Honda testa Smart Home System

A Honda Motor Co., Ltd. anunciou o início dos testes do Honda Smart Home System (HSHS) na cidade de Saitama, no Japão. Para o efeito construiu uma casa de demonstração que irá avaliar as potencialidades deste sistema doméstico inteligente que tenta controlar, de forma compreensiva, o fornecimento e as necessidades de energia duma habitação, ajudando a gerir não só a produção e o

consumo do domicílio mas também as necessidades dos produtos de mobilidade. O sistema HSHS foi concebido para garantir também aos utilizadores o seu próprio fornecimento de energia e mobilidade em caso de ocorrência uma catástrofe natural.

O sistema HSHS instalado nesta casa de demonstração é composto por painéis CIGS de células solares de película fina, por uma unidade doméstica de baterias (baterias recarregáveis), por uma unidade co-geradora por motor a gás e por um sistema de fornecimento de água quente, para além do Sistema de Gestão Smart e Mix. Este último, é o centro do sistema HSHS pois funciona como gestor da energia. Este dispositivo controla de forma optimizada a electricidade recebida da rede pública e a energia produzida por cada dispositivo gerador doméstico incluído no sistema. Permitese assim uma redução das emissões de CO2 da habitação ao mesmo tempo que se fornece uma reserva de electricidade que garante autonomia e auto-suficiência ao domicílio em caso de falhas de

energia ou catástrofe.

Com vista a concretizar "a alegria e a liberdade da mobilidade" e obter "uma sociedade sustentável onde as pessoas possam gozar a vida," a Honda irá realizar testes de demonstração do sistema HSHS em ligação com produtos electromotrizes de mobilidade, tais como veículos eléctricos e o sistema Internavi.

TERMOS E CONCEITOS

Objectivo de verificação utilizando dispositivos de produção de energia instalados na casa de teste para demonstração - Como parte do seu esforço de redução das emissões de CO2 na vida diária das pessoas, a Honda assinou um acordo, a 23/05/2011, para participar no Projecto EKIZUNA organizado pela cidade de Saitama. Para realizar estes testes de demonstração numa casa equipada com o sistema HSHS, a Honda construiu duas casas (cada uma para utilização por uma

família) na vizinhança da Universidade de Saitama. Está prevista a construção de uma terceira casa na mesma localização, onde todas as três casas estarão ligadas para os testes de demonstração de comunidade inteligente. Prevê-se que estes testes continuem até 2018.

Unidade co-geradora por motor a gás - Dispositivo energético que oferece um contributo significativo à redução das emissões de CO2, permitindo uma produção e consumo eficientes de calor, que representa cerca de 60% da energia consumida numa casa típica japonesa, principalmente para o fornecimento de água quente, aquecimento e necessidades da cozinha.

Equipado com um motor exclusivo multi-link de elevada relação de expansão, EXlink (Extended Expansion Linkage Engine - Motor de Articulação de Expansão Alargada), o sistema co-gerador Honda por motor a gás oferece uma eficiência combinada – a combinação de uma produção eficaz de energia e da eficiência da recuperação de calor – cerca de 92% e permite a utilização eficiente da electricidade e do aquecimento usado, a gás da cidade ou gás de petróleo liquefeito (GPL). Nos testes de demonstração, a Honda vai estudar a activação automática da unidade co-geradora utilizando uma bateria e verificar a sua eficácia em caso de emergência.

Painel CIGS de células solares de película fina - A Honda vai verificar a superioridade da eficácia da produção de energia dos novos módulos CIGS de células solares de película fina, actualmente em desenvolvimento (CIGS = Cobre, Índio, Gálio, Selénio).

Unidade doméstica de baterias - Ao mesmo que tempo que prevê a reutilização das baterias de motos/automóveis eléctricos, a Honda vai testar o desenvolvimento de uma unidade doméstica de baterias e verificar a funcionalidade dessa mesma unidade.

Sistema de Gestão Smart e Mix – Sistema capaz de recolher as informações de funcionamento de cada dispositivo energético e coordenar cada um dos dispositivos que compõem o sistema HSHS, enquanto analisa a utilização total de energia no domicílio. Com base nesta análise, o sistema toma decisões compreensivas para obter uma eficiência óptima para essa casa em particular.

