Miguel Praia e Jazz Hybrid

Miguel Praia, embaixador da Honda em Portugal, e piloto do Mundial de Supersport testou recentemente o Honda Jazz Hybrid, o 1º automóvel híbrido do

mercado para o segmento B.

“A verdade é que a viatura que vos vou apresentar deixou toda a minha comunidade de boca aberta pois não esperavam ver um piloto do Mundial de Supersport, aos comandos de um pequeno Honda Jazz Híbrido de uma cor no mínimo distinta. Um verde alface que não deixou ninguém indiferente nas ruas de Albufeira.

Mas se na pista quero ser o mais rápido possível e a performance é a prioridade número um, na cidade, talvez pela descarga de toda a adrenalina na competição, sou um condutor muito pacífico e cada vez mais preocupado com o nosso meio ambiente e os consumos que o atingem violentamente.

O Algarve no Verão é sinónimo de confusão e trânsito, o Honda Jazz Hybrid é fácil de estacionar, versátil e com uma bela mala. Um Jazz cheio de personalidade, movido por um motor híbrido. Muito espaço para cinco, baixos números de CO2 e a promessa de consumos baixos. Estes eram os motes da Honda cada vez mais preocupada com o meio ambiente e acabar com a poluição nas ruas

congestionadas. Rapidez de deslocação e facilidade, aliado a muita cor, era tudo o que precisava para colorir o meu Verão.

Parece ideal não acham? Mas o que é estranho sobre o híbrido Honda Jazz é que nenhum outro fabricante de automóveis faz qualquer coisa semelhante, o que o torna único e muito especial.

A Honda apostou com esta combinação particular de motor de 1.3 litros, de transmissão automática, auxiliado por um motor eléctrico. A identidade distinta do híbrido, desperta sempre muita curiosidade nas pessoas. Curioso que dei por alguns amigos a perguntar como arrancava o carro se não fazia barulho e na verdade o motor eléctrico funciona como accionador de arranque do motor a gasolina, fazendo com que o arranque seja silencioso e suave. O Start Stop era também obrigatório fazendo com que o motor pare quando o carro se imobiliza. De facto nada pode bater um híbrido dotado de todas estas tecnologias para a economia num cenário urbano.

Este pequenote verde vai deixar saudades garantidamente…”