Getinge Brasil lança programa Embaixadores dos Valores.

A Getinge do Brasil, visando contribuir para a compreensão e- prática dos novos valores corporativos pelos colaboradores, lança a iniciativa batizada de Embaixadores dos Valores como exemplo de boas práticas.

Obraz zawierający Ludzka twarz, osoba, uśmiech, ubrania

Opis wygenerowany automatycznie

Segundo Flávia Benedito, Gerente de Recursos Humanos da Getinge Brasil, a empresa está passando por um momento de evolução cultural para acompanhar as constantes transformações   sociais, políticas e culturais que estão ocorrendo no contexto globalizado. No início do ano, anunciou globalmente para os colaboradores uma releitura dos valores organizacionais e o que espera deles em termos de conhecimento, habilidades e atitudes (conhecido pelo acrônimo CHA, que forma um tripé de competências).

Os novos valores da Getinge são constituídos por três pilares principais: Team Players, relacionado com o trabalho em equipe, que já era um conceito central da empresa; Forward Thinkers, que diz respeito à capacidade de olhar à frente e inovar; e Game Changers, que engloba os pensadores avançados da equipe, aqueles que mudam o jogo para criar impacto e valor.

Com o anúncio dos novos valores organizacionais, o programa Embaixadores dos Valores foi relançado para ajudar os colaboradores do Brasil a entenderem e vivenciarem os novos valores em seu dia a dia.

“Conforme a dinâmica do programa, a cada trimestre todos os colaboradores são estimulados a se candidatar a embaixadores ou a indicar pessoas na empresa que estão aplicando os novos valores. Por meio de um formulário online, eles sugerem candidatos, descrevem em qual dos três valores eles se destacam e como o estão implementando no dia a dia”, explica Benedito.

Na segunda etapa, os indicados e suas iniciativas são apresentados aos colaboradores que, também por meio de formulário eletrônico, elegem apenas um embaixador. No final da votação, realizada trimestralmente, as quatro pessoas mais votadas são eleitas como Embaixadores de Valores – aqueles que, na visão dos próprios funcionários, usam seus talentos para responder com boas práticas às necessidades do momento.

“A cultura pode parecer uma coisa etérea, mas ela está na ação. Ao ver como os colegas estão colocando os novos valores em prática, é mais fácil para as pessoas entenderem que é possível inovar e fazer diferente”, ressalta.

Uma nova pesquisa de clima organizacional “pulso” realizada em julho, também trouxe indicadores importantes de como os colaboradores estão vivenciando a atual fase de transição. Além disso, indicou pontos nos quais a empresa ainda precisa atuar para deixar o processo mais claro e satisfatório.

De acordo com a gerente de RH, o índice de engajamento na pesquisa no Brasil foi bom, com 77% de respostas e indice de favorabilidade de 78%. O levantamento mostrou que os funcionários estão satisfeitos com o equilíbrio alcançado entre vida pessoal e profissional (a Getinge trabalha em sistema híbrido, com idas à empresa duas vezes por semana).

“Fico muito feliz em ver nossos colaboradores colocando em prática nossos valores e sendo reconhecidos por suas ações e atitudes diárias.  A cultura de uma organização tem o mesmo papel que a identidade para um indivíduo, a de criar um alinhamento interno para permitir o desenvolvimento dos potenciais e capacidades”.