GRUPO INGKA UNE-SE A RETALHISTAS MUNDIAIS NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Com a ambição de ser uma empresa com um impacto positivo no clima até 2030, o Grupo Ingka (IKEA) juntou-se a três outros retalhistas mundiais, H&M Group, Kingfisher plc e Walmart, na cofundação da campanha “Race to Zero Breakthroughs: Retail Campaign”.

Liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), esta campanha tem o apoio das Nações Unidas, através da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), e dos “Climate Champions COP26”.

As quatro empresas de retalho, cofundadoras desta iniciativa, comprometem-se assim a apoiar e a impulsionar as ações climáticas no setor, bem como a encorajar outros retalhistas a traçarem os seus objetivos, alinhados com as metas definidas no Acordo Climático de Paris.

A “Race to Zero Breakthroughs: Retal Campaign” surge em resposta ao estado do setor do retalho, que enfrenta desafios sem precedentes devido às alterações climáticas, acentuados agora pela pandemia da COVID-19, sendo imperativo tomar medidas para limitar o aquecimento a 1,5°C. Apesar das iniciativas de algumas marcas líderes, não existe uma estratégia de descarbonização no setor, estando apenas 5% das empresas de retalho* publicamente comprometidas a tomar medidas para limitar o aquecimento global.

Peter Bakker, Presidente e CEO do WBCSD, a organização que lidera a campanha, afirma: "Esta campanha é um apelo aos retalhistas de todo o mundo para que tomem medidas climáticas ambiciosas à medida que reconhecem cada vez mais os riscos colocados pelas alterações climáticas nas suas operações e cadeias de abastecimento. Precisamos de mais retalhistas para se juntarem à “Race to Zero”, da UNFCCC, e a mostrarem liderança e empenho, como fazem o Grupo Ingka (IKEA), Grupo H&M, Kingfisher e Walmart".

Um apelo à ação dos retalhistas As empresas de retalho podem juntar-se ao movimento “Race to Zero” estabelecendo objetivos com base científica, trabalhando para reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa, até 2030, e comprometendo-se a atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050. A “Race to Zero Breakthroughs: Retal Campaign” ajuda os retalhistas a atingir estes objetivos, partilhando orientações específicas do setor, bem como networking e
boas-práticas.