Novo Honda Civic no FIA - WTCC

A Honda anunciou que o Novo Civic irá competir no FIA – WTCC - World Touring Car Championship.

“Tomámos a decisão de entrar no próximo WTCC com o Civic Europeu. Iremos desenvolver um novo motor inteiramente para este projecto e estamos todos muito

entusiasmados por iniciar este novo desafio.” anunciou Takanobu Ito – Presidente e CEO da Honda Motor Co., Ltd

Para este projecto a Honda irá formar uma parceria conjunta com a Mugen e a J.A.S. Motorsport.

A Mugen irá aperfeiçoar o motor de competição que será desenvolvido pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda sendo também responsável pela manutenção do mesmo em todas as corridas em conjunto com a equipa. A J.A.S. Motorsport irá desenvolver o chassis de competição utilizando o novo Honda Civic 5D que é produzido na fábrica inglesa de Swindon.

O motor de competição será um bloco a gasolina 1.6 turbo com 4 cilindros com injecção directa, desenvolvido de acordo com os regulamentos da FIA Super 2000.

O objectivo da Honda será entrar já esta época num conjunto de provas inaugurais. As negociações estão a ser conduzidas em conjunto com a FIA mas estas rondas poderão incluir Japão (a 21 de Outubro de 2012 no Circuito de Suzuka), seguidas de China e Macau. A Honda irá participar com uma equipa de 2 automóveis no campeonato de 2013.

A competição foi sempre um dos elementos fundamentais do DNA da Honda. Na década de 50 a Honda começou por entrar nas competições TT da Ilha de Man tendo-se estreado na Formula 1 na década de 60. A presença no Campeonato do Mundo FIA WTCC será o próximo capítulo do compromisso contínuo da marca com o desporto motorizado e constituirá uma plataforma perfeita para demonstrar o seu espírito de competição aos seus numerosos adeptos espalhados um pouco

por todo o Mundo.