A IKEA quer ver Portugal a liderar na igualdade salarial entre homens e mulheres

Comunicado à Imprensa
4 de março de 2020

A IKEA QUER VER PORTUGAL A LIDERAR NA IGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a IKEA alerta para a importância da igualdade de género, em todas as esferas da sociedade, mas especialmente em ambiente profissional.

A Igualdade é uma dimensão intrínseca na cultura e nos valores humanísticos da IKEA e, na empresa em Portugal, já existe um equilíbrio de géneros em cargos de liderança e uma inexistência de disparidade salarial entre homens e mulheres que executam funções equivalentes.

Helen Duphorn, Country Manager da IKEA Portugal partilha que “estamos empenhados em assegurar os Direitos Humanos. Espero que, com o nosso exemplo, possamos inspirar outras empresas a garantir a igualdade de oportunidades. Gostava mesmo de desafiar os meus pares em Portugal a eliminar imediatamente as diferenças salariais entre homens e mulheres, que é ainda cerca de 15% no país. Qualquer coisa distante do equilíbrio de 50/50 entre homens e mulheres, em todos os níveis, deverá ser considerado, por todos, como inadequado”.

Além da igualdade salarial e do equilíbrio de género em cargos de liderança, a IKEA está também a caminhar para alcançar o compromisso de ter mais equilíbrio de género nas funções onde há uma tradicionalmente uma forte predominância masculina ou feminina. Esta já é uma realidade em cargos de liderança nas áreas de logística ou recursos humanos, por exemplo, e a marca continua focada em cumprir novas ambições.

A paridade dentro de casa é também um dos focos da marca. Atualmente, as mulheres ainda assumem o maior volume de trabalho - fazendo até três vezes mais trabalhos não remunerados e trabalho doméstico do que os homens, a nível global*. Foi por isso, que a IKEA decidiu assinalar o Dia Internacional da Mulher com o jogo 50/50, uma iniciativa digital que pretende sensibilizar e trazer para cima da mesa o tema da paridade em casa, entre casais ou pessoas que dividem casa. A ambição é promover uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo as desigualdades na distribuição de tarefas em casa e, consequentemente, as diferentes possibilidade de investimento na carreira profissional entre géneros.

O 50/50 está disponível gratuitamente em 31 países, de 1 a 8 de março, e, em Portugal pode ser jogado na página de Instagram da IKEA Portugal, nas suas Instagram Stories.

* Dados OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, no Documento de Política de Género para Medir o Empoderamento Económico das Mulheres: www.oecd.org/dev/development-gender/MEASURING-WOMENS-ECONOMIC-EMPOWERMENT-Gender-Policy-Paper-No-16.pdf

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, três Estúdios de Planificação – Cascais, Seixal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.500 colaboradores e recebe cerca de 16,7 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 34 milhões online. A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informações visite www.IKEA.pt/saladeimprensa .