Hyundai e Tate anunciam Mire Lee como a próxima artista da Hyundai Commission

•    Mire  Lee  apresentará  um  novo  trabalho  específico  para  o  Turbine  Hall  da  Tate  Modern  como a  nona artista da Hyundai Commission;
             •    A nova obra de Lee estará  aberta ao público de 8 de outubro de 2024 a 16 de março de 2025;
             •    A Hyundai Commission oferece uma oportunidade única para os artistas transformarem o vasto espaço do Turbine Hall e revolucionarem as   perceções públicas da arte
                  contemporânea.

A   Hyundai   e   a  Tate   Modern   anunciaram   que   Mire   Lee   irá   criar   a  próxima   Hyundai Commission  anual.  Lee  é  conhecida  pelas  suas  esculturas  viscerais  que  utilizam  elementos cinéticos e mecanizados para invocar a tensão entre formas suaves e sistemas rígidos.

Aberta ao público de 8 de outubro de 2024 a 16 de março de 2025, a  Hyundai Commission:  Mire Lee  será a nona de uma série anual de obras específicas criadas para o Turbine Hall da Tate Modern  por  artistas  internacionais  de  renome.  Esta  será  a  primeira  grande  apresentação  do trabalho de Lee no Reino Unido.

A parceria contínua da Hyundai com a Tate, que inclui a Hyundai Commission anual, está  confirmada até 2026 e é o compromisso inicial mais longo de um parceiro empresarial na história  da Tate. Esta parceria baseia-se no compromisso partilhado de oferecer novas formas de acesso,  compreensão e experiência da arte.

Nascida na Coreia do Sul em 1988, Lee vive e trabalha entre Amesterdão e Seul. Utilizando  materiais industriais, como varas de aço, cimento, silicone, óleo e argila, o seu trabalho explora a  natureza animada destes materiais à medida que se derramam, pingam e incham. As esculturas de  Lee têm um aspeto cru e orgânico, com elementos que sugerem organismos vivos combinados  com peças de máquinas. Motores ou bombas canalizam líquidos escorrendo através delas com um efeito perturbador. Lee está interessada no poder da escultura para afetar tanto o espectador como  o ambiente circundante e não tem medo de ultrapassar os limites artísticos de forma espetacular.
       As suas esculturas e instalações atmosféricas envolvem os sentidos e criam espaços para refletir  sobre temas de emoção e desejo humano.

"As  esculturas  de  Mire  Lee  oferecem  um  encontro  sensorial,  explorando  a  relação  entre  formas  orgânicas  e  elementos  mecânicos",  afirmou  DooEun  Choi,  Diretor  de  Arte  da  Hyundai  Motor Company. "Esperamos aprofundar a perspetiva única de Lee no seu próximo trabalho para a Hyundai Commission, promovendo uma compreensão profunda da interligação."