Tais informações são apresentadas no monitor interno da casa e o utilizador pode seleccionar o modo para minimizar a sua factura energética com base nos dados mais recentes das contas de gás e de electricidade ou, então, deixar que seja o sistema a efectuar o controlo para minimizar as emissões de CO2 com base nos dados mais actuais da unidade básica dessas emissões. Consolida também os monitores de funcionamento de cada dispositivo energético. O utilizador pode operar à distância esses monitores de informação da casa através de ligação LAN sem fios pelo exterior da casa usado o sistema Internavi da Honda, por intermédio do sistema de navegação do veículo ou de um smartphone. Procurando obter maior desenvolvimento e evolução do Sistema de Gestão Smart e Mix, a Honda pretende conseguir uma gestão óptima da energia.

Colaboração com a mobilidade electromotriz - A Honda procura obter uma utilização optimizada dos recursos energéticos da habitação, através das informações fornecidas pelo Sistema de Gestão Smart e Mix, para carregar os veículos eléctrico (EVs) e os veículos híbridos com ligação à rede eléctrica, de forma a contribuir para a redução das emissões de CO2.

Reforçar o fornecimento de reserva de energia da habitação - A Honda vai desenvolver e verificar os meios necessários para obter a energia necessária à habitação em caso de falha no fornecimento de energia ou catástrofe. Tais meios incluem o desenvolvimento de uma combinação de painéis de células solares fotovoltaicas e de uma unidade co-geradora por motor a gás. Para além disso, não perdendo de vista a redução da carga sobre as infra-estruturas públicas, a Honda vai estudar e verificar um sistema de carga "veículo-casa" que utiliza a energia eléctrica armazenada em baterias de produtos de mobilidade electromotrizes, tais como veículos eléctricos, veículos eléctricos a células de combustível e veículos híbridos de ligação à rede eléctrica, para fornecer electricidade para utilização doméstica.

Verificação dos serviços-chave de informação fornecidos em coordenação com o sistema Internavi - A Honda vai verificar os serviços de informação de suporte à capacidade das pessoas em viver uma vida segura e confortável através da ligação em rede de veículos, casas, sociedade e fontes de energia.

SEGURANÇA:

·Notifica a chegada de visitantes

·Fornece orientação sobre como utilizar cada dispositivo energético em caso de emergência

·Notifica se a unidade de ar condicionado não for desligada e/ou as luzes não forem apagadas antes de o utilizador sair de casa

CONVENIÊNCIA

·Permite o comando à distância dos dispositivos da casa (ar condicionado/luzes)

·Permite o comando à distância dos dispositivos de casa através da função de reconhecimento por voz do sistema Internavi

·Permite ao utilizador abrir a água quente para o duche ou trancar uma porta a partir do exterior da casa

MEIO AMBIENTE

·Informações de energia eléctrica (quantidade de energia eléctrica gerada pelo sistema solar de geração de energia e pela unidade co-geradora por motor a gás, quantidade de carga/descarga das baterias recarregáveis, quantidade de electricidade consumida na casa, quantidade de electricidade consumida em cada piso da casa, nível restante das baterias recarregáveis e da bateria do veículo eléctrico (EV) e situação e previsão de retoma em caso de falha de fornecimento de electricidade da rede pública).

·Informações de aquecimento (montante de calor gerado pela unidade co-geradora por motor a gás, temperatura da água quente fornecida, temperatura da água para o duche, temperatura de cada quarto)

·Informações sobre facturas de energia (conta da electricidade, vendas de electricidade, conta do gás, conta da água)

·Outras informações (previsão do tempo, alertas em caso de avarias nos dispositivos)

·Comando à distância (dispensador de água quente, unidade de ar condicionado, luzes, tranca das portas pelo exterior da casa)

Com base nos resultados de verificação destas casas-teste de demonstração, a Honda vai tirar partido das suas acções de desenvolvimento de produtos de produção de energia tais como painéis solares e unidades co-geradoras, procurando obter uma gestão total da energia de uma casa ou comunidade. O

objectivo da Honda é trabalhar juntamente com os seus clientes para criar um estilo de vida com baixas emissões de carbono, onde as pessoas possam apreciar melhor a sua qualidade de vida.

Em anexo: Foto