Tiago Monteiro com boa performance na China

O piloto português Tiago Monteiro voltou a protagonizar uma excelente performance ao volante do Novo Civic no Mundial FIA WTCC, desta feita no Circuito Internacional de Shangai, na China. Após um resultado pouco promissor na qualificação no sábado, os resultados alcançados em ambas as corridas, deixaram excelentes indicadores do nível competitivo da equipa.CORRIDA 1:Tiago Monteiro partiu da 17ª posição. Com um arranque fantástico, evitando várias colisões, o piloto português colocar-se-ia imediatamente no 11º lugar, que foi recuperando nas voltas seguintes. Num circuito largo e rápido, perfeito para as ultrapassagens, Tiago foi passando alguns adversários e logo na 3ª volta já era 9º. O Civic WTCC continuou a sua luta, e logo após a 7ª volta assumiu a 7ª posição, após ultrapassagem ao piloto suíço Barth. Tiago Monteiro conseguiria manter esta posição até final terminando a prova a 30,032 segundos do 1º classificado.CORRIDA 2:Á imagem da 1ª prova do dia, e desta feita com um arranque parado, Tiago Monteiro conseguiu evitar as colisões logo no início assumindo a 11ª posição. No final da 5ª volta, o piloto portuense estava nas posições pontuáveis mostrando os progressos do seu Civic WTCC. Nessa altura, iniciava-se uma disputa fantástica entre o piloto da Honda e os pilotos Boardman (8º lugar) e Turkington (10º lugar). Tiago Monteiro conseguiu manter o seu lugar por 6 voltas mas sem conseguir passar Boardman. A desilusão chegaria nas voltas seguintes onde Monteiro seria passado, apesar de alguma luta, pelos pilotos Turkington e Cirqui que colocariam o português no 11º lugar. No entanto, a sorte estava do lado da Honda – o 2º classificado Muller recebeu uma penalização de 30 segundos por conduta ilegal o que permitiu ao Civic WTCC voltar a terminar a prova numa posição pontuável – 10º lugar."Foi um fim-de-semana muito positivo. Na 1ª Corrida, conseguimos um excelente resultado que me deixou muito satisfeito. Tivemos alguns problemas no início do fim-de-semana e tivemos de experimentar várias coisas!.Falhámos a qualificação 2 por uma margem muito curta mas sabíamos que podíamos melhorar. Mais uma vez voltamos a aprender muitas coisas sobre o carro e estou cada vez maisconfiante. O equilíbrio do carro foi muito bom em ambas as corridas. Foi possível forçar o ritmo e atacar e senti-me muito confortável com isso. Penso que estamos a ir na direcção correcta e este foi sem dúvida um fim-de-semana muito proveitoso”.Tiago Monteiro"Tivemos alguns problemas mecânicos e alguns erros na qualificação. Felizmente hoje, o Tiago esteve muito bem em ambas as corridas. Partir do 17º lugar e ir recuperando posições não é fácil mas ele conseguiu evitar os acidentes e alcançar um resultado muito bom. Um 7º lugar após somente 2 corridas é fantástico. É evidente que ainda necessitamos de mais experiencia, mais teste e mais trabalho, mas estamos muito orgulhosos por termos conseguido novamente Top 10".Alessandro Mariani – Director Principal da Honda Racing Team JAS.“Para ser sincero, estou extremamente feliz com o resultado da 1ª corrida. Estou muito satisfeito por termos conseguido passar 10 carros e acabar na 7ª posição. O Tiago fez um excelente trabalho. Na 2ª corrida, perdemos um lugar no final, o que foi um pouco triste mas estou satisfeito por termos subido algumas posições e terminado no Top 10. Gostaria de agradecer ao Tiago por todo o seu esforço emambas as provas. Relativamente ao carro, aplicamos em ambas as corridas o set-up que utilizamos na Qualificação 1 porque pensávamos que fornecia o melhor equilíbrio e penso que foi uma boa escolha.Acho que o carro tem vindo a melhorar gradualmente, mas ainda existe uma diferença para os carros de topo por isso, temos de melhorar ainda mais para a próxima semana. Iremos dar o máximo na última prova.”Daisuke Horiuchi - Líder do Projecto WTCC na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Honda.A última prova do Campeonato do Mundo será disputada em Macau entre os dias 16 e 18 de Novembro.Esta e outras notícias disponíveis em www.hondanews.euEm anexo: FotoContacto:Carlos CerqueiraDepartamento de Marketing e ComunicaçãoHonda Portugal SA