IKEA celebra 75 anos de inovação na vida em casa

A IKEA comemora este ano o seu 75º aniversário. Para assinalar este marco histórico com os seus colaboradores e clientes em Portugal, a marca de origem sueca reuniu ontem, em Lisboa, para o debate “150 anos de Vida em Casa”, a arquiteta Teresa Nunes da Ponte, a socióloga, investigadora e professora Sandra Marques Pereira, o designer de produto Gonçalo Prudêncio e a designer de interiores da IKEA Portugal, Marta Cunha.
Foi a 28 de julho de 1943 que Ingvar Kamprad fundou a IKEA, em Älmhult, na Suécia. A história de empreendedorismo e inovação foi relatada pela Country Retail Manager da IKEA Portugal, Helen Duphorn. “O nosso sucesso nunca teria sido possível sem o contributo dos nossos clientes e colaboradores. Desde 1943 que a IKEA está presente na vida das pessoas e a sua visão tem-nos inspirado a criar um melhor dia-a-dia nas nossas casas. Com este encontro, quisemos também olhar para os próximos 75 anos e discutir como podemos continuar a criar soluções relevantes, em conjunto”, explicou.
Ainda em forma de celebração, a IKEA apresentou o novo Catálogo IKEA 2019. A nova edição apresenta as casas completas de sete famílias fictícias e convida os leitores a inspirarem-se com ideias e soluções para um melhor dia-a-dia em casa.

O novo Catálogo IKEA 2019 chega à casa dos portugueses a partir de 23 de agosto e combina ideias de funcionais com novos artigos e produtos icónicos, que prometem muita inspiração para dar continuidade a estes 75 anos e continuar a criar um melhor dia-a-dia em casa, para a maioria das pessoas.
Alguns principais marcos ao longo da história da IKEA:
1943: Ingvar Kamprad registra a empresa IKEA. As letras significam Ingvar, Kamprad, Elmtaryd (o nome da quinta da família) e Agunnaryd (a região da Suécia onde nasceu o fundador).
1948: Artigos de mobiliário e decoração modernos são introduzidos na gama de produtos da IKEA.
1951: O primeiro catálogo IKEA é distribuído gratuitamente, tal como atualmente.
1956: Nasce o conceito IKEA em que o cliente faz a sua parte ao montar os móveis IKEA. As embalagens planas proporcionam custos reduzidos para transporte, o que significa preços mais baixos para os clientes da marca.
1958: A primeira loja IKEA abre em Älmhult, na Suécia.
1960: A IKEA Älmhult apresenta o primeiro restaurante e café IKEA.
1963: Abre a primeira loja IKEA fora da Suécia, na Noruega.
2018 (28/7): 419 lojas em 49 países e cerca de 200.000 colaboradores da IKEA.

Sobre o Grupo IKEA
O Grupo IKEA (INGKA Holding B.V. e respetivas entidades controladas) é um dos 11 grupos de empresas que possuem e operam canais de venda da IKEA, em acordos de franchise com a Inter IKEA Systems B.V. O Grupo IKEA é o maior retalhista de mobiliário e decoração do mundo, com 357 lojas, em 29 países, 43 centros comerciais em 15 países. A organização conta com um total de 149.000 colaboradores. As lojas do Grupo IKEA receberam 817 milhões de visitas durante o ano financeiro de 2017.

A visão do Grupo IKEA é criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. O conceito de negócio apoia esta ideia oferecendo uma ampla gama de produtos funcionais, com design e qualidade, a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. Para mais informação, visite www.IKEA.pt.