IGUALDADE ÉTNICA E RACIAL EM DEBATE NO PODCAST ‘IGUALMENTE’ DA IKEA

16 de dezembro de 2020

Depois de debatidos temas como Violência Doméstica e Igualdade em Casa, o podcast ‘Igualmente’ da IKEA Portugal dá agora voz à importância da diversidade e da inclusão de pessoas de diferentes etnias, não só na sociedade, mas também nas empresas e no papel e responsabilidade que estas têm em criar ambientes de trabalho multiculturais e inclusivos.

Ao apresentador do podcast, Rui Maria Pêgo, juntaram-se três colaboradoras IKEA, a Alessandra Fuenzalida, a Marisa Francisco e a Alessandra Chen, que trouxeram para a mesa as suas histórias pessoais e vivências, mas também as experiências pelas quais já passaram no mercado de trabalho em Portugal.

Se para muitas pessoas a inclusão é um dado adquirido, o estudo da IKEA, realizado pela GlobeScan, em fevereiro de 2020, revela que o caminho ainda é longo:

• 51% dos inquiridos reconhece que melhorar a igualdade entre pessoas de diferentes raças, etnias e nacionalidades pode contribuir para melhorar a sociedade;
  • Apenas 16% das pessoas de diferentes grupos étnicos, raciais, religiosos ou imigrantes está satisfeita com a igualdade em Portugal. A percentagem sobe para 34% no local de trabalho;
  • 42% das pessoas de diferentes grupos étnicos, raciais, religiosos ou imigrantes acredita que a diversidade enriquece a cultura portuguesa e torna o nosso país mais interessante para viver. Apenas 24% das pessoas de grupos não minoritários concorda com esta afirmação.

Estes dados demonstram a importância de continuar o trabalho que a IKEA tem vindo a desenvolver para colocar em debate as diferentes dimensões da igualdade – um dos direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e um valores estruturais da empresa. O objetivo da IKEA é espelhar na sua organização a diversidade que existe na sociedade, permitindo que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e, assim, contribuir para a criação de uma sociedade mais justa.

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, três Estúdios de Planificação – Cascais, Seixal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.500 colaboradores e recebe cerca de 16.7 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 34 milhões online. A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informações visite www.IKEA.pt/saladeimprensa