Com tecnologia e qualidade, Getinge garante ambientes e soluções para controle de contaminação a indústrias farmacêuticas e laboratórios de pesquisa

Voltada ao atendimento de laboratórios de pesquisa e das indústrias farmacêutica, veterinária, de cosméticos, alimentícia e de bebidas, a divisão de Life Science conta com uma linha específica de equipamentos e soluções cuja finalidade é prevenir a contaminação.

Há cerca de dois anos, a Getinge do Brasil promoveu uma grande reestruturação na divisão de Life Science da empresa. O termo, que significa literalmente “ciência da vida”, tornou-se uma espécie de mantra, que ela adaptou para ilustrar sua visão desse setor: “Levando ciência para a vida”.

Disposta a alavancar esta área no Brasil e demais países da América Latina nos quais atua, - tendo como “hubs” os escritórios do próprio Brasil, do México e da Colômbia – a Getinge montou estrutura própria para comercializar os equipamentos e soluções, substituindo terceiros.

Os produtos são basicamente de quatro tipos: autoclaves para descontaminação e/ou esterilização de materiais; lavadoras para limpeza de vidrarias, peças e componentes; isoladores para testes de esterilidade em amostras de medicamentos antes da liberação para o mercado; e componentes para transferência de produtos, evitando contaminação cruzada.

Sem esses equipamentos, seria quase impossível obter medicamentos e vacinas estéreis para uso seguro da população. Assim como manter a integridade dos laboratórios de pesquisa e a confiabilidade dos dados científicos que produzem.

Gustavo Carrer, gerente de vendas da divisão de Life Science para a América Latina, aponta entre os diferenciais dos equipamentos Getinge a vasta experiência global da empresa, o elevado rigor técnico, longa vida útil e a segurança dos processos de validação e qualificação, essenciais para a indústria farmacêutica.

“Uma linha de equipamentos em especial, a dos isoladores, que possui um mercado amadurecido nos Estados Unidos e Europa, começa a se firmar cada vez mais no Brasil e América Latina toda. Concorrem para isso os bons resultados que promove em termos operacionais e financeiros”, destaca Carrer.

Uma das vantagens dos isoladores é substituir a “cascata de ambientes”, que exige da indústria farmacêutica um controle ambiental, operacional e tecnológico muito grande e de alto custo para acesso a diferentes classificações de ambientes e salas, onde são efetuadas as atividades relacionadas ao Isolador.

Dessa forma, o equipamento possibilita que o cliente realize, por exemplo, testes de esterilidades em ambiente 100% controlado e seguro, com redução expressiva de custos operacionais e de manutenção. Isso além de obter maior segurança para proteger seu lote de medicamento e ganhos no tempo de produção.

Segundo o executivo, a necessidade de garantir segurança nesse mercado é tão crítica que modela a interação da Getinge com os clientes. Além de realizar um planejamento criterioso e customizado de suas necessidades, - que pode levar meses – a empresa faz um gerenciamento bem definido após a venda.

“Antes do equipamento ser entregue, o cliente realiza testes de aceitação de fábrica (FAT) no equipamento que está adquirindo. Viajamos com ele até a fábrica no exterior para que possa testá-lo operacionalmente e ter segurança de que receberá exatamente o que comprou e de acordo com a qualidade exigida. Em tempos de pandemia temos feito remotamente, sem prejuízo do resultado”, assinala Carrer.

A estratégia e o novo modelo de negócio adotados pela Getinge na divisão de Life Science deram tão certo que a empresa tem planos de crescimento em 2022.

“Foi uma mudança muito positiva. Conseguimos mostrar para o mercado que a Getinge investiu no Brasil e na América Latina e que tem muito interesse em continuar investindo nesses países com estrutura própria. A estruturação da Getinge foi o maior ponto positivo que alcançamos neste ano, o que consequentemente resultou em excelentes resultados de vendas. No próximo ano esperamos crescer ainda mais e, em breve, teremos muitas novidades para apresentar!”, resume Carrer.

Conheça nossos produtos da divisão de Life Science >>

Conheça nossas soluções para Life Science >>