IKEA e Just a Change montam casa antes e depois da intervenção de reabilitação

Ação de sensibilização ocorre no MAR Shopping Matosinhos

Através de uma ação de sensibilização para a pobreza habitacional foi criada a casa do “Sr. Manuel” – que vivia numa casa sem eletricidade, com problemas de humidade e onde em noites de chuva, para dormir, se cobre com o guarda-chuva, protegendo-se das gotas que caiem por entre as telhas velhas e partidas – antes e depois da intervenção do Just a Change. Nesta casa, é possível ver de que forma a pobreza habitacional afeta a vida de milhares de portugueses. Esta ação de sensibilização para a pobreza habitacional ocorre no piso 1 do MAR Shopping Matosinhos, até 8 de janeiro.

Em 2021, cerca de 25% da população em Portugal vivia em casas com infiltrações, humidade e apodrecimento de janelas e pavimentos. Conscientes de que a pobreza habitacional afeta mais de 420 mil portugueses, a IKEA e o Just a Change juntaram-se para que mais pessoas tenham acesso a uma casa segura, confortável e digna.

“A crise na habitação em Portugal tem-se tornado mais visível no último ano, apesar do tema da pobreza habitacional não ser novo e de afetar de uma forma significativa várias camadas da sociedade – especialmente pessoas abaixo do limiar da pobreza. Na IKEA, trabalhamos diariamente para que a maioria das pessoas possa ter uma vida melhor em casa. Por isso, acreditamos que temos a oportunidade e a responsabilidade de ter um papel ativo nesta causa.”, afirma Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.

Constança Vasconcelos Dias, responsável de comunicação do Just a Change, reforça a importância desta parceria e sublinha que “Infelizmente, ainda não é possível que todas as pessoas se sintam seguras e confortáveis em casa e sensibilizar para este problema demasiado presente em Portugal é essencial para o podermos combater. É exatamente por isso que temos de agradecer a parceiros como a IKEA por terem a capacidade e vontade de nos ajudar a acabar com a pobreza habitacional. Ações como esta são muito importantes porque ajudam a mobilizar mais pessoas e mais parceiros com vista a este objetivo que todos partilhamos”.

Em parceria desde 2019, a IKEA e o Just a Change reconstruiram 58 casas, criando um impacto positivo na vida de 86 pessoas. Desde 2022, com um programa de voluntariado, foram feitas intervenções e melhorias em 8 instituições, envolvendo cerca de 250 colaboradores.

Desde 2010, o Just a Change já reabilitou mais de 400 casas e 140 instituições, impactando a vida de mais de 12 000 pessoas e mobilizando mais de 19 000 voluntários.

*Observatório Nacional de Luta contra a Pobreza, 2023. Pobreza habitacional em Portugal: desafios e vulnerabilidades.

A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no pai´s em 2004 com a abertura da IKEA Alfragide e tem, hoje em dia, cinco lojas no pai´s - Alfragide, Loures, Loule´, Matosinhos e Braga – uma plataforma de venda online, dez Estu´dios de Planificac¸a~o – Almada, Cascais, Coimbra, Lagos, Leiria, Lisboa, Seixal, Setu´bal, Sintra e Vila Nova de Gaia – e va´rios Pontos de Recolha de encomendas. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.800 colaboradores e recebe cerca de 13.8 milho~es de visitas anualmente nas lojas fi´sicas e 51.1 milho~es online (website e app). A IKEA, marca de origens suecas, oferece artigos para a casa, bem desenhados, sustenta´veis e funcionais, sempre a prec¸os acessi´veis.
Para mais informac¸o~es visite www.IKEA.pt/saladeimprensa