Portucel e IFC acordam início da próxima fase do desenvolvimento florestal sustentável em Moçambique

Report this content

A Portucel Moçambique, uma subsidiária do grupo Portucel Soporcel, e a Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do grupo Banco Mundial, assinaram hoje um acordo para dar início a uma nova fase do programa em relação ao qual o IFC está a aconselhar a Portucel Moçambique no reforço da sustentabilidade das suas operações florestais em Moçambique.

A Portucel Moçambique está a investir fortemente no desenvolvimento de plantações florestais que irão criar milhares de postos de emprego locais. Em Dezembro passado, a IFC acordou a compra de 20% das operações de plantação integrada da Portucel em Moçambique. A IFC pretende tornar-se num parceiro financeiro e conselheiro de longo-prazo, apoiando a sustentabilidade do investimento do grupo Portucel Soporcel em Moçambique.

Ao longo da primeira fase do programa de aconselhamento da IFC, a Portucel Moçambique e a IFC criaram um programa de desenvolvimento social e uma estratégia de envolvimento dos stakeholders, ambos abrangentes e com a duração de vários anos. Esta nova fase de aconselhamento visa a implementação de actividades em questões prioritárias para as comunidades residentes nas áreas do projecto, como o apoio à agricultura e serviços de saúde. A IFC irá também desenvolver mecanismos de monitorização e avaliação para o projecto.

Diogo da Silveira, CEO do grupo Portucel Soporcel, afirma que “a Portucel Moçambique está comprometida em assegurar que o seu significativo investimento no desenvolvimento das operações integradas de plantação florestal e produção industrial de pasta de papel e de energia em Moçambique é feito de uma forma que integra as comunidades locais e cria oportunidades para a melhoria das suas condições de vida. O aconselhamento da IFC permite assegurar que mantemos sistematicamente estes esforços e permite melhorar os impactos do projecto.”

A Portucel Moçambique reiterou o seu compromisso público de implementar um inovador modelo de mosaico nas suas plantações florestais de eucalipto, integrando-as nas áreas de cultivo melhorado das comunidades, nas áreas protegidas do ecossistema e preservando áreas de alto valor de conservação, muito importantes para as comunidades locais.

Jin-Yong Cai, Vice-presidente executive e CEO da IFC, considera que “este projecto tem o potencial para se tornar num dos maiores investimentos rurais em Moçambique e para ter um impacto positivo em dezenas de milhares de famílias residentes em centenas de comunidades.”

A Portucel Moçambique é uma subsidiária do grupo Portucel Soporcel, o maior produtor europeu de papéis finos de impressão e escrita não revestidos e de pasta branqueada de eucalipto.
O grupo Portucel Soporcel iniciou um programa de investimento de 2,3 mil milhões de dólares norte-americanos para desenvolver o primeiro projecto integrado de plantação de eucalipto e de produção de pasta de papel e de energia em Moçambique. O Governo de Moçambique atribuiu à Portucel Moçambique autorizações para a utilização de até 356 mil hectares de terra nas províncias de Manica e Zambézia. O projecto irá gerar cerca de 7.500 empregos directos e irá trabalhar com as comunidades locais, o governo e outros stakeholders para apoiar a melhoria de condições de vida sustentáveis nas zonas envolvendo do projecto.

A Portucel Moçambique iniciou um programa de investimento para desenvolver um projecto inclusivo e integrado de silvicultura em Moçambique. O Governo concedeu à Portucel Moçambique o Direito do Uso e Aproveitamento de Terra de mais de 356.000 hectares nas províncias de Manica e da Zambézia. Os componentes do projecto incluem plantações florestais, produção de pasta e papel e de energia verde.

A Portucel Moçambique irá investir, durante todo o ciclo do seu projecto, um total de 40 milhões de dólares norte-americanos para implementar um programa de desenvolvimento social em larga-escala integrado no plano empresarial da Portucel Moçambique nas áreas de silvicultura.
Os impactos positivos desse investimento incluem a geração de 7.000 novos postos de trabalho nas áreas concessionadas, o reforço das ligações dos pequenos agricultores ao mercado, a melhoria sustentável da alimentação e segurança alimentar para 25 mil famílias, o acesso das mulheres a programas de desenvolvimento especializados e a criação de condições favoráveis ??para o aparecimento e crescimento de pequenas e médias empresas nacionais que forneçam bens e serviços à Portucel Moçambique.
www.portucelmocambique.com

Sobre a IFC
A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global focada exclusivamente no sector privado. Trabalhando com empresas privadas em mais de 100 países, usa o seu capital, conhecimento e influência para ajudar a eliminar a pobreza extrema e promover a prosperidade compartilhada. Em 2014, os investimentos da IFC atingiram um máximo histórico de quase US $ 22 mil milhões, alavancando a capacidade do sector privado para criar empregos e enfrentar os desafios de desenvolvimento mais urgentes do mundo. Para obter mais informações, visite www.ifc.org
Fique ligado/IFC