IADE volta a receber LISBON DESIGN WEEK

Report this content

Entre os dias 22 e 24 deste mês, o IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, vai organizar várias exposições, palestras e workshops, no âmbito da iniciativa LISBON DESIGN WEEK, um evento anual que celebra e promove o design em Lisboa, reunindo designers, empresas, artistas e entusiastas da área. Ao longo deste período, a instituição pioneira no ensino do Design em Portugal, vai abrir as suas portas para mostrar o porquê de ser considerada um verdadeiro laboratório de criatividade e talento nas várias dimensões do Design.

No campus do IADE, em Santos, realizar-se-ão duas exposições, entre as 16h00 e as 20h00, nos dias úteis em que irá decorrer o evento. No Piso 0 estará patente uma exposição de cartazes em serigrafia, da autoria dos estudantes de Design do IADE. Na escadaria do edifício será possível ver a exposição de fotografia dos estudantes da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual.

No dia 23 de maio, pelas 19h00, terá lugar uma palestra sobre o "O Futuro do Design”, que conta com a intervenção dos professores do IADE Rodrigo Morais, Samuel Correia Rodeia, Camila Jordão e da IKEA Portugal, Paula Figueiredo, Home Furnishing Direction Leader e Marta Cunha, Commercial Activity & Events Leader. A participação neste momento requer registo prévio, disponível neste LINK.

Para esta edição, o IADE preparou ainda um workshop de Encadernação para principiantes e sem experiência prévia. Uma formação em que os inscritos aprendem a dobrar papel e a manipular as ferramentas de encadernação necessárias, e aprendem três tipos de encadernação simples, que podem ser usados para pequenos sketchbooks, presentes, pequenos livros de artista ou como estrutura para trabalhos atuais. Todos os materiais necessários à realização das atividades são disponibilizados pelo Print Lab, um departamento de oficina projetado como um espaço autónomo e aberto ao universo académico em torno da experimentação e da produção de posters, impressão têxtil, livros e outras edições, procurando estabelecer uma relação de formação em oficina aberta. As vagas são limitadas e sujeitas a inscrição prévia através deste LINK

A 2ª edição da LISBON DESIGN WEEK decorre entre os dias 22 e 26 de maio em vários bairros lisboetas, incluindo Lapa e Santos, onde se encontra o IADE, e abrangerá cerca de 80 pontos de encontro com uma série de eventos especiais, desde exposições, talks, lançamentos de coleções, peças e produtos, palestras, masterclasses, open studios, visitas guiadas e exposições, em um cruzamento entre o design e as artes e ofícios. Este evento serve como plataforma para a troca de ideias, inspiração e networking dentro da comunidade do Design, contribuindo assim para o desenvolvimento e reconhecimento desta área criativa em Portugal.

Sobre o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia
O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia tem vindo a liderar o ensino da criatividade em Portugal há mais de 50 anos. Com uma oferta educativa completa, que beneficia dos standards de excelência da Universidade Europeia, ao nível de Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Formação de Executivos nas áreas do Design e Artes Visuais, Comunicação e Marketing, Tecnologias e Engenharia, o IADE é o lugar onde estas disciplinas trabalham em conjunto utilizando a criatividade como ferramenta para criar novas soluções inspiradoras para as empresas e para a sociedade. Com uma estreita ligação ao mercado, através do seu modelo académico único focado na criação e impulsionado pelos Laboratórios Criativos da Fábrica (a Unidade onde se fabrica valor e conhecimento e através da qual estudantes e docentes são chamados a trabalhar em conjunto, e transversalmente às suas áreas, em iniciativas curriculares e extracurriculares), o IADE promove o desenvolvimento de projetos em colaboração com empresas de referência, potenciando a máxima empregabilidade dos estudantes na crescente Economia Criativa.
Para mais informações sobre o IADE: www.iade.europeia.pt

Tags: