Comissão Europeia aprova Trodelvy® (sacituzumab govitecano) para o cancro da mama HR+/HER2- metastático previamente tratado

Report this content

-- Aprovação com base no benefício de sobrevivência global clinicamente significativo demonstrado no Estudo TROPiCS-02 no cancro da mama metastático HR+/HER2- (IHC 0, IHC 1+ ou IHC 2+/ISH-) previamente tratado, em comparação com quimioterapia à escolha do médico --
-- Trodelvy está agora indicado no cancro da mama HR+/HER2- metastático previamente tratado e no cancro da mama triplo-negativo metastático a partir de segunda linha na Europa--

Lisboa, 31 de julho de 2023 -- A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) anunciou hoje que a Comissão Europeia (CE) aprovou a utilização de Trodelvy® (sacituzumab govitecano) como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro da mama irressecável ou metastático com recetor hormonal (HR)-positivo, HER2-negativo que tenham recebido terapia endócrina e pelo menos duas terapias sistémicas adicionais no cenário avançado.

A aprovação pela Comissão Europeia segue-se à opinião positiva do Comité de Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e baseia-se no TROPiCS-02, um estudo de Fase 3 no qual Trodelvy demonstrou um benefício de sobrevivência global (SG) estatisticamente significativo e clinicamente relevante de 3,2 meses em comparação com a quimioterapia de agente único comparadora (tratamento de escolha do médico; TPC) (SG mediana: 14,4 meses vs. 11,2 meses; hazard ratio [HR]=0,79; 95% CI: 0,65-0,96; p=0,02). Trodelvy também demonstrou uma redução de 34% no risco de progressão da doença ou morte (PFS mediana: 5,5 versus 4,0 meses; HR: 0,66; 95% CI: 0,53-0,83; p=0,0003). Três vezes mais pessoas tratadas com Trodelvy ficaram livres de progressão da doença ao fim de um ano do que as tratadas com quimioterapia (21% versus 7%).i

"A aprovação europeia do sacituzumab govitecano é um marco importante para a comunidade europeia do cancro da mama,” referiu o Dr. Javier Cortes, Head do International Breast Cancer Center, em Madrid e Barcelona, Espanha. “Dispomos agora de uma nova opção de tratamento que proporcionou um benefício de sobrevivência comprovado e clinicamente significativo para as mulheres na Europa com cancro da mama HR+/HER2- metastático previamente tratado.”

“Trodelvy poderá mudar a perspetiva das mulheres com cancro da mama HR+/HER2- metastático previamente tratado, substituindo a quimioterapia padrão que durante décadas tem sido a sua única opção,” disse Bill Grossman, M.D., Ph.D., Senior Vice President, Therapeutic Area Head, Gilead Oncology. “Aguardamos com expetativa a oportunidade de trabalhar com as autoridades europeias para garantir o acesso a estes doentes que necessitam de novas opções de tratamento.”

“As mulheres que vivem com cancro da mama HR+/HER2-metastático previamente tratado estão concentradas no tempo que passam com os seus entes queridos e não querem preocupar-se com a possibilidade de ficarem sem opções de tratamento,” afirmou Eva Schumacher-Wulf, Chief Editor, Mamma Mia! Magazine and Metastatic Breast Cancer Patient. “Congratulamo-nos com a aprovação desta nova necessária opção que dá às doentes com cancro da mama HR+/HER2- metastático previamente tratado o potencial para uma vida mais longa.”

No estudo TROPiCS-02, Trodelvy também melhorou significativamente as medidas adicionais do endpoint secundário, incluindo a taxa de resposta objetiva e o tempo até à deterioração (TTD) avaliado pelo Estado de Saúde Global/Qualidade de Vida e a Escala de Fadiga de acordo com o EORTC-QLQ-C30. Não foi observada diferença estatisticamente significativa no TTD na Escala de Dor.ii
O perfil de segurança de Trodelvy está bem caraterizado e é consistente com estudos anteriores, não tendo sido identificados novos sinais de segurança nesta população de doentes. No TROPiCS-02, as reações adversas graves mais frequentes (>1%) foram diarreia (5%), neutropenia febril (4%), neutropenia (3%) e dor abdominal, colite, colite neutropénica, pneumonia e vómitos (2% cada). Nenhum doente tratado com Trodelvy no TROPiCS-02 registou doença pulmonar intersticial (DPI). No estudo TROPiCS-02, a taxa de descontinuação devido a reações adversas foi de 6% para Trodelvy e de 4% para os doentes tratados com quimioterapia de agente único.iii

As ESMO Living Guidelines foram atualizadas para incluir o Trodelvy como categoria I, A, magnitude do benefício clínico (MCBS) pontuação 3, para o tratamento de mulheres com cancro da mama HR+/HER2- metastático após, pelo menos, 2 linhas de quimioterapia.iv,v

Nota: informação completa em anexo, caso necessitem de mais alguma informação não hesitem em contactar-nos.

