Grupo IKEA cresce e reforça compromisso de sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade do Grupo IKEA para o ano financeiro de 2016, divulgado hoje, demonstra fortes progressos na estratégia de sustentabilidade "Pessoas Positivas, Planeta Positivo" e revela um investimento contínuo a longo prazo neste âmbito, incluindo compromissos para combater as alterações climáticas. O Grupo anuncia ainda a aplicação de mil milhões de euros para assegurar que as matérias-primas utilizadas nos seus produtos provêm de fontes mais sustentáveis.

O desempenho da Sustentabilidade é anunciado em conjunto com os fortes resultados financeiros da IKEA no ano fiscal de 2016, que revela um aumento em vendas totais de 35,1 milhões de euros, uma subida de 7,4% em relação ao ano anterior.

Depois deste ano crítico no que respeita o combate às alterações climáticas, o Grupo IKEA registou fortes progressos face ao objetivo de, até 2020, se tornar autossuficiente a nível energético. Com novos parques eólicos operacionais na Polónia e nos Estados Unidos, o Grupo IKEA produziu energia renovável correspondente a 71% da que foi consumida pelas suas operações durante o FY161.

"As empresas com um mindset estratégico a longo-prazo, têm a oportunidade de contribuir e beneficiar com o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Guiados pela visão da IKEA, de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, estamos determinados a ter um impacto positivo na vida das pessoas e do planeta” refere Peter Agnefjäll, presidente e CEO da IKEA Group.

Neste âmbito, o Grupo IKEA anunciou hoje o investimento mil milhões de euros para garantir que, a longo prazo, os seus produtos são provenientes de matérias-primas mais sustentáveis: através de silvicultura, empresas especializadas em reciclagem, ampliação do parque de energias renováveis e desenvolvimento de biomateriais. Este valor acresce aos 1,5 mil milhões de euros investidos em projectos de energia solar e eólica, levados a cabo desde 2009 e aos 600 milhões de euros também aplicados nesta área, totalizando um compromisso de 3 mil milhões de euros em projetos de sustentabilidade.

Em Portugal, a IKEA vai instalar mais de 10.000 painéis solares em três lojas que tem atualmente no país – Alfragide, Loures e Matosinhos. Esta iniciativa representa um investimento superior a 4 milhões de euros e é o maior projeto no país ao nível de potência energética em coberturas. Em junho deste ano a empresa sueca anunciou o investimento adicional de 1 milhão de euros para aplicar a estrutura fotovoltaica na futura loja IKEA Loulé.

Em linha com a sua missão de criar um melhor dia a dia, a IKEA quer inspirar os seus clientes para uma vida em casa mais sustentável. Por isso, toda a gama de iluminação da IKEA é LED, tendo vendido quase 80 milhões de lâmpadas LED, durante o FY16. Se cada destas tiver sido utilizada em substituição de uma lâmpada incandescente, os clientes da marca sueca terão economizado energia suficiente para iluminar 650 mil casas durante um ano2.

Os destaques ao nível da Sustentabilidade em 2016:

Lançamento em três mercados de uma gama de paineis solares fotovoltaicos para casa.

Todo o algodão e 61% da madeira utilizada nos produtos IKEA é proveniente de fontes mais sustentáveis3.

Eliminação progressiva do poliestireno expandido à base de óleo (EPS) nas embalagens dos produtos IKEA, substituindo-o por fibras totalmente recicláveis.

Novos passos no compromisso do Grupo IKEA em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e multicultural, onde se valoriza a individualidade de cada colaborador, independentemente da sua identidade sexual e género, orientação religiosa e cultural.

Celebração do sucesso do negócio em conjunto com os colaboradores, reservando 108 milhões de euros para o programa de fidelidade Tack! e 335 milhões de euros para o programa  anual de Bonus.

Promoção da igualdade de oportunidades, com 48% dos cargos de chefia ocupados por mulheres.

“Fizemos progressos muito significativos na nossa estratégia ‘Pessoas Positivas, Planeta Positivo’, mas sabemos que ainda há muito a ser feito: queremos ter um papel ativo e determinante na criação de um mundo onde sustentabilidade e a igualdade prevaleçam”, comenta Steve Howard, chief sustainability officer do Grupo IKEA.

Notas:

Excluindo IKEA Centres, o negócio de centros comerciais do Grupo IKEA.

Cálculo baseado no consumo médio de eletricidade nas casas na Europa.

Inclui o algodão produzido segundo o Better Cotton Standard, algodão proveniente de produtores envolvidos no Better Cotton; algodão reciclado e mais sustentável dos EUA (nomeadamente pelo ‘e3 Cotton Program’). Madeira reciclada ou com certificação FSC®.

IKEA Portugal

Em linha com o sólido crescimento do Grupo, também em Portugal os resultados positivos permitem que a IKEA possa dar continuidade ao seu plano de expansão no país, cujo objetivo é ter um total de 10 pontos de contacto IKEA em Portugal até 2025. Depois de inaugurar a quarta loja, IKEA Braga, em março de 2016, a empresa sueca está cada vez mais próxima das famílias portuguesas: acabou de disponibilizar uma loja online para todo o país e prepara-se para abrir a primeira loja no Algarve.

O projeto IKEA Loulé segue o compromisso de sustentabilidade do Grupo, incluindo o investimento de 1 milhão de euros para a instalação de painéis fotovoltaicos. Ao nível da aposta em energias renováveis, a IKEA Portugal já avançou um investimento que ascende os cinco milhões de euros.

Sobre o Grupo IKEA

A visão da IKEA é criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. O nosso conceito de negócio apoia esta ideia oferecendo uma ampla gama de produtos funcionais, com design e qualidade, a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. O Grupo IKEA tem 163 mil colaboradores, 340 lojas em 28 mercados, 22 pontos de entrega e encomenda, 41 centros comerciais em 15 países e 38 centros de distribuição. Existem mais de 40 lojas IKEA, geridas por franchisados externos ao Grupo IKEA. Para mais informação, visite www.IKEA.pt.

FY16 = Ano fiscal/financeiro 2016, período entre 1 de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016.

Faça o download dos relatórios completos em www.IKEA.pt/ys