GILEAD ANUNCIA UMA POSSÍVEL ABORDAGEM INOVADORA AO TRATAMENTO DA INFEÇÃO POR VIH

A Gilead Sciences, Inc. anunciou os resultados de dois estudos que suportam a continuação do desenvolvimento do GS-6207, um inovador e seletivo inibidor da função da cápside do VIH-1, com potencial utilização como parte de uma combinação terapêutica para a infeção por VIH, de ação prolongada. Dados provisórios de um estudo de Fase 1, realizado em participantes saudáveis, demonstraram que doses únicas de GS-6207 até 450 mg, administradas subcutaneamente, atingiam níveis de concentração sustentados e eram bem toleradas. Separadamente, dados in vitro demonstraram potência picomolar com o GS-6207, inclusive contra estirpes de VIH resistentes a outras classes de antirretrovirais (ARV). Os dados foram apresentados no âmbito do CROI, que decorreu em Seatle (Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections).

Estes estudos indicam que o GS-6207, um inibidor da cápside em investigação, que é o primeiro da sua classe, pode representar uma abordagem inovadora ao tratamento da infeção por VIH, devido às suas características de ação prolongada e à potente atividade antiviral observada in vitro”, afirmou John McHutchison, AO, MD, Chief Scientific Officer e Head of Research and Development, Gilead Sciences. “Os dados apresentados suportam o avanço do GS-6207 para a fase seguinte de ensaios clínicos, que visa compreender mais profundamente o seu potencial papel, como fármaco de ação prolongada, no tratamento de pessoas com infeção por VIH”.

A Gilead iniciou um estudo de Fase 1b do GS-6207 em pessoas com infeção por VIH.
O GS-6207 é um medicamento experimental e não foi aprovado globalmente por nenhuma entidade reguladora; a respetiva segurança e eficácia não foram estabelecidas. Não há cura para a infeção por VIH ou para a SIDA.

Nota: informação em anexo.

[i] Yant SR, et al. 480 GS-6207, a potent and selective first-in-class longacting HIV-1 capsid inhibitor. Abstract CROI 2019.

[ii] Sager J, et al. 141 Safety and pk of subcutaneous GS-6207, a novel HIV-1 capsid inhibitor. Abstract CROI 2019.