Hyundai Motor Group apresenta tecnologias inovadoras de controlo de temperatura de viaturas

• O Hyundai Motor Group apresentou três novas tecnologias de controlo de temperatura concebidas para melhorar o conforto dos passageiros e a eficiência energética dos veículos;
  • A película nano-refrigerante “Nano Cooling” reduz a temperatura interior em mais de 12ºC, melhorando significativamente as condições no interior do veículo e reduzindo as necessidades de arrefecimento do habitáculo;
  • O sistema de aquecimento “Radiant Heating” fornece calor aos passageiros rápida e eficientemente, melhorando o conforto durante o tempo frio e aumentando a autonomia do veículo;
  • O vidro aquecido “Metal-Coated Heating Glass” utiliza a primeira tecnologia de 48V do mundo para um descongelamento rápido e eficiente dos vidros, melhorando a visibilidade e, consequentemente, a segurança.
O Hyundai Motor Group revelou, no “Heat Tech Day” em Seul, na Coreia do Sul, três tecnologias concebidas para regular a temperatura interior dos veículos, de modo a proporcionar um maior conforto aos passageiros e uma maior eficiência energética.

O evento apresentou os resultados da investigação e desenvolvimento do Hyundai Motor Group no controlo de temperatura, um aspeto crucial do conforto dos passageiros. À medida que os veículos evoluem para além do simples transporte e se tornam espaços habitacionais, o grupo está a desenvolver tecnologias de controlo de temperatura para satisfazer as crescentes necessidades de conforto na mobilidade.

Estas tecnologias não só melhoram o conforto como também poupam energia, permitindo uma gestão eficiente da energia dos veículos na era da eletrificação. Seguem-se as três tecnologias apresentadas:
  • Película nano-refrigerante “Nano Cooling” – este material reduz significativamente a temperatura interior em tempo quente, quando aplicado no vidro do veículo.
  • Sistema de aquecimento “Radiant Heating” – aumenta rápida e eficazmente a temperatura dos passageiros em tempo frio.
  • Vidro aquecido “Metal-Coated Heating Glass” – um sistema de 48V, pioneiro no mundo, que rapidamente transmite o calor do revestimento metálico elétrico para o vidro, removendo o gelo e a humidade.
As três tecnologias encontram-se no nível de maturidade tecnológica adequado para a produção em massa.

“As três tecnologias relevadas hoje estão mais próximas dos clientes do que qualquer outra tecnologia”, afirmou Young Ho Jung, Vice-Presidente e Diretor do Grupo de Desenvolvimento Total de Energia Térmica da Hyundai Motor Company. “Estamos a desenvolver tecnologias para proporcionar o ambiente mais agradável, tendo em conta todos os momentos que vivenciam na mobilidade.”

Película nano-refrigerante “Nano Cooling”: reduz a temperatura até 12ºC

O Hyundai Motor Group apresentou, em julho de 2023, várias tecnologias avançadas de nano-materiais – em particular, a película nano-refrigerante “Nano Cooling”, que pode reduzir significativamente a temperatura interior de um veículo.

Durante os testes, o Hyundai Motor Group preparou vários veículos, aplicando a película “Nano Cooling” num deles e deixando o outro no seu estado original. Os veículos com o vidro normal e não equipados com a película “Nano Cooling” registaram uma temperatura interior de 48,5ºC, enquanto os veículos equipados com a película registaram uma temperatura de 36ºC, demonstrando uma redução máxima de temperatura de 12,5ºC com a tecnologia aplicada.

A película nano-refrigerante “Nano Cooling” não só bloqueia a radiação infravermelha do exterior do veículo, em semelhança às películas tradicionais, como também permite a saída de calor do interior do veículo. É composta por três camadas, incluindo duas que refletem energia solar e uma que emite uma onda de infravermelhos de médio comprimento.

Pode baixar as temperaturas interiores em mais de 12ºC e pode ser utilizado com as películas existentes em afetar ainda mais a transmissão da luz. No passado mês de abril, a Hyundai também levou a cabo uma campanha intitulada “Made Cooler by Hyundai”, na qual instalou gratuitamente películas “Nano Cooling” transparentes em cerca de 70 veículos no Paquistão, onde as películas de coloração são legalmente proibidas. Esta campanha teve uma resposta positiva por parte dos residentes.

Em junho, o Hyundai Motor Group participou no “Cannes Lions 2024”, o maior festival de publicidade do mundo. O grupo foi convidado como um orador oficial do seminário para apresentar a sua película nano-refrigerante “Nano Cooling” e debater a campanha lançada no Paquistão. Esta foi a primeira vez que a Hyundai, entre os fabricantes de automóveis, organizou um seminário oficial sobre tecnologia no “Cannes Lions”.

Sistema de aquecimento “Radiant Heating”: aquece os passageiros em poucos minutos

O Hyundai Motor Group apresentou o sistema de aquecimento “Radiant Heating”, uma tecnologia concebida para aquecer rapidamente os passageiros durante o inverno.

O sistema de aquecimento “Radiant Heating” utiliza um elemento de aquecimento que emite calor para as pernas dos passageiros, aquecendo-os rapidamente durante o tempo frio.

Juntamente com o sistema de aquecimento existente no veículo, o “Radiant Heating” pode conservar até 17% mais energia para atingir a temperatura desejada, poupando também tempo para atingir esta condição; o sistema fornece calor à parte inferior do corpo em três minutos, aumentando consideravelmente o conforto dos passageiros.

Em conjunto, espera-se que sistema de aquecimento “Radiant Heating” aumente significativamente a autonomia dos veículos elétricos no inverno, reduzindo a energia utilizada para o controlo da climatização. O sistema inclui um elemento de aquecimento na forma de uma película de alta temperatura e um sistema de prevenção de queimaduras.

O elemento de aquecimento, que pode atingir os 110ºC, é envolvido por um tecido que emite raios infravermelhos e ajusta o calor para um nível confortável. O sistema de prevenção de queimaduras deteta o contacto com o corpo e baixa imediatamente a temperatura, melhorando a segurança ao eliminar o risco de queimaduras. O Hyundai Motor Group planeia incorporar o sistema de aquecimento “Radiant Heating” em futuros modelos.

Vidro aquecido “Metal-Coated Heating Glass”: remove o gelo e a humidade para melhorar a visibilidade

O sistema pioneiro de vidro aquecido “Metal-Coated Heating Glass” remove rapidamente o gelo ou a humidade do para-brisas de um veículo durante o inverno, oferecendo uma melhor visibilidade e uma maior segurança em comparação com os elementos de aquecimento de fio de tungsténio normais.

O sistema de 48V pode descongelar completamente a superfície do vidro em cinco minutos a -18ºC, até quatro vezes mais rápido e consumindo cerca de 10% menos energia em comparação com os sistemas de ar condicionado convencionais. Além disso, em dias quentes, o revestimento de metal pode bloquear passivamente pelo menos 60% da energia solar, reduzindo a necessidade de refrigeração do habitáculo para melhorar significativamente a eficiência energética.

O Hyundai Motor Group solicitou patentes para o vidro aquecimento “Metal-Coated Heating Glass” nos principais mercados internacionais, com planos para implementar a tecnologia em futuros veículos.