Hipoges alia-se à ONU para colmatar desigualdade de género no trabalho

Report this content

O grupo assina em 2021 os Princípios de Empoderamento das Mulheres e confirma a sua clara aposta na ética social e corporativa para a igualdade e inclusão de todos os seus colaboradores

Para reforçar o seu já assumido compromisso com a igualdade, a diversidade e a inclusão de todos os seus colaboradores, algo extremamente importante em pandemia, a Hipoges, servicer de referência em Asset Management, torna-se em 2021 empresa signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, como parte integrante da sua política de Responsabilidade Social Corporativa.

Com mais de metade da sua força laboral a ser representada por mulheres, a Hipoges orgulha-se de assumir mais este compromisso. “As empresas têm um papel a desempenhar no que toca às mulheres. Acreditamos que este é o momento perfeito para construir um sistema melhor para todos, garantindo equidade e inclusão no local no trabalho”, afirma o General Manager & Partner Hugo Velez.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são uma iniciativa das Nações Unidas para Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas, que visa ajudar as empresas a incorporarem os seus valores e práticas na promoção da igualdade de género no trabalho e do empoderamento das mulheres, algo que a Hipoges considera muito benéfico para o seu negócio.

Entre sete princípios orientativos, baseados em padrões internacionais de trabalho e direitos humanos e que o grupo se encontra a implementar, são de destacar a Liderança Corporativa de Alto Nível, o Tratamento de Todas as Mulheres e Homens no Ambiente de Trabalho com Justiça e sem Discriminação, a Educação e Formação para Progressão na Carreira, bem como a implementação de Iniciativas em Comunidade.

Outras iniciativas da Hipoges para promover a igualdade, diversidade e inclusão

Ao longo dos anos, são já várias as iniciativas de responsabilidade social corporativa focadas na inclusão e diversidade às quais a Hipoges se tem somado. Além do Plano de Igualdade e dos Princípios do Empoderamento das Mulheres, a Hipoges Iberia é, desde 2017, membro signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade, um documento da Comissão Europeia que encoraja a prática de políticas internas para a diversidade nos processos de recrutamento das empresas.

Outra das iniciativas com o nome da Hipoges, e no qual o grupo se orgulha de participar, é o projeto Divers@s e Ativ@s, criado pelo Consórcio formado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto, no quadro do Active Citizens Fund, que pretende desenvolver um conjunto de ferramentas para o combate à discriminação no âmbito do trabalho com profissionais de Recursos Humanos de empresas e profissionais de inclusão laboral de entidades sociais.