única na região, sendo de extrema precisão no apoio ao diagnóstico de todas as pessoas que procuram o Serviço de Imagiologia do Hospital Privado de Bragança”.

Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, afirma que “é com orgulho que a GE HealthCare continua a realizar a missão de trazer a inovação tecnológica e os procedimentos clínicos mais avançados para Portugal, mantendo a prestação dos melhores cuidados de saúde aos portugueses na vanguarda da atuação da empresa”.

1.       GE HealthCare. SIGNA™ Explorer 1.5T MRI. SIGNA™ Explorer Brochure. Disponível em: www.gehealthcare.com/-/jssmedia/gehc/us/files/products/molecular-resonance-imaging/1-5t/signa-explorer-brochure.pdf?rev=-1. Acedido a 26.03.2024
2.       GE HealthCare. Expanding equipment capabilities with sustainable MRI upgrades.  Disponível em: https://www.gehealthcare.com/insights/article/expanding-equipment-capabilities-with-sustainable-mri-upgrades. Acedido a 26.03.2024