Green Friday da IKEA incentiva a vender em vez de comprar

É como a Black Friday, mas ao contrário.

Pelo terceiro ano consecutivo, a IKEA volta a apostar numa campanha de “Black Friday” que pretende promover a reflexão e contrariar o excesso de consumo, característica desta altura do ano. A ideia é promover a economia circular, oferecendo a possibilidade de prolongar a vida dos móveis IKEA que se encontram já sem utilização na casa dos portugueses.

Dar uma nova vida aos móveis IKEA
A campanha Green Friday promove o serviço “2.º Vida”, através do qual é possível vender, durante todo o ano, à IKEA, móveis já utilizados da marca. Com um sistema seguro e simples, os vendedores recebem um cartão de reembolso IKEA e os artigos são depois colocados à venda na Área Circular, prontos para ganharem uma nova vida.

Até 29 de novembro, os membros IKEA Family que venderem os seus móveis usados recebem mais 50% do valor da venda em cartão reembolso. Estes produtos estarão disponíveis para outros clientes os adquirirem pelo mesmo valor a que foram comprados nas Áreas Circulares das lojas IKEA em Portugal.

Em média, são vendidos mais de 600 artigos por mês à IKEA e no ano financeiro de 2022 foram revendidos mais de 7000 artigos nas lojas IKEA Portugal provenientes deste serviço. Ao comprar na Área Circular, os clientes IKEA podem adquirir soluções de design de uma forma mais sustentável, poupando dinheiro enquanto ajudam o planeta. Existem, ainda, outros serviços de circularidade da IKEA disponíveis durante todo o ano, como o serviço de peças sobresselentes; e o serviço de ferragens grátis em loja, que ajuda a prolongar a vida dos móveis IKEA.

“Procuramos oferecer sempre soluções e alternativas mais sustentáveis aos nossos clientes, que os ajudem a adotar hábitos e práticas mais responsáveis, inspirando a um melhor dia a dia em casa e a ter um impacto positivo no clima. A nossa campanha Green Friday é uma das várias iniciativas promovidas pelo Grupo Ingka, e surge como uma reflexão consciente à tradicional Black Friday, uma altura de muito consumo, e estamos bastante satisfeitos com o sucesso que tem tido nos últimos dois anos. Queremos promover comportamentos mais conscientes e prolongar a vida de produtos que temos em casa ou que pretendemos comprar. Sabemos também que os nossos clientes também têm cada vez mais preocupações com as alterações climáticas e procuram nas marcas serviços e alternativas, para que possam contribuir e ajudar a criar um mundo melhor”, afirma Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.

É como a Black Friday, mas ao contrário.

Este é o mote da campanha multimeios Green Friday, que inspira os portugueses a adotar um consumo mais consciente e sustentável nesta Black Friday. A campanha de comunicação e ativação da IKEA, adaptada em Portugal pela Uzina, está presente em televisão, outdoor, rádio e digital, para alcançar cada vez mais pessoas e reforçar a importância da economia circular.

Para obter mais informações sobre a Green Friday da IKEA e o serviço 2ª vida, visite IKEA.pt/buybackfriday.

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no pai´s em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no pai´s - Alfragide, Loures, Loule´, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, seis Estu´dios de Planificac¸a~o – Coimbra, Leiria, Cascais, Seixal, Setu´bal e Sintra – e va´rios Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.800 colaboradores e recebe cerca de 13.8 milho~es de visitas anualmente nas lojas fi´sicas e 51.1 milho~es online (website e app). A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustenta´veis e funcionais, sempre a prec¸os acessi´veis. Para mais informac¸o~es visite www.IKEA.pt/saladeimprensa