[i] RCM de Trodelvy 07/2023 disponivel em https://www.ema.europa.eu/en
ii Rugo HS, et al. Presented at ESMO 2022 (LBA76). Overall survival (OS) results from the phase 3 TROPiCS-02 study of sacituzumab govitecan (SG) vs treatment of physician’s choice (TPC) in patients (pts) with HR+/HER2- metastatic breast cancer (mBC).
iii Rugo HS, et al. Sacituzumab govitecan in hormone receptor–positive/human epidermal growth factor receptor 2–negative metastatic breast cancer.J Clin Oncol. 2022;40(29):3365–76.
iv ESMO Metastatic Breast Cancer Living Guideline. Available at: https://www.esmo.org/living-guidelines/esmo-metastatic-breast-cancer-living-guideline/er-positive-her2-negative-breast-cancer ; Last accessed: June 2023
v Gennari, A et al. “ESMO Clinical Practice Guideline for the diagnosis, staging and treatment of patients with metastatic breast cancer.” Annals of oncology; official journal of the European Society for Medical Oncology vol. 32,12 (2021): 1475-1495.
vi National Cancer Institute Surveillance, Epidemiology, and End Results (SEER) Program. SEER*Explorer: https://seer.cancer.gov/explorer/.
vii Park, IH, et al. Effects of second and subsequent lines of chemotherapy for metastatic breast cancer. Clin Breast Cancer. 2015;15(1):e55-e62.
viii Gul A, et al. Ongoing unmet needs in treating ER+ HER2- metastatic breast cancer. Cancer treatment reviews 2018 (63): 144-155.

Gilead Sciences, Lda. Atrium Saldanha, Praça Duque de Saldanha nº 1 – 8º A e B, 1050-094 Lisboa – Portugal - Tel.: 21 792 87 90 – Nº de contribuinte: 503 604 704. Informação Médica através do nº verde 800 207 489 ou departamento.medico@gilead.com. Pede-se que notifique qualquer informação de segurança, incluindo quaisquer suspeitas de reações adversas à Gilead Sciences por telefone ou correio eletrónico para Safety_FC@gilead.com e/ou ao INFARMED através de http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram. PT-TRO-0183 Data de preparação: julho 2023

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS COMPATÍVEIS COM O RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Pede-se aos profissionais de saúde que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas. Para saber como notificar reações adversas, ver RCM completo.

