Home Pride Home: nova campanha da IKEA pela inclusão

O novo episódio do podcast Igualmente é dedicado ao “Direito à família
para a comunidade LGBT+”

Em antecipação à celebração do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT), assinalado amanhã, a 17 de maio, a IKEA dá voz ao tema da igualdade, com o novo episódio do podcast Igualmente, dedicado à adoção por casais do mesmo sexo. No âmbito da campanha “Home Pride Home”, este episódio pretende consciencializar e despertar a atenção para a importância do acesso aos mesmos direitos das pessoas LGBT+, neste caso específico, ao direito à parentalidade.

Neste episódio, reuniram-se à conversa Ana Aresta, presidente da direção da ILGA Portugal, Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, e Beatriz Coelho, colaboradora do Centro de Apoio ao Cliente, da IKEA. Os três participantes, sob a condução de Rui Maria Pêgo, partilharam diferentes histórias e testemunhos, abordando a realidade em Portugal, no que diz respeito ao direito à família por casais homossexuais.
Além do tema em debate no podcast, a campanha “Home Pride Home” tem como propósito que todas as pessoas se sintam orgulhosamente respeitadas e aceites nas suas próprias casas, locais de trabalho e comunidades. A IKEA quer, enquanto marca, incentivar e sensibilizar a que cada pessoa contribuía para uma sociedade mais inclusiva.
Com esse propósito, a campanha conta com algumas iniciativas, entre elas:

• O concurso destinado a associações, para a criação de um projeto de incentivo e defesa da diversidade, igualdade e inclusão de pessoas LGBT+, que decorre até 11 de junho.
  • As cinco lojas IKEA em Portugal e os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos vão também hastear a “Progress Flag”, símbolo da defesa dos direitos LGBTI+.
E como mote de uma ação digital com influenciadores, a IKEA juntou-se à Associação “A Avó Veio Trabalhar” para a criação de almofadas bordadas com o símbolo “Home Pride Home. Todas estas ações reforçam a relevância de assinalar o IDAHOT e inspiram a que cada um de nós faça a sua parte para tornar as casas e a sociedade lugares inclusivos.

No entanto, ainda há um longo caminho a ser feito relativamente ao acesso aos mesmos direitos para a comunidade LGBT+ e a IKEA procura, cada vez mais, ser uma voz ativa e impulsionadora neste caminho pela igualdade.

Faça parte deste movimento e torne-se um aliado LGBT+. Assista ao episódio do podcast no Youtube ou em todas as plataformas de podcast e fique a conhecer tudo sobre estas iniciativas em IKEA.pt/IDAHOTB

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, cinco Estúdios de Planificação – Coimbra, Setúbal, Cascais, Seixal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.600 colaboradores e recebe cerca de 16.7 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 34 milhões online. A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informações visite www.IKEA.pt/saladeimprensa