CH Consulting, Cisco e Microsoft são as vencedoras Great Place to Work 2013

Report this content

O primeiro lugar da Lista de 2013 foi conquistado pela Cisco Systems Portugal, sendo que nas diferentes categorias por dimensão destacaram-se a CH Consulting (menos de 100 colaboradores), a Cisco (entre 100 a 250 colaboradores), e a Microsoft (mais de 250 colaboradores).

A estes ambientes de trabalho de excelência, juntam-se a Accor, Astellas Farma, BMW, Diageo, Edenred, Everis, Gatewit, Grünenthal, HUF, Johnson’s Wax, José Júlio Jordão, Maksen, Mars, Medtronic, Mercedes Benz Financiamento, Mind Source, Novartis Farma, ROFF, Royal Canin, SAS Institute, Teleperformance e Unilever Jerónimo Martins que integram a lista original em Portugal e pioneira na Europa das Melhores Empresas Para Trabalhar, cujo estudo é realizado pelo Great Place to Work Institute no nosso país desde 2000.

Todas as empresas agora reconhecidas em Portugal serão candidatas à Lista Europeia do Great Place to Work 2013, a anunciar em Junho.

O Great Place to Work Institute avalia organizações em 46 países, há mais de vinte e cinco anos, o que torna este estudo de ambientes de trabalho o maior a nível mundial. Acima de 5500 companhias participam neste estudo anualmente, no mundo, sendo que a cada edição respondem ao questionário Trust Índex cerca de 2 milhões de pessoas. O Instituto tem como objectivo destacar as melhores práticas de gestão de pessoas e os melhores ambientes de trabalho existentes mundialmente. A nível europeu o Instituto está presente em 19 países, contando com a participação de cerca de 1700 empresas. Portugal foi pioneiro, a nível europeu, ao publicar o primeiro estudo nacional em 2000. Através das parcerias de media estabelecidas em todo o mundo, o estudo alcança cerca de 25 milhões de leitores a nível global (dados imprensa).

Em Portugal, em parceria com a RTP, o instituto anunciou ao longo do mês de Fevereiro as vencedoras de categorias específicas entre a lista final de 25 empresas agora conhecida.

Great Place to Work 2013 Por Dimensão: Entre 25, 3 serão Vencedoras!

Do grupo total de 25 vencedoras de 2013, 3 empresas pertencentes a cada um dos grupos apresentados seguidamente será destacada como vencedora nesta categoria e destas 3 uma obterá o primeiro lugar do ranking como Great Place to Work 2013:

Great Place to Work 2013 na dimensão <100 colaboradores

54% das empresas reconhecidas em 2013 têm menos de 100 colaboradores.
A vencedora desta dimensão é a CH Consulting que opera na área da consultoria. Esta empresa Portuguesa atribui anualmente na sua “Gala de Monstros” sete galardões, aos colaboradores que mais se distinguiram em áreas como: "Noiva/o do Ano” e “Mãe do Ano”. Os colaboradores demonstram uma ligação afectiva à empresa percepcionando a administração de uma forma positiva, pelo respeito e preocupação pelas pessoas.

Great Place to Work 2013 na dimensão com 100 a 250 colaboradores

As empresas desta categoria representação 17% do top 25 de 2013.
A vencedora desta dimensão é a Cisco Systems, cuja actividade se centra em torno das tecnologias de informação e serviços associados a estes produtos e à sua utilização. Esta organização distingue-se por proporcionar aos seus colaboradores flexible working programs e flexible working hours, colocando a tecnologia que desenvolve ao serviço das suas pessoas. A diversidade é essencial na organização que tem em Portugal colaboradores de mais de 20 nacionalidades, proporcionando um ambiente de trabalho multicultural valorizado por todos.

Great Place to Work 2013 na dimensão >250 colaboradores

29% das empresas reconhecidas pelo Estudo de 2013 inserem-se nesta categoria.

A Microsoft é a vencedora desta dimensão. A formação é uma área de destaque nesta organização, que procura também reconhecer os seus colaboradores, mesmo aqueles cuja presença é mais discreta, a quem chamam de Silent Heroes. Pela força e reputação associadas à marca, o orgulho é um sentimento partilhado pelos colaboradores da Microsoft.

Great Place to Work Institute em Portugal

Segundo Sandrine Lage, fundadora da Sperantia, que representa o Great Place to Work Institute em Portugal, “este contexto de crise ainda nos impele a mobilizar mais - e melhores - energias e a simular mais criatividade não apenas na vida quotidiana, mas também nas empresas ou organizações, fomentando um nível de excelência, já reconhecido como exigência em mercados internacionais. A missão do Instituto é, por isso, mais pertinente do que nunca, ao dedicar-se a construir uma sociedade melhor e ao contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho das organizações, enquanto promove uma gestão de excelência. O mercado global percepciona já o maior estudo de ambientes de trabalho do Great Place to Work institute como uma importante ferramenta e indicador – passível de ser utilizado para o Balanced Scorecard – como um reconhecimento da manutenção da sua competitividade a longo prazo, bem como a capacidade de seduzir e reter talentos, orientando-nos, aliás, por um dos princípios da sustentabilidade.

Resumo cv Sandrine Lage

Fundadora da Sperantia, que representa o Great Place to Work em Portugal, Sandrine Lage é Mestre pela Sorbonne (França) em Pesquisa em Ciências da Informação e da Comunicação e Mestre em Sustentabilidade pela Universidade de Cranfield (Reino Unido). Além de ser responsável pelo Instituto em Portugal, esta ex-jornalista aposta na pesquisa e na promoção da temática da sustentabilidade em artigos, livros, conferências e seminários no Brasil, em Inglaterra, em Moçambique e em Portugal, entre a comunidade académica e nos media.

O que é o Great Place to Work® Institute?

O Great Place to Work® Institute, Inc. é uma empresa de research, especializada em ambientes de trabalho, sedeada nos E.U.A.. Este instituto leva a cabo a pesquisa das melhores empresas para trabalhar em 46 países, o que torna este estudo de ambientes de trabalho, o maior a nível mundial. Mais de 5500 companhias participam neste estudo, anualmente, no mundo. Portugal foi o primeiro país da Europa a publicar o Ranking das melhores empresas para trabalhar em 2000 e há doze anos que este estudo é publicado no nosso país.

Este ano, à semelhança do ano passado, limitou-se a lista de candidaturas a 100 organizações, independentemente de serem ou não privadas. Em Portugal, o Great Place to Work® Institute é representado pela Sperantia.

Para mais informações, por favor contactar:
Sandrine Lage (fundadora Great Place to Work Institute Portugal)
Tm.: 351 914 977 820
sandrine.lage@greatplacetowork.com