Honda apresenta novo robot Asimo e Honda Robotics

A Honda Motor Co., Ltd. apresentou recentemente o novíssimo robot humanóide ASIMO com evoluções significativas e a nova empresa Honda Robotics responsável por representar todas as tecnologias de robótica e de aplicações de produto.

O novo ASIMO é o 1º robot humanóide do mundo equipado com a tecnologia autónoma de controlo do comportamento. Esta tecnologia fornece ainda mais autonomia ao robot, permitindo-lhe efectuar movimentos contínuos sem necessidade de ser controlado por um operador. Para além disso, com uma inteligência significativamente melhorada e com a capacidade física de se adaptar a situações, o ASIMO deu outro passo com vista à sua utilização prática em espaços públicos ou em ambiente de escritório, onde existam várias pessoas.

Desde a sua criação que a Honda tem continuado a assumir novos desafios, num esforço para criar novos produtos e tecnologias avançadas, com a intenção de melhorar a vida das pessoas. Na área da investigação da robótica, a Honda tem vindo a desenvolver e a evoluir o robot humanóide ASIMO, no sentido de realizar o sonho de o tornar útil para as pessoas ajudando-as nas suas vidas quotidianas.

A Honda estabeleceu também uma nova empresa - a Honda Robotics - para representar todas as suas tecnologias de robótica e aplicações de produto criados no seguimento da investigação e desenvolvimento na área da robótica humanóide.

Sem descurar a investigação e o desenvolvimento dos robots humanóides, a Honda também vai centrar a sua atenção na aplicação das tecnologias de robótica a produtos de produção em massa e na colocação em prática dessas aplicações o mais rápido possível.

Com base no conceito Honda Robotics, a Honda também introduziu um modelo experimental de um braço tarefeiro robotizado que foi desenvolvido durante a aplicação de tecnologia de controlo orbital simultânea, multi-articulação e de tecnologias de controlo de postura, acumuladas durante a investigação e o desenvolvimento do ASIMO. Este braço robotizado pode ser controlado à distância para efectuar tarefas em locais instáveis, de difícil acesso às pessoas.

NOVO ASIMO - O novo ASIMO evoluiu de uma "máquina automática" para uma "máquina autónoma", com capacidade de tomar decisões e de determinar o seu comportamento de acordo com o meio ambiente envolvente, tal como o movimento das pessoas. No início do processo de desenvolvimento, foram identificados os seguintes 3 factores como sendo necessários a um robot que

seja autónomo, com o consequente desenvolvimento das tecnologias necessárias à obtenção dessas capacidades;

1) Capacidade de alto nível de equilíbrio de postura, permitindo ao robot manter a sua postura colocando instantaneamente uma perna de fora.

2) Capacidade de reconhecimento externo, que permita ao robot integrar informações tais como o movimento das pessoas à sua volta, a partir de múltiplos sensores e de fazer uma estimativa das alterações que estão a acontecer;

3) Capacidade de gerar um comportamento autónomo, que lhe permita recolher informações e determinar de forma autónoma o comportamento seguinte a ser adoptado, com base numa previsão, sem necessidade de receber comandos externos de um humano.

Com estas capacidades, o novo ASIMO dá outro passo na aproximação a uma utilização prática, num meio ambiente onde coexistia com pessoas.

Evolução da capacidade de inteligência - A Honda desenvolveu um novo sistema representativo da tecnologia fundamental para a inteligência avançada, que integra sinais recebidos de diversos sensores, equivalentes às faculdades humanas da visão, audição e tacto, estimando, depois, a situação do ambiente envolvente e determinando o comportamento correspondente a adoptar pelo robot. Com esta tecnologia, o ASIMO é capaz de responder ao movimento das pessoas e às situações do meio ambiente onde está inserido. Por exemplo, o ASIMO interrompe a acção que estiver, no momento, a realizar e muda o comportamento de forma a acomodar a intenção da outra parte. Para além disso, a coordenação

entre os sensores da visão e da audição permite ao ASIMO reconhecer simultaneamente uma face e uma voz, o que possibilita ao ASIMO o reconhecimento de vozes de várias pessoas que falem ao mesmo tempo, algo que, até um ser humano, por vezes, tem dificuldade em fazer. Por outro lado, agora, o ASIMO consegue fazer, em alguns segundos, a estimativa da direcção em que uma pessoa se vai movimentar, e determinar, instantaneamente, uma trajectória diferente para si, de forma a não colidir com essa pessoa, caso as localizações previstas para a pessoa e para o ASIMO se cruzem Evolução das capacidades físicas - A combinação de pernas mais fortes, com uma maior amplitude de movimento e uma nova tecnologia de controlo permitem ao robot mudar livremente as suas posições de destino, dando-lhe a capacidade de caminhar, correr, correr para trás, saltar ao pé-coxinho e saltar com as duas pernas, continuamente e de forma livre. Estas novas capacidades de realizar movimentos tão ágeis permitem ao ASIMO adaptar-se de forma mais flexível às alterações das situações externas, concretizando, por exemplo, a capacidade de caminhar sobre uma superfície irregular, mantendo uma postura estável.

