GILEAD E FUNDAÇÃO ELTON JOHN LANÇAM PROJETO PARA COMBATER O VIH

RADIAN é o nome da Iniciativa para apoiar organizações na Europa Oriental e Ásia Central que trabalham para melhorar a vida das pessoas afetadas e em risco de infeção por VIH

A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) e a “The Elton John AIDS Foundation” anunciaram na conferência Fast-Track Cities 2019, realizada em Londres, o lançamento da iniciativa RADIAN. O RADIAN procura abordar, de forma consequente, as novas infeções por VIH e as mortes associadas à SIDA na Europa Oriental e na Ásia Central (EECA). O RADIAN baseia-se na colaboração anterior entre a Fundação do cantor britânico Elton John e a Gilead no Fundo EECAK das Populações Chave (EECAKP), maximizando o conhecimento das duas organizações sobre as necessidades da região de forma a dinamizar ações ambiciosas e relevantes para enfrentar desafios específicos.

“Na EECA, todos os dias são infetadas mais de 400 pessoas pelo vírus do VIH e 100 morrem de SIDA", refere Sir Elton John, fundador da "The Elton John AIDS Foundation". “O trabalho da minha Fundação para a criação, há alguns anos, do fundo das Populações-Chave na Europa Oriental e da Ásia Central (EECAKP), juntamente com a Gilead e outras entidades,  enfatiza a necessidade de expandir drasticamente os nossos esforços na região. Por isso, estou muito feliz que a Fundação esteja a trabalhar mais uma vez com a Gilead  e a contribuir com o apoio e financiamento necessários para reverter tendências e alcançar algumas das populações mais vulneráveis do mundo. Juntos, podemos fazer a diferença, salvar vidas e garantir que ninguém é deixado para trás na luta contra a epidemia.”

Combater a epidemia na EECA é imperativo para o esforço global para eliminar o VIH/SIDA. De acordo com a UNAIDS, enquanto as taxas de novas infeções por VIH e as mortes por doenças relacionadas com a SIDA estejam agora a diminuir globalmente, a EECA é uma das poucas regiões em que o VIH está a aumentar e as mortes por SIDA aumentaram aproximadamente 300% nos últimos 20 anos.

“A Gilead e a Fundação partilham a visão de pôr fim à epidemia do VIH. Através do RADIAN, o nosso objetivo é alcançar populações marginalizadas na região EECA e trabalhar com organizações locais para enfrentar alguns dos desafios que enfrentam", disse Daniel O'Day, Chairman & Chief Executive Officer da Gilead Sciences. “O programa RADIAN vai financiar e apoiar os esforços na área do HIV que historicamente têm faltado nesta região. Há mais de um milhão de pessoas a viver com VIH na EECA que precisam de acesso aos cuidados apropriados. Esta situação precisa ser abordada com urgência através da educação, capacitação da comunidade e novas parcerias como esta.”

Esta iniciativa é composta por dois elementos-chave, o programa RADIAN "Cidades Modelo" e o fundo RADIAN "Necessidades Não Preenchidas". Ao adotar um programa de dupla abordagem, o RADIAN pode direcionar recursos para as comunidades carenciadas que estão prontas para aumentar de imediato as suas intervenções através de financiamento direcionado, enquanto simultaneamente se capacitam outras. O VIH tem prevalência elevada em comunidades que frequentemente lidam com estigma e que têm acesso limitado aos cuidados. Construindo parcerias com as organizações locais, o RADIAN aproveitará os conhecimentos locais e partilhará as melhores práticas necessárias para obter progressos significativos.