NOME DO MEDICAMENTO E FORMA FARMACÊUTICA: Trodelvy 200 mg pó para concentrado para solução para perfusão COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA: Um frasco para injetáveis contém 200 mg de sacituzumab govitecano. Após a reconstituição, um ml de solução contém 10 mg de sacituzumab govitecano. INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Tratamento em monoterapia de doentes adultos com: a) cancro da mama triplo negativo irressecável ou metastático que receberam duas ou mais terapêuticas sistémicas anteriores, incluindo, pelo menos, uma delas para doença avançada. b) cancro da mama com recetor hormonal positivo (HR+), HER2 negativo irressecável ou metastático que receberam anteriormente terapêutica endócrina e, pelo menos, duas terapêuticas sistémicas adicionais em contexto avançado. POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Trodelvy tem de ser prescrito, preparado e administrado apenas por profissionais de saúde com experiência na utilização de terapêuticas antineoplásicas e administrado num local onde estejam disponíveis instalações completas de reanimação. A dose recomendada é de 10 mg/kg de peso corporal administrada por perfusão intravenosa, uma vez por semana, no Dia 1 e no Dia 8 de ciclos de tratamento de 21 dias. O tratamento deve ser continuado até progressão da doença ou toxicidade inaceitável. Antes de cada dose de Trodelvy, é recomendado tratamento para a prevenção de reações relacionadas com a perfusão e para a prevenção de náuseas e vómitos induzidos por quimioterapia, Ver RCM para modificações de dose devido a reações adversas, incluindo reações relacionadas com a perfusão e utilização em populações especiais. Trodelvy destina-se a ser administrado apenas por via intravenosa (IV), na forma de perfusão IV, ao longo de 3 horas (1º perfusão) ou 1 a 2 horas (se as perfusões anteriores tiverem sido toleradas). Os doentes têm de ser monitorizados durante cada perfusão e durante, pelo menos, 30 minutos após cada perfusão quanto a sinais ou sintomas de reações relacionadas com a perfusão. Consultar o RCM para instruções acerca da reconstituição do medicamento antes da administração. CONTRAINDICAÇÕES: Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES ESPECIAIS DE UTILIZAÇÃO: Para assegurar a rastreabilidade, o nome e o número de lote do medicamento devem ser registados de forma clara. Trodelvy pode provocar neutropenia grave ou potencialmente fatal, tendo sido observadas infeções fatais no contexto de neutropenia em estudos clínicos. As contagens sanguíneas dos doentes devem ser monitorizadas conforme clinicamente indicado durante o tratamento e poderá ser necessário tratamento com fator de estimulação de colónias de granulócitos e modificações de dose devido a neutropenia grave. Trodelvy pode provocar diarreia grave, tendo sido observada diarreia que, em alguns casos, provocou desidratação e subsequente lesão renal aguda.  No início da diarreia, e se nenhuma causa infeciosa puder ser identificada, deve ser iniciado tratamento com loperamida e também poderão ser utilizadas medidas de suporte adicionais (p. ex. reposição de fluidos e eletrólitos), conforme clinicamente indicado. Trodelvy pode provocar hipersensibilidade grave e potencialmente fatal. É recomendado tratamento pré-perfusão, incluindo antipiréticos, antagonistas H1 e H2 ou corticosteroides. Trodelvy é emetogénico, sendo recomendado o tratamento preventivo antiemético com dois ou três medicamentos. Os indivíduos que são homozigóticos para o alelo UGT1A1*28 apresentam um risco aumentado de neutropenia, neutropenia febril e anemia e têm um risco aumentado de outras reações adversas após o início do tratamento com Trodelvy. Trodelvy pode provocar teratogenicidade e/ou letalidade embriofetal quando administrado a mulheres grávidas. Este medicamento será preparado para administração com solução contendo sódio. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS FORMAS DE INTERAÇÃO: Não foram realizados estudos de interação. A administração concomitante de Trodelvy com inibidores da UGT1A1 poderá aumentar a incidência de reações adversas devido ao potencial aumento da exposição sistémica a SN-38 (um dos constituintes de Trodelvy), devendo este ser utilizado com precaução em doentes que recebam inibidores da UGT1A1. A exposição a SN-38 poderá ser reduzida em doentes que recebam concomitantemente indutores da enzima UGT1A1, devendo Trodelvy ser utilizado com precaução em doentes que recebam indutores da UGT1A1. EFEITOS INDESEJÁVEIS: Muito frequentes: Infeção do trato urinário, infeção das vias respiratórias superiores, neutropenia, anemia, leucopenia, linfopenia, hipersensibilidade, apetite diminuído, hipocaliemia, hipomagnesemia, hiperglicemia, insónia, cefaleia, tonturas, dispenia, tosse, diarreia, vómitos, náuseas, obstipação, dor abdominal, alopecia, erupção cutânea, prurido, dorsalgia, artralgia. Frequentes: Sépsis, pneumonia, gripe, bronquite, nasofaringite, sinusite, herpes oral, neutropenia febril, trombocitopenia, desidratação, hiperglicemia, hipofosfatemia, hipocalcemia, hiponatremia, ansiedade, disgeusia, hipotensão, epistaxe, tosse produtiva, rinorreia, congestão nasal, síndrome da tosse das vias respiratórias superiores, colite neutropénica, colite, estomatite, dor no abdómen superior, dispepsia, afeção de refluxo gastroesofágico, distensão abdominal, erupção cutânea maculopapular, hiperpigmentação cutânea, dermatite acneiforme, xerose cutânea, dor torácica musculoesquelética, espasmos musculares, hematúria, proteinúria, disúria, dor, arrepios, peso diminuído, fosfatase alcalina no sangue aumentada, tempo parcial de tromboplastina ativado prolongado, lactato desidrogenase no sangue aumentada. Raros: Enterite e reação associada a infusão intravenosa. Informação adicional: O tempo mediano até ao aparecimento de neutropenia (incluindo neutropenia febril) após o início do 1º ciclo de tratamento foi de 16 dias e a duração mediana foi de 8 dias. Foi observado o aparecimento mediano mais precoce de neutropenia e anemia em doentes homozigóticos para o alelo UGT1A1*28 e em doentes heterozigóticos para o alelo UGT1A1*2 vs. os doentes homozigóticos para o alelo sem variantes genética. O tempo mediano até ao aparecimento de diarreia após o início do 1º ciclo de tratamento foi de 13 dias e a duração mediana foi de 8 dias. Nos estudos clínicos, 9 de 785 doentes desenvolveram anticorpos contra sacituzumab govitecano, sendo que 6 destes doentes tinham anticorpos neutralizantes contra sacituzumab govitecano. Verificou-se uma taxa de descontinuação mais elevada devido a reações adversas e uma incidência de acontecimentos adversos graves nos doentes com cancro da mama metastático HR+/HER2- idosos (idade ≥ 65 anos) vs. os doentes mais novos. Consultar o RCM para mais informações. Data de aprovação do texto do RCM: julho 2023.

Após a aprovação da Autorização de Introdução no Mercado, este medicamento encontra-se sujeito a monitorização adicional, conforme indicado pela presença deste triângulo preto invertido. Quaisquer suspeitas de RA ao Trodelvy® devem ser notificadas à Gilead Sciences, Lda., via e-mail para Safety_FC@gilead.com ou telefone para +351217928790 e/ou ao INFARMED, I.P., através do sistema nacional de notificação, via e-mail para farmacovigilancia@infarmed.pt ou telefone para +351217987373.

Para mais informações deverá contactar o titular da autorização de introdução no mercado. Medicamento de receita médica restrita, de utilização reservada a certos meios especializados. Medicamento sujeito a avaliação prévia.