Evolução na capacidade de execução de tarefas - A Honda desenvolveu uma mão, multi-dedos, altamente funcional, equipada com um sensor de contacto e um sensor de força embebidos, respectivamente, na palma da mão e em cada dedo, e que servem para controlar cada dedo de forma independente. Em conjunto com a tecnologia de reconhecimento de objectos baseados nos sentidos da visão e do tacto, esta mão multi-dedos permite ao novo ASIMO executar tarefas com destreza, tais como agarrar numa garrafa de vidro e rodar a tampa para a retirar ou segurar num copo de cartão e verter líquido para dentro dele sem o amarrotar. Para além disso, o ASIMO tem agora, capacidade de executar expressões de linguagem gestual que requerem um movimento complexo dos dedos.

HONDA ROBOTICS – A nova Empresa para representar as tecnologias de robótica da Honda e as aplicações do produto. Estudar os seres humanos para compreender as pessoas e aprender com elas é a base de orientação da Honda. Ao posicionar a investigação na área da robótica humanóide como um dos pilares importantes do estudo dos seres humanos, a Honda tem vindo a trabalhar para conseguir dotar um robot com diversas funcionalidades humanas, numa derradeira experiência de mobilidade com inteligência. A nova empresa estabelecida, a Honda Robotics, juntamente com o seu logótipo, representam as tecnologias de robótica da Honda e as aplicações de produtos criados pela sua

investigação e desenvolvimento na área da robótica humanóide, cuja expressão é o ASIMO. Juntamente com o novo ASIMO e o braço tarefeiro robotizado apresentados, o já conhecido dispositivo de assistência ao andamento que auxilia o andamento a pessoas com enfraquecimento nos músculos das pernas, o

sistema de assistência e suporte do peso corporal, que reduz a carga sobre as pernas apoiando parte do peso corporal das pessoas e o U3-X, um dispositivo compacto de mono-roda motriz com capacidade de movimento livre em todas as direcções, são exemplos de aplicações de produtos resultantes da aplicação

das tecnologias bípede e de controlo do equilíbrio originadas pela investigação e desenvolvimento do ASIMO. Procurando oferecer produtos de mobilidade da geração seguinte, que expandam a alegria e a diversão da mobilidade, a Honda continuará a sua investigação no domínio da robótica, criando produtos

como o ASIMO, os dispositivos de assistência ao andamento, o U3-X e outras tecnologias. Para além disso, a Honda continuará a trabalhar para dar uma utilização prática a tais produtos tão cedo quanto possível.

BRAÇO TAREFEIRO ROBOTIZADO - As tecnologias desenvolvidas para o ASIMO

foram aplicadas num modelo experimental de braço tarefeiro robotizado, que se move em base autopropulsionada e foi concebido para trabalhar em locais de desastre ou outros demasiado perigosos para o trabalho realizado por pessoas. Para esse fim, o braço robotizado pode ser controlado à distância, de forma a se aproximar de um objecto e efectuar, de forma estável, as tarefas necessárias, mesmo em espaços apertados, em solo instável e/ou com obstáculos. A tecnologia de controlo da estabilidade empregue nas funções de andar e correr do ASIMO foi aplicada para estabilizar a postura da extremidade do braço robotizado, mesmo sobre superfícies instáveis, o que permite ao dispositivo exercer as potências necessárias à realização das suas funções. Para além disso, a aplicação de outras tecnologias usadas no ASIMO, tais como a técnica de design estrutural compacto e a tecnologia de controlo orbital simultânea multi-articulação, que permite o controlo simultâneo de até 57 motores nas articulações dos

braços e das pernas, permite que o braço robotizado consiga evitar obstáculos e se aproxime livremente de um objecto mesmo em espaços apertados e/ou com obstáculos, tais como um emaranhado de condutas. Durante o processo de desenvolvimento, o braço robotizado foi concebido para executar a tarefa de abrir e fechar válvulas de condutas; no entanto, tornou-se capaz de executar uma variedade de tarefas mudando a ferramenta na ponta do braço. A Honda continuará a melhorar este braço robotizado com o objectivo de o colocar em utilização prática em diversos locais como fábricas.

Em anexo: Fotos