Getinge participa da elaboração do Manual de ESG da SWEDCHAM e se destaca pela igualdade de gênero e ações ambientais

A Getinge foi uma das sete empresas suecas com atuação no Brasil que se reuniram para discutir questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

A convite do Comitê de Inovação e Sustentabilidade da Câmara de Comércio Sueco—Brasileira (SWEDCHAM), a Getinge foi uma das sete empresas suecas com atuação no Brasil que se reuniram para discutir questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Os encontros culminaram na elaboração do Manual de Práticas ESG - estratégias para uma economia de baixo carbono e ações para diversidade e inclusão em médias e pequenas empresas, no qual a Getinge reporta seus bons resultados em Igualdade de Gênero e Redução de Emissões.

Como forma de reconhecer a importância do gênero feminino para a empresa, atualmente 42% dos colaboradores da Getinge Brasil são mulheres, que ocupam 40% dos cargos de liderança. Exemplo desta ação foi a admissão da primeira técnica mulher no Brasil para cuidar de serviços e manutenção de peças e equipamentos, e da Diretora Comercial para liderar a expansão de mercados e clientes no país.

“Como Empresa Cidadã, a Getinge oferece também licença maternidade estendida de seis meses para as mães. Além disso, no momento, estamos definindo em nível global a extensão da licença paternidade para os colaboradores”, afirma Flávia Benedito, Gerente de Recursos Humanos da Getinge Brasil.

Além de Flávia, representaram a empresa na elaboração do Manual Paulo Kaufmann, Gerente de Qualidade Brasil, e Raphael Neves Batista, Gerente de Comunicação, Marketing e Academia para a América Latina e Sul da Europa. Os fóruns de discussão entre as companhias participantes ocorreram entre agosto e outubro de 2022.

“Os encontros foram muito úteis para fomentar o debate, a troca de experiências e o aprendizado. O objetivo do Manual é contribuir para a difusão dos temas de ESG e inspirar outras empresas a adotar essas práticas, principalmente as médias e pequenas, que contam com desafios específicos para a implantação dessas ações”, observa Flávia.

Na categoria Sustentabilidade, as discussões focaram em projetos capazes de contribuir para uma economia de baixo carbono e de redução do uso de recursos naturais, destacando ações que transformam as cadeias produtivas. Conforme registrado no Manual, em 2020 o consumo de energia na Getinge Brasil diminuiu 3% e a porcentagem de energia de fontes renováveis, como a solar, aumentou de 38%, em 2019, para 43%, em 2020.

“Para atingir as metas globais de ESG estabelecidas para 2025, adotamos diversas iniciativas, como manter veículos híbridos e elétricos na frota corporativa e substituir parte das viagens por reuniões on-line. Além disso, implantamos um sistema híbrido de trabalho, o Smart Workplaces, no qual os colaboradores vão duas vezes por semana ao escritório. Além de equilibrar melhor a vida pessoal e profissional, esse formato ajuda a reduzir impactos ambientais”, avalia.

Para mais informações, entre em contato com:
Raphael Batista
Gerente de Marketing, Comunicação e Academy - Sul da Europa e América Latina
raphael.batista@getinge.com

Sobre a Getinge
Com a firme convicção de que todas as pessoas e sociedades devem ter acesso aos melhores cuidados possíveis, a Getinge fornece a hospitais e instituições de life science produtos e soluções que visam otimizar fluxos de trabalho e ajudar a melhorar os resultados clínicos. O nosso portfólio inclui produtos e soluções para cuidados intensivos, procedimentos cardiovasculares, salas cirúrgicas, esterilização e life science. A Getinge emprega mais de 10.000 pessoas em todo o mundo e os nossos produtos são vendidos em mais de 135 países.