Criatividade e flexibilidade devem impulsionar o crescimento da Getinge Itália neste ano

De acordo com o diretor geral Roberto Chareun, o foco principal será na Qualidade e na Sustentabilidade enquanto facilitadores. Soluções digitais e serviços estão entre as primeiras áreas de atenção em 2022.

Uma nova maneira de pensar, que possibilite explorar novos ambientes, adotar abordagens comerciais inovadoras, fortalecer a sinergia entre as diferentes áreas de negócio para promover um approach holístico do cliente é o caminho que Roberto Chareun, diretor geral da Getinge Itália, visiona para garantir o crescimento da empresa em 2022. Um ano ainda impactado pelos efeitos da Covid-19, com toda a carga de incertezas, complexidades e instabilidades que vêm em sua esteira e que continuará demandando flexibilidade, criatividade, inovação e novos olhares, segundo o executivo.

Nesta entrevista, Roberto afirma que um dos principais focos do ano será a implementação e expansão da área de Digital Health Solutions que, a seu ver, poderá conduzir a empresa a novos mercados. Ele entende que a digitalização desempenha um papel importante na evolução dos cuidados com a saúde, especialmente nesses tempos em que, mais do que nunca, é necessário “fazer mais com menos”.

Para alcançar as metas para o ano, que considera ambiciosas, o executivo diz contar ainda com um ingrediente fundamental: “o profissionalismo e a paixão que cada um dos funcionários dedica a tudo o que faz”.

1. Quais são os principais desafios para o crescimento da Getinge Itália em 2022?
O principal desafio para continuarmos crescendo será termos a humildade de explorar novos ambientes ao questionarmos nossos hábitos, e também por meio de abordagens comerciais inovadoras. Isso nos permitirá identificar novos mercados potenciais e, portanto, novas oportunidades. Em um mercado de dispositivos médicos caracterizado por um ambiente altamente V.U.C.A. (volátil, incerto, complexo e ambíguo) temos o dever de aumentar nossa flexibilidade para aumentarmos as circunstâncias favoráveis ao nosso negócio.

A contínua evolução organizacional, como, por exemplo, a eficiência da força de vendas, a sinergia entre as diferentes áreas de negócio para um approach holístico do cliente, o aprimoramento do pacote de serviços e o foco na digitalização em saúde por meio do DHS (Digital Health Solutions), são apenas algumas das ações que estamos implementando para buscar um crescimento ambicioso.

2. Como a pandemia de Covid-19 ainda está afetando o negócio?
Depois de dois anos de pandemia de Covid-19 ainda não estamos acostumados e esperamos nunca estar. A situação ainda é muito instável, principalmente por causa de todas as ondas infecciosas.  Enquanto isso, tanto o negócio quanto as pessoas são altamente impactados.

Em relação aos negócios, ainda estamos assistindo um forte efeito dos pacientes de Covid na estrutura e organização dos hospitais. Isso leva a uma diminuição das cirurgias eletivas e também de uma redução dos check-ups médicos por parte dos pacientes por medo da Covid. As listas de espera para esses procedimentos estão aumentando e serão reduzidas assim que o efeito da pandemia diminuir.

Os funcionários, principalmente os que precisam viajar, são impactados devido às regras rígidas impostas pelos hospitais quando precisam visitar suas instalações. Muitas vezes, as regras locais são mais rigorosas do que as do governo. Além disso, há a questão da quarentena. Com a velocidade da propagação do vírus, muitas pessoas precisam permanecer em casa e isso afeta a operatividade normal do pessoal de campo. Os outros funcionários são menos impactados devido à possibilidade de trabalhar à distância com o programa Smart Workplaces, [que prevê um esquema de trabalho híbrido, à distância e presencial.

3. O que você pode dizer sobre DHS? É uma prioridade para este ano?
A linha de produtos DHS representa, como já foi destacado pela estratégia corporativa global, uma importante oportunidade também para o nosso trabalho local, considerando que os recursos destinados aos sistemas de saúde serão agora destinados à digitalização. Já estamos trabalhando neste tema. Estamos criando um departamento de DHS com um time de Vendas & Serviços com foco nesses produtos. Temos que propor um pacote completo para os clientes (hardware, software e assistência) e esses três aspectos devem ser top de linha.  O sucesso do negócio do DHS está ligado à nossa capacidade de nos adaptarmos e mudarmos a nossa mentalidade em direção a novos mercados, como disse anteriormente.

4. Há mais alguma prioridade para a Getinge Itália neste ano e nos próximos?
Outras prioridades são o foco em grandes projetos com GPOs (Group Purchasing Organization) e participação em licitações regionais e nacionais por meio de uma forte parceria com importantes empresas que estão potencialmente envolvidas. Continuaremos também intensificando o lado comercial por meio da força de vendas.  As GPOs ajudam prestadores de serviços médicos – como hospitais, instituições para idosos e agências de saúde domiciliar – a reduzirem custos ao fazerem aquisições conjuntas e de grande volume, usando o poder de compra para negociar descontos com fabricantes, distribuidores e outros fornecedores.

Por último, mas não menos importante, manteremos um foco contínuo nas margens, que devem ser defendidas contra o aumento de custos padrão, com uma vigilância específica de preços. Isso, além de melhorar a nossa eficiência, "fazer mais com menos" em todas as nossas operações, em toda a cadeia de processos, da comercialização ao caixa.

5. Como a Getinge Itália apoiará os principais objetivos da Getinge global?
De acordo com o plano estratégico global, Qualidade, Sustentabilidade e Serviço são o foco principal da Getinge Itália. Em relação à Qualidade, avançamos em perfeito alinhamento com a exigência corporativa, uma vez que o sistema de qualidade da Getinge Itália já estava atualizado. Verificamos os procedimentos e, através de uma análise das lacunas, implementamos algumas ações corretivas, que eram pequenas.

Em relação à Sustentabilidade, a Getinge Itália, em 2021, reduziu pela metade o tamanho do escritório, com todas as economias em termos de custo, recursos e desperdícios que isso implica. Diminuímos drasticamente o número de impressoras locais, por exemplo. Juntamente com o novo projeto do escritório, implementamos totalmente o programa Smart Workplaces. Até o momento, cortamos pela metade o número de mesas, incrementamos as áreas comuns e melhoramos o impacto da digitalização em nossos processos (outras ações virão em 2022 com o projeto G-force).

O foco no Serviço como motor de crescimento é sempre muito alto. Os resultados que estamos obtendo confirmam que estamos no caminho certo, mas as principais melhorias ainda estão por ocorrer. Estamos trabalhando para oferecer o melhor serviço possível para os nossos clientes.

A melhor experiência possível do cliente nos levará a uma maior margem pelo serviço em si e a uma grande promoção dos nossos produtos quando eles se tornarem obsoletos e precisarem ser substituídos. A Getinge online é um dos recursos com o qual estamos contando para alcançar os objetivos.

6. Gostaria de acrescentar alguma outra informação?
Estou confiante de que a Getinge Itália cumprirá as metas ambiciosas que temos diante de nós, graças ao profissionalismo e à paixão que cada um de nós dedica a tudo o que fazemos.