• Hipoges/

Apostar no bem-estar emocional e físico dos colaboradores para fazer frente à pandemia em 2021

Report this content

• HipoGes concentra forças em 2021 na consciencialização para o bem-estar emocional e físico dos seus colaboradores, devido ao prolongamento da situação pandémica.
  • HipoCare, o plano de bem-estar fomentado pelos Recursos Humanos do grupo, celebra 2 anos e centra-se em 3 áreas: HipoHealth (bem-estar), HipoFresh (nutrição) e EcoGes (meio ambiente).

A HipoGes, servicer de referência no setor de Asset Management, começa 2021 com a celebração dos dois anos do Plano de Bem-Estar HipoCare que tem como missão melhorar o estilo de vida dos seus mais de 750 colaboradores sediados em Portugal, Espanha e Grécia. A diretora de Recursos Humanos do grupo, Marta Raboso, esclarece que ao longo destes dois anos e “devido às características demográficas e tipo de trabalho realizado, as iniciativas que melhor funcionam são as relativas ao fomento de atividades desportivas, as destinadas à gestão de stress e à melhoria da produtividade”.

Em 2021, e devido à já prolongada situação da Covid-19, este plano foi priorizado ainda mais pela empresa, especialmente ao nível da consciencialização para o bem-estar emocional e físico. Marta Raboso explica que, daqui em diante, o projeto HipoCare irá visar a introdução de workshops que fomentem a saúde psicológica, a promoção de novas atividades físicas e que permitam combater o burnout, além de consciencializar para a importância do Digital Detox, para aprender a desconectar, e continuar a apostar no Work & Life Balance que permite capacitar para uma correta conciliação entre a vida profissional e pessoal.

Estas novas linhas orientadoras para o plano de bem-estar HipoCare foram definidas tendo em conta as suas três áreas de atuação:

• HipoHealth (bem-estar): destina-se a implementar programas de atividade física regular e combater o sedentarismo através de workshops, check-ups gratuitos de prevenção de patologias, fomentação de atividades desportivas e, inclusive, a oferta de ginásio virtual durante o confinamento.
  • HipoFresh (nutrição): destina-se a consciencializar para uma alimentação mais saudável através de ações como a realização de workshops nutricionais ou a oferta de fruta nas sedes duas vezes por semana para fomentar o seu consumo. Com a pandemia, foi necessário adaptar esta iniciativa e a empresa passou a brindar os seus colaboradores com um pequeno-almoço saudável e individual por mês.
  • EcoGes (meio ambiente): destina-se a implementar um sistema de gestão ambiental que permite um controlo eficiente dos recursos e consciencializar para a proteção e preservação do meio ambiente. Aqui estavam em marcha ações na empresa que envolviam, por exemplo, a utilização de merchandising ecológico e também a implementação de pontos de reciclagem nas sedes.

Além dos benefícios sociais, das políticas salariais e da implementação de medidas para apoiar os profissionais, o grupo quis com este plano dar mais um passo na criação de um ambiente profissional mais positivo e próximo. Com o HipoCare, a HipoGes foi galardoada na categoria Grande Empresa na última edição dos Prémios de Inovação e Saúde da Mutua Universal. Este plano de bem-estar contribuiu também para a obtenção da certificação Happy Index AtWork, atribuída pela empresa Choose My Company, que distingue as empresas com uma equipa feliz e motivada.

HipoCare: um plano de bem-estar em contínua melhoria

Para assegurar que os profissionais se mantêm produtivos, motivados e de saúde através da implementação do HipoCare, foi “desenvolvido um processo que permite analisar o capital psicológico da equipa através de quatro fatores: otimismo, resiliência, perseverança e confiança. O nível de desenvolvimento destes fatores tem uma relação positiva com o desempenho, satisfação e compromisso e negativa com a deterioração da saúde mental e o absentismo. Apurada a situação, são colocadas em marcha ações de formações que permitam o desenvolvimento destas competências”, assinala a diretora de Recursos Humanos Marta Raboso.

Além disso, este plano de bem-estar é continuadamente melhorado através da realização de questionários de carácter confidencial aos colaboradores da HipoGes. Medir o retorno positivo obtido é também uma prioridade: “apesar de conscientemente sabermos que a aposta num forte plano de bem-estar não pode ser encarada como um gasto, mas sim um investimento, queremos converter as ações e os resultados do HipoCare em indicadores quantificáveis para medir melhor o retorno do investimento”, acrescenta Marta Raboso.