• Guylian Portugal/

Project Seahorse vê renovado o apoio financeiro para a conservação marinha durante a visita official do Reis da Bélgica a Portugal

Report this content

Amanda Vincent, coordenadora internacional do Project Seahorse, e Mieke Callebault, representante do principal mecenas, os chocolates Belgas Guylian, assinam um protocolo, em Lisboa, para dar continuidade a 20 anos de uma parceria de sucesso em todo o mundo, incluindo Portugal.

Project Seahorse é uma organização internacional dedicada à conservação dos oceanos, cujo principal enfoque é a proteção do cavalo-marinho, suas espécies e habitats. Esta organização acaba de ver renovado o apoio financeiro ao assinar, em Lisboa, durante a visita official dos Reis da Bélgica, um protocolo, que dá continuidade à parceria com o principal sponsor, a marca de chocolates belgas GUYLIAN.

Como diretora e co-fundadora deste projeto, a Professora no Instituto dos Oceanos e Pescas da Universidade British Columbia, no Canadá, Dr. Amanda Vincent, lidera uma equipa internacional que trabalha junto das comunidades locais com o objetivo de conservação e proteção de cavalos- marinhos, suas espécies e habitats, conciliando o respeito pelas necessidades humanas.
Foi a primeira bióloga a estudar os cavalos-marinhos debaixo de água e a levar a cabo um projeto mundial de sucesso de conservação da espécie.
A atuação do Project Seahorse estende-se a Austrália, Canadá, Hong-Kong, África do Sul, Filipinas, Portugal, Reino Unido e EUA e abrange desde a criação de áreas marinhas protegidas até à associação com a CITES – Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - um acordo internacional que garante que o comércio internacional de animais e plantas selvagens não ameace a sua sobrevivência.

Project Seahorse em Portugal
Em 2001, em colaboração com cientistas da Universidade do Algarve, o Project Seahorse realizou um estudo de comportamento de uma importante colónia de cavalos-marinhos na Ria Formosa – Algarve.
Este projeto de investigação em Portugal foi acompanhado de ações de sensibilização junto das comunidades locais bem como foi realizado, com sucesso, um projeto educacional dirigido a escolas do 1º ciclo do ensino básico. Um dos objetivos da GUYLIAN para o ano de 2019 será dar continuidade a este projeto escolar em Portugal, com enfoque nos alunos do 1º ciclo do Algarve.

Amanda Vincent afirmou que “o apoio financeiro é vital para continuar os êxitos do Project Seahorse, que ao longo dos anos fizeram uma diferença real na vida de espécies marinhas e habitats do mundo inteiro, sendo alvo de numerosos prémios”.

Já Mieke Callebault, CEO da GUYLIAN, salientou que “o Project Seahorse tem como objetivo garantir um mundo em que os ecossistemas marinhos se mantêm saudáveis e bem geridos e, a GUYLIAN, marca Premium de referência de chocolates belgas, cujas criações se distinguem pelos formatos em conchas e cavalos marinhos, encontrou neste mecenato uma forma de agradecer tanto aos seus clientes como à natureza”.

Desde 1999, a GUYLIAN doou ao Project Seahorse 1,75 milhões de euros, todavia, o apoio financeiro a este projeto é apenas uma parte da contribuição da marca:
·         todas as embalagens contêm a mensagem e informação sobre o Project Seahorse;
·         organiza numerosas atividades educativas para o público escolar;
·         colabora na organização do World Photography and Video Competition sobre cavalos marinhos;
·         presença regular do Project Seahorse na página web e respetivas redes sociais da marca.

O compromisso de longo prazo foi reconhecido com o Prémio de Responsabilidade Social Empresarial 2015, entregue pelo Comité Royal Belge de la Distribution, que reconhece empresas que contribuem para causas sociais de salvaguarda do planeta e das suas comunidades.

Entre as ferramentas de comunicação mais recentes que procuram chamar a atenção pública para esta causa, estão a aplicação iSeahorse e o website www.projectseahorse.com.

iSeahorse é uma aplicação que permite ao utilizador fazer upload de uma avistamento de um cavalo-marinho na natureza e fornece diretamente ao Project Seahorse dados vitais para melhorar a conservação dos cavalos-marinhos.

Saiba mais em www.projectseahorse.org

Tags: