• Hipoges/

Hipoges aposta na diversificação de serviços e clientes para aumentar receitas e ativos sob gestão em 2023

O servicer tem registado um crescimento sólido desde 2018, mesmo durante a pandemia, mas foi em 2022 que assumiu uma posição líder, a nível global, graças à aquisição de importantes carteiras, internacionalização e diversificação de serviços e base de clientes. Estas conclusões foram avançadas no seu evento anual Hipoges Town Hall, onde também partilharam como pretendem superar resultados em 2023.

Representantes da Hipoges da esquerda para a direita: Margarida Maia, Chief Services Officer, Marta Márquez, Chief Finance Officer, Claudio Panunzio, General Manager & Partner, Hugo Velez, General Manager & Partner, e Juan Ramón Prieto, Chief Operations Officer

No seu evento anual Town Hall, a Hipoges, referência em Asset Management, revelou que 2022 foi um ano crucial para o posicionamento do servicer como líder no mercado. Hugo Velez, General Manager & Partner da Hipoges, conta que o crescimento se deve “ao facto de terem ganho a carteira da Sareb em Espanha, o que mudou absolutamente a realidade dos ativos sob gestão do grupo”. Portugal também teve direito a uma nota positiva por parte do representante com este mercado a conseguir ganhar 3 portfólios – duas aquisições de carteiras e um contrato de servicing com um banco português.

O sucesso da Hipoges passa também por saber ajustar-se aos tempos e às necessidades dos diferentes mercados onde opera. Como refere Marta Márquez, Chief Finance Officer, durante a sua intervenção no evento, o servicing é o core business do grupo, mas estamos cada vez mais a diversificar serviços para potenciar o ciclo de vida dos nossos clientes”. Sem esquecer que, “estamos a adquirir empresas com diferentes serviços para os nossos investidores, o que diversifica o ciclo do produto”, acrescenta. Além disso, a Hipoges trabalha com diferentes tipos de capital, bem como clientes que vão desde bancos, a investidores, fundos, e até concorrentes.

Para Hugo Velez diversificar, nomeadamente, a base de clientes “é muito importante porque permite mitigar o risco”. E deixa a nota de que “é ao mesmo tempo muito desafiante e devemos sentir-nos muito orgulhosos da nossa capacidade de continuar a crescer em clientes e a conseguir geri-los”.

Graças à consolidação de importantes carteiras, internacionalização e diversificação de serviços e base de clientes, o servicer antecipa ultrapassar, em 2023, os mais de 47 mil milhões de euros em ativos sob gestão e, avança Marta Márquez, Chief Finance Officer, superar as receitas de 119 milhões de euros obtidas em 2022. Tendo em conta este balanço tão positivo, Margarida Maia, Chief Services Officer, fez questão de durante o evento deixar uma palavra de apreço à “grande equipa de mais de 1.700 pessoas da Hipoges”, sem as quais estes resultados não seriam possíveis.

Hotel Management, uma das novas linhas de negócio da Hipoges

O evento, que decorreu online no dia 23 de março e foi transmitido via streaming para Portugal, Espanha, Itália  e Grécia, contou também com a presença e intervenções de Juan Ramón Prieto, Global Chief Operations Officer, e do General Manager & Partner Claudio Panunzio. Este primeiro destacou o facto de que, apesar do clima de grande incerteza económica que se viveu em 2022, “houve oportunidade de explorar novas linhas de negócio”, como, por exemplo, ao nível de Mortgage Brokerage e Hotel Management.

No que diz respeito à Gestão Hoteleira, Claudio Panunzio falou sobre a estreia do servicer nesta nova linha de negócio no mercado português, onde conta com as sinergias de um player nacional, e clarificou que “a parceria arranca em Portugal, mas pode estender-se a outros países”.

Itália e Grécia são os “mercados com mais oportunidades”

Foi em 2021 que o servicer entrou em Itália. “Um orgulho” nas palavras de Hugo Velez, que o identifica como “o maior mercado europeu de NPL” e onde contam já com 65 profissionais sediados. E a verdade é que a Hipoges sentiu um crescimento ao nível de portfólios correntes e de novos portfólios a partir desse momento. Além disso, o General Manager & Partner diz que tanto Itália como Grécia são “mercados estratégicos, apesar do crescimento mais lento face ao experienciado em Portugal e Espanha, e onde existem mais oportunidades”.

Na Grécia, a Hipoges reforçou a sua presença com a aquisição da Alsvit, uma empresa de Serviços de Gestão REO com mais de 12 anos de experiência e dois escritórios em Atenas e Thessaloniki. Em 2022, este mercado conseguiu crescer com novos ativos em todos os portfólios e ao ganhar um grande cliente. Além disso, o número de ativos sob gestão tem aumentado sempre, desde 2020. Atualmente conta com uma equipa local de 56 pessoas que visa garantir a qualidade dos serviços.

Fitch, foco em pequenos investimentos, novo escritório em Lisboa e upgrade de software: algumas das novidades da Hipoges

Durante o seu evento Town Hall, que ficou muito marcado pelos excelentes resultados alcançados, a Hipoges não poderia deixar de assinalar algumas das suas principais conquistas e novidades. Para começar, além de ser a única plataforma na Península Ibérica com duas acreditações de servicing da Standard & Poors, entrou mais recentemente também no rating da Fitch. O servicer revelou também que têm como objetivo focar-se em pequenos investimentos.

A Chief Services Officer Margarida Maia avançou ainda em primeira mão que os cerca de 300 colaboradores em Lisboa se irão mudar, muito em breve, para um novo espaço. Outra das novidades da representante da Hipoges prende-se com o facto de que em 2023 vão fazer um upgrade ao seu software para “providenciar um ainda melhor serviço a todos os seus clientes”.