IKEA deixa de vender artigos de plástico descartável

A eliminação progressiva do plástico de utilização única de toda a gama IKEA  é uma das muitas ações que a marca toma para reduzir o impacto negativo no ambiente. A partir deste momento, todos os artigos de utilização única - como palhinhas, talheres, copos e pratos em plástico descartável – deixam de ser vendidos e são substituídos por soluções feitas a partir de fontes 100% renováveis. Os materiais plásticos disponíveis nos restaurantes, bistros e cafés IKEA estão a ser substituídos por alternativas descartáveis mais sustentáveis.

“Queremos ter um impacto positivo não só nas pessoas, mas também no nosso planeta. E por isso, temos uma preocupação permanente com o ambiente. Desta forma, eliminar o plástico descartável da nossa gama de decoração em casa e dos nossos restaurantes, cafés e bistros, é um passo importante para ajudar os nossos clientes e a nossa empresa a contribuir para um mundo sem desperdício", referiu Ana Barbosa, responsável pela área de Sustentabilidade da IKEA Portugal.

Em paralelo, como parte da estratégia de sustentabilidade - Pessoas Positivas, Planeta Positivo – a IKEA ambiciona, até 2030, que todo o plástico usado na sua gama de artigos seja feito com materiais renováveis ou reciclados. A ambição é contribuir para um mundo sem desperdício e ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis em suas casas.

Descubra mais informações sobre o tema e alguns números relevantes:

• Até 2020, os produtos de uso único em plástico são agora retirados globalmente da gama de soluções de decoração IKEA;
  • Atualmente, mais de 60% da gama de produtos IKEA é feita a partir de materiais renováveis;
  • Até 2030, a IKEA tem como objetivo terminar com a dependência de matérias-primas fósseis;
  • Em 2018, reciclámos mais de 73% do desperdício em todas as lojas IKEA do Grupo Ingka*.

* O Grupo Ingka é o maior franchisado IKEA, com 367 lojas em 30 mercados, incluindo Portugal.

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, 5 lojas no país - Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, dois Estúdios de Planificação – Seixal e Sintra – e vários Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.500 colaboradores e recebe cerca de 16.7 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 34 milhões online. A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustentáveis e funcionais, sempre a preços acessíveis. Para mais informações visite www.IKEA.pt/saladeimprensa