A primeira cidade modelo RADIAN será Almaty, no Cazaquistão. Almaty enfrenta um fardo desproporcionalmente pesado do VIH. Há aproximadamente 7.400 pessoas a viver com VIH em Almaty e a cidade tem uma prevalência de quase o dobro da média nacional. O RADIAN apoiará Almaty na obtenção de melhores resultados para o VIH, combatendo o estigma, fortalecendo a infraestrutura de saúde e os modelos de assistência e aumentando o acesso à inovação. Serão anunciadas mais cidades modelo em 2020.
“Estamos felizes por o Cazaquistão fazer parte da iniciativa RADIAN”, afirma Bauyrzhan Baiserkin, diretor do Kazakh Scientific Center of Dermatology and Infectious Diseases, com sede em Almaty. “Temos ambições de alcançar aqueles que vivem com ou em risco de contrair a infeção por VIH, para garantir que o maior número de pessoas possa ser testado e tratado de forma a que possam viver uma vida saudável. Estamos agradecidos pelo apoio e compromisso da iniciativa RADIAN para ajudar o Cazaquistão a continuar o nosso progresso e, em última instância, alcançar as nossas metas.”

Para apoiar o resto da região da EECA além das cidades modelo selecionadas, o RADIAN também implementará o Fundo Necessidades Não Preenchidas, apoiando iniciativas impactantes em outras áreas da EECA. As bolsas estarão disponíveis para organizações locais e regionais da EECA que compartilhem a visão do RADIAN de abordar novas infeções por VIH e mortes por doenças relacionadas com a SIDA.

Em ambas as abordagens, o RADIAN visa contribuir com mudanças mensuráveis na incidência do VIH, ligação aos cuidados de saúde, prevenção e acesso a tratamentos, para combater significativamente o desafio das novas infeções por VIH e mortes relacionadas com a SIDA na EECA. As melhores práticas e aprendizagens da implementação local do RADIAN nos próximos cinco anos serão usadas como um plano para ajudar a mudar a trajetória do VIH na região.

Sobre o RADIAN
O RADIAN é uma iniciativa inovadora entre "The Elton John AIDS Foundation" e a Gilead Sciences. O objetivo é tratar de forma significativa as novas infeções por VIH e mortes por doenças relacionadas com a SIDA na Europa Oriental e Ásia Central (EECA), onde as mortes por SIDA aumentaram cerca de 300% nos últimos 20 anos.

A "The Elton John AIDS Foundation" e a Gilead têm uma presença estabelecida na EECA e uma vasta experiência a trabalhar efetivamente com as principais partes interessadas. Através de um investimento até 25 milhões de dólares, além da provisão de recursos no local, o RADIAN é uma evolução natural desta iniciativa, alavancando um profundo entendimento da comunidade EECA para impulsionar a ambição de acabar com a epidemia de VIH.

Ambas as organizações, bem como possíveis parceiros adicionais no futuro, vão trabalhar juntos para garantir que ninguém é deixado para trás no esforço global para eliminar o VIH/SIDA: www.radianHIV.org.

Sobre “The Elton John AIDS Foundation”
A Fundação Elton John AIDS é uma das principais instituições de caridade independentes da SIDA no mundo. Na Fundação, acreditam que a SIDA pode ser eliminada. A Fundação atua com base nessa crença angariando fundos para programas e políticas com base na evidência e falando com honestidade e compaixão sobre a realidade da vida das pessoas. Sir Elton John criou a Fundação em 1992. Desde então, através do trabalho árduo e com a ajuda da sua rede de amigos e apoiantes, a Fundação angariou mais de 450 milhões de dólares em todo o mundo para combater o estigma, prevenir infeções, distribuir tratamento e serviços e motivar os governos a eliminar a SIDA.

Sobre a Gilead Sciences
Gilead Sciences, Inc. é uma empresa biofarmacêutica que investiga, desenvolve e comercializa terapêuticas inovadoras em áreas de necessidade médica não preenchida. A missão da empresa é melhorar os cuidados dos doentes que sofrem de doenças potencialmente fatais. A Gilead desenvolve a sua atividade em mais de 35 países em todo o mundo e tem sede em Foster City, Califórnia.
Durante quase 30 anos, a Gilead tem liderado a inovação no campo do VIH, impulsionando o desenvolvimento a nível do tratamento, da prevenção, dos testes e da articulação com os cuidados, bem como da investigação da cura. Calcula-se que, hoje, mais de 11,5 milhões de pessoas que vivem com VIH em todo o mundo recebem terapêutica antirretrovírica fornecida pela Gilead ou por um dos fabricantes parceiros da